Banner

Sábado, 22 de junho de 2024 - Email: [email protected]

Sábado, 22 de junho de 2024 - Email: [email protected]


Mobilização do Governo de RO alerta sociedade para ações de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

Uma mobilização foi realizada nas avenidas da capital rondoniense neste sábado, 18 

 

Com o objetivo de fortalecer a proteção dos direitos infantojuvenis, o governo de Rondônia realizou neste sábado (18), um pit stop com atividades de panfletagem e abordagem à população, no cruzamento das Avenidas Rio Madeira e José Viera Caúla, em Porto Velho. A intenção do movimento é sensibilizar e engajar a comunidade na luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no estado.

A iniciativa é da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), que reforça o compromisso do estado em promover políticas públicas, que garantam o bem-estar e a segurança de crianças e jovens. O momento referencia o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual, estabelecido pela Lei Federal nº 9.970/00.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações desenvolvidas ganham mais visibilidade com os debates e a construção de políticas públicas sobre o tema, que impacta a sociedade. “O governo está empenhado em discutir e desenvolver, junto com a população, um trabalho forte de combate a essa realidade. Ao sensibilizar as pessoas, por meio de mobilizações, seminários, palestras, entre outras ações, conseguiremos efetivamente a prevenção e o incentivo à denúncia dessa grave violação dos direitos humanos, que deixa consequências físicas, emocionais e psicológicas às vítimas”, destacou.

A coordenadora estadual de direitos humanos da Seas, Ana Carolina Assunção, destaca a importância da ação: “Estamos aqui para lembrar a todos, que é dever de cada um de nós proteger nossas crianças e adolescentes. A lei está do nosso lado, e este momento é fundamental para melhor agirmos”, enfatizou. A escolha da data, 18 de maio, remete ao triste episódio que marcou a história do país, e serviu como um despertar para a urgência de combater o abuso sexual infantil.

OUTRAS AÇÕES

Além das atividades na Avenida Rio Madeira, outras ações estão sendo realizadas em todo o estado, como palestras e capacitações. A titular da Seas, Luana Rocha, reforçou o compromisso do governo: “Estamos trabalhando para promover políticas públicas que garantam o bem-estar e a segurança das crianças e adolescentes de Rondônia. Mais do que nunca, é hora de unir forças e garantir um futuro seguro e acolhedor para as nossas crianças. O pit stop de hoje representa um compromisso renovado com a proteção dos direitos infantojuvenis em todo o estado”, evidenciou.

A campanha Maio Laranja é lembrada como o mês de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e reforça, diariamente, ações concomitantes nos 52 municípios do estado. A criação do Comitê Estadual Interinstitucional Permanente Criança Protegida, faz parte desse movimento, destinado à promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, além do 1º Seminário Estadual do Pacto Criança Protegida Rondônia, sob o tema “Juntos na implementação da Lei da Escuta Protegida”.

SEMINÁRIO

Governo criou comitê estadual e realizou seminário para tratar a temática do combate ao abuso de crianças e adolescentes

O Pacto Criança Protegida Rondônia, formalizado em 15 de março de 2024, foi o ponto de partida para o seminário, que busca sensibilizar os participantes para uma participação ativa no projeto que implementa a Lei da Escuta Protegida. O projeto visa assegurar a proteção integral de crianças e adolescentes, especialmente as que foram vítimas de violência ou abuso.

O evento contou com palestras sobre a implementação da Lei da Escuta Protegida, ministradas por representantes da Childhood Brasil e de um canal educativo. A presença desses especialistas enriqueceu o seminário, proporcionando insights valiosos e compartilhando boas práticas para a aplicação efetiva da legislação.

ESCUTA ESPECIALIZADA

Um dos pontos altos do seminário foi a discussão sobre a contratação de consultoria junto à Childhood Brasil, para assessorar o Estado de Rondônia na implementação da Lei de Escuta Especializada em todos os municípios. Essa parceria estratégica visa fortalecer as políticas públicas voltadas à proteção da infância e adolescência, garantindo o pleno cumprimento da legislação nacional.

O 1° Seminário Estadual do Pacto Criança Protegida Rondônia representou um marco importante na jornada do estado, em direção a uma sociedade mais justa e inclusiva para as futuras gerações.

 

 

Fonte
Texto: Marina Espíndola e Jackson Vicente
Fotos: Cíntia Xavier
Secom – Governo de Rondônia



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Mais de 40 ruas do bairro Três Marias recebem manutenção e reparos

Mais de 13 quilômetros serão atendidos com esses serviços de reparo   Mais de 40 ruas do bairro Três Marias são atendidas por serviços de manutenção...

“FNAS pelo Brasil” debate controle da aplicação dos recursos públicos durante...

Representando a Seas, Bruno Afonso destacou a importância do evento e aproximação do governo com os municípios   Com assessoramento técnico organizacional do governo de Rondônia,...

Rio baixo e barranco alto tornam ainda mais desafiador o trabalho...

Equipe de imunização realiza maratonas para levar proteção de casa em casa nas comunidades onde o barco não atraca   Acesso às comunidades localizadas em barrancos...

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de...

Evento conta com apoio do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Marcelo Cruz. A cidade de Rolim de Moura receberá nos dias 8 e 9...

Governo de RO sedia 5ª edição do eGOV Experience Tour nesta...

O objetivo é discutir e promover as melhores práticas e inovações tecnológicas aplicadas ao setor público     Com o objetivo de discutir e promover as melhores...























Banner




Pular para a barra de ferramentas