Banner

Sábado, 22 de junho de 2024 - Email: [email protected]

Sábado, 22 de junho de 2024 - Email: [email protected]


Servidores pedem respeito ao trabalho e conscientização da população para manter a cidade limpa

Prefeitura realiza almoço de confraternização com os garis que cuidam da limpeza da cidade

Semusb dispõe de aproximadamente 300 garisSemusb dispõe de aproximadamente 300 garis

O Brasil comemora nesta quinta-feira (16), o Dia do Gari, como forma de reconhecimento ao trabalho que homens e mulheres desenvolvem para manter as cidades limpas. A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), promove um almoço de confraternização com os cerca de 300 garis que prestam o serviço de limpeza urbana. 

“É um gesto de reconhecimento aos nossos valorosos homens e mulheres que atuam na linha de frente na limpeza da nossa cidade. Um trabalho duro, com muitos desafios e que, infelizmente, não é reconhecido e respeitado por algumas pessoas. Temos buscado valorizar esses profissionais, pois eles são essenciais na melhoria urbana da nossa cidade”, destacou o secretário da Semusb, Cleberson Pacheco.

Para cuidar da cidade com cerca de 550 mil habitantes, a Semusb dispõe de aproximadamente 300 garis. Eles se encarregam de serviços como varrição, remoção de folhas e galhos, limpeza de canteiros e outros espaços, além da retirada de resíduos.

 

Liliane Honorato atua na limpeza da cidade há 22 anosLiliane Honorato atua na limpeza da cidade há 22 anos

TRABALHO 

Uma das garis que atuam na capital é Liliane Honorato, de 40 anos, que há 22 anos atua na limpeza da cidade. Ela mora na zona Sul e tem quatro filhos, de 24, 22, 18 e 17 anos.

“Meu padrasto, quando eu tinha 18 anos e estava esperando meu segundo filho, me inscreveu no concurso para gari. Eu nem estava preparada, mas estudei, fui aprovada e assumi essa função que tenho tanto orgulho hoje. No começo, muitas pessoas me julgavam e criticavam. Teve gente que se afastou de mim por ter me tornado gari, mas os amigos de verdade continuaram”, disse ela.

O trabalho duro começa cedo. Ela conta que sai de casa às 5h40 e chega por volta de 6h10 na Semusb. “Iniciamos às 7h e vamos no trabalho duro até as 13h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, trabalhamos das 7h ao meio-dia. Tenho muito orgulho da minha profissão. Criei meus filhos com o suor desse trabalho digno. Atualmente, faço faculdade de serviço social e não escondo de ninguém que sou gari”.

 

Esta data tem o objetivo de homenagear os profissionais da limpezaEsta data tem o objetivo de homenagear os profissionais da limpeza

Liliane hoje é encarregada de uma equipe de dez garis que atuam em diferentes regiões da cidade, com limpeza, varrição, rastelagem, recolhimento e outros serviços. “Quando a gente está na rua, ainda tem gente que nos maltrata com palavras duras, ou jogando lixo em nossa direção, como se a gente fosse lixeira. Isso é dolorido. Somos trabalhadores dignos e também precisamos ser respeitados como seres humanos. Isso é uma minoria, e ainda bem que muitos nos reconhecem e elogiam nosso trabalho”. 

Ela defendeu ainda que, além de respeitar os profissionais da limpeza, as pessoas deveriam se conscientizar a não jogar resíduos de forma irregular, nas ruas e espaços públicos. “É revoltante quando a gente vê que um local que acabamos de limpar, já está cheio de lixo, jogado por moradores. É preciso se conscientizar de que manter a cidade limpa, é uma obrigação de todos, não apenas dos garis”.

A DATA

O Dia do Gari é comemorado anualmente em 16 de maio, em todo o Brasil. Esta data tem o objetivo de homenagear os profissionais dedicados em manter as ruas, avenidas, praças, escadarias e outros ambientes das cidades limpos de todo o lixo gerado naturalmente ou por ação do ser humano.

Texto: Eranildo Costa Luna
Foto: Ana Flávia Venâncio

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

 



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Mais de 40 ruas do bairro Três Marias recebem manutenção e reparos

Mais de 13 quilômetros serão atendidos com esses serviços de reparo   Mais de 40 ruas do bairro Três Marias são atendidas por serviços de manutenção...

“FNAS pelo Brasil” debate controle da aplicação dos recursos públicos durante...

Representando a Seas, Bruno Afonso destacou a importância do evento e aproximação do governo com os municípios   Com assessoramento técnico organizacional do governo de Rondônia,...

Rio baixo e barranco alto tornam ainda mais desafiador o trabalho...

Equipe de imunização realiza maratonas para levar proteção de casa em casa nas comunidades onde o barco não atraca   Acesso às comunidades localizadas em barrancos...

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de...

Evento conta com apoio do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Marcelo Cruz. A cidade de Rolim de Moura receberá nos dias 8 e 9...

Governo de RO sedia 5ª edição do eGOV Experience Tour nesta...

O objetivo é discutir e promover as melhores práticas e inovações tecnológicas aplicadas ao setor público     Com o objetivo de discutir e promover as melhores...























Banner




Pular para a barra de ferramentas