Banner

Banner
Banner
Banner

Sábado, 18 de maio de 2024 - Email: [email protected]

Sábado, 18 de maio de 2024 - Email: [email protected]


MP é contra TSE liberar lives para divulgar candidaturas

O Ministério Público Eleitoral defendeu que o Tribunal Superior Eleitoral rejeite a possibilidade de candidatos realizarem, por causa da pandemia do coronavírus, os chamados “livemícios” – mistura de eventos virtuais com comício para divulgar candidaturas durante as eleições municipais deste ano.

A questão foi levada ao TSE em uma consulta feita pelo PSOL. O partido questionou se é legítima a participação de candidatos em eventos virtuais não remunerados.

Na consulta ao TSE, o partido cita “shows e webinars” e não faz menção específica ao tipo de evento – não diferencia, por exemplo, os debates e mesas-redondas das lives culturais.

Em parecer enviado ao tribunal, o vice-procurador-geral do MP Eleitoral Renato Brill de Góes, afirmou que – apesar da excepcionalidade e das peculiaridades do momento vivenciado no país –não há como autorizar a medida.

Góes usa como base uma mudança feita na lei eleitoral, em 2006, que proibiu showmícios e eventos semelhantes para a promoção de candidatos, bem como apresentações de artistas (remunerados ou não) para animar comícios e reuniões eleitorais.

Segundo o vice-procurador eleitoral, o objetivo da lei naquele momento foi tornar o debate político o centro das reuniões em que os candidatos estivessem presentes, durante a realização de atos de campanha, deixando de lado tanto a vinculação a artistas famosos quanto o poder econômico que conferia a alguns maior visibilidade que a outros e acabava ferindo a isonomia.

Segundo o MPE, não há impedimento para que artistas façam campanha como os demais cidadãos. O que a lei tenta evitar é a vinculação entre candidatos e artistas como forma de captar, de modo artificial, a atenção do eleitorado em eventos para divulgação de propostas de campanha.

“Isso não significa, contudo, óbice para que artistas, atores e cantores, bem como qualquer pessoa que exerça atividade profissional voltada para o entretenimento, no exercício da liberdade de expressão, manifestem preferência sobre determinada candidatura ou partido político”, escreveu.



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Cláudia de Jesus articula contratação de mais médicos para Rondônia

Governo vai chamar mais profissionais de saúde, atendendo solicitação da deputada Cláudia de Jesus articula contratação de mais médicos para Rondônia Governo vai chamar mais profissionais...

Jovens empresários de Porto Velho promovem show beneficente com artistas de...

O evento conta com o apoio de diversos patrocinadores e promete ser um grande sucesso, reunindo entretenimento de qualidade e um forte espírito comunitário   No...

Seminário “Porto Velho: Oportunidades & Investimentos” acontece amanhã (17) em São...

Evento na sede da Fiesp será uma vitrine para apresentar as oportunidades de negócios na capital de Rondônia Participantes terão acesso a mapas interativos com...

Semagric atua para manter os mais de 7,5 mil quilômetros de...

Porto Velho expande sua área de produção e boas estradas garantem o escoamento dos produtos e as linhas do transporte escolar Linhas de transporte escolar...

Mobilização do Governo de RO alerta sociedade para ações de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

Uma mobilização foi realizada nas avenidas da capital rondoniense neste sábado, 18    Com o objetivo de fortalecer a proteção dos direitos infantojuvenis, o governo de...























Banner




Pular para a barra de ferramentas