Banner

Banner
Banner
Banner

Domingo, 19 de maio de 2024 - Email: [email protected]

Domingo, 19 de maio de 2024 - Email: [email protected]


Operações haviam sido paralisadas por causa da seca histórica do rio Madeira. Rio chegou ao menor nível já registrado, abaixo de 1,17 metro.

Por g1 RO

Hidrelétrica de Santo Antônio no Rio Madeira — Foto: Beethoven Delano/Arquivo Pessoal

Hidrelétrica de Santo Antônio no Rio Madeira — Foto: Beethoven Delano/Arquivo Pessoal

A Usina de Santo Antônio retomou as operações nesta segunda-feira (16) após duas semanas de paralisação, causada pela seca histórica do rio Madeira em Porto Velho.

De acordo com a Santo Antônio Energia, a decisão de retomada das operações se deu em conjunto com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) devido o aumento da vazão do rio.

Atualmente, estão em atividade três turbinas, com geração de cerca 210 Megawatts.

Paralisação de uma das maiores hidrelétricas do país

 

No dia 2 de outubro a Santo Antônio Energia informou a suspensão momentânea das operações da hidrelétrica em Rondônia por conta da seca histórica do rio Madeira. Segundo o anúncio, os níveis de vazão do rio estavam 50% abaixo da média histórica.

Essa foi a segunda vez que a hidrelétrica para totalmente as operações. A primeira vez foi em 2014, durante a cheia histórica do rio Madeira. Agora, o motivo foi a seca no mesmo rio.

Dois dias depois, uma das maiores linhas de transmissão de energia elétrica do Brasil, que liga as regiões Norte e Sudeste, foi desligada. A linha de transmissão é conhecida como Linhão do Madeira e liga as hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau à subestação de Araraquara (SP).

De acordo com o ONS, o desligamento da linha teve como objetivo priorizar o abastecimento nos estados do Acre e de Rondônia.

Seca histórica do rio Madeira

 

Montanhas de areia e pedrais durante a seca do rio Madeira — Foto: Thiago Frota / Rede Amazônica

Montanhas de areia e pedrais durante a seca do rio Madeira — Foto: Thiago Frota / Rede Amazônica

O rio Madeira chegou neste mês de outubro ao menor nível já registrado, desde o início das medições há mais de cinco décadas, segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

De acordo com uma minuta apresentada pela diretoria da ANA, o nível do rio na capital ficou abaixo da cota com 95% de permanência, “inferior à cota mínima observada no histórico de 56 anos de medições”.

A cota mínima é referente ao nível de água mais baixo que o rio atinge no período da estiagem. Há quase um ano, o Madeira havia atingido a cota de 1,44 metro: o menor nível registrado em 17 anos, mas a marca foi superada e chegou a menos de 1,17 metro.

No início da noite desta segunda-feira (16), o rio media 1,67 metro, segundo dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB).

Seca histórica do rio Madeira revela paisagem semelhante a deserto em Porto Velho (RO) — Foto: Emily Costa/ G1 RO

Seca histórica do rio Madeira revela paisagem semelhante a deserto em Porto Velho (RO) — Foto: Emily Costa/ G1 RO



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Cláudia de Jesus articula contratação de mais médicos para Rondônia

Governo vai chamar mais profissionais de saúde, atendendo solicitação da deputada Cláudia de Jesus articula contratação de mais médicos para Rondônia Governo vai chamar mais profissionais...

Jovens empresários de Porto Velho promovem show beneficente com artistas de...

O evento conta com o apoio de diversos patrocinadores e promete ser um grande sucesso, reunindo entretenimento de qualidade e um forte espírito comunitário   No...

Seminário “Porto Velho: Oportunidades & Investimentos” acontece amanhã (17) em São...

Evento na sede da Fiesp será uma vitrine para apresentar as oportunidades de negócios na capital de Rondônia Participantes terão acesso a mapas interativos com...

Semagric atua para manter os mais de 7,5 mil quilômetros de...

Porto Velho expande sua área de produção e boas estradas garantem o escoamento dos produtos e as linhas do transporte escolar Linhas de transporte escolar...

Mobilização do Governo de RO alerta sociedade para ações de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

Uma mobilização foi realizada nas avenidas da capital rondoniense neste sábado, 18    Com o objetivo de fortalecer a proteção dos direitos infantojuvenis, o governo de...























Banner




Pular para a barra de ferramentas