Banner

Banner
Banner
Banner

Domingo, 19 de maio de 2024 - Email: [email protected]

Domingo, 19 de maio de 2024 - Email: [email protected]


Curso de Jornalismo da UNIR prepara evento para discutir a profissão em Rondônia

Os profissionais da Comunicação e estudantes de Jornalismo de Rondônia têm um encontro marcado no Primeiro Colóquio de Comunicação e Cultura na Amazônia Rondoniense, o CANOAR. O evento é organizado pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia, a UNIR, e será realizado entre os dias 14 e 19 de novembro, de forma presencial. As inscrições são gratuitas, abertas ao público geral, e podem ser feitas a partir de 14 de outubro pelo site www.canoar.unir.br. Siga a página do Instagram @canoar.unir.

O Colóquio traz o tema “Jornalismo, Democracia e Desigualdade”, e vai reunir estudantes, jornalistas, pesquisadores, profissionais da área de comunicação e demais interessados para uma série de debates sobre o mercado local e regional e os desafios da profissão.

A programação terá mesas de debates com convidados regionais e nacionais, além de atividades culturais, com expositores e apresentações artísticas. Haverá, ainda, a votação e a premiação do concurso que vai escolher a logomarca do curso de Jornalismo, que completa 20 anos no Estado. No último dia do evento, haverá uma série de minicursos voltados para os estudantes.

Fique por dentro da programação
O evento acontece de segunda a sábado e tem uma programação repleta de atividades: de segunda a sexta, entre 16h e 19h, os inscritos serão recebidos em uma Feira Cultural e Gastronômica, com expositores de Porto Velho. Neste mesmo horário, apenas na terça, haverá o momento “Memórias do Jornalismo Rondoniense”, a partir de relatos de profissionais da área. Em todos os dias, as mesas redondas começam a partir das 19h, com os seguintes assuntos:

  • Segunda: Interface entre jornalismo e meio ambiente
  • Terça: A importância do Jornalismo na defesa da democracia
  • Quarta: Jornalismo e desigualdade: acesso, produção e representação
  • Quinta: Rotinas produtivas e precarização do jornalismo/Premiação da logomarca do curso
  • Sexta: Produção audiovisual na Amazônia

Já no sábado, o CANOAR encerra com oficinas práticas voltadas para os alunos de Jornalismo, buscando aprofundar conhecimentos úteis à profissão. Os conteúdos são variados: Edição de vídeo; Noções básicas de fotografia; Radiojornalismo Esportivo; Produção de conteúdo para redes sociais digitais; Técnicas de entrevista; Design e projetos editoriais.

Segundo a professora Andréa Cattaneo, coordenadora da comissão organizadora do evento, a ideia foi “Construir uma programação que proporcione vieses teóricos, práticos e críticos acerca do tema central, tão atual, para compreender a realidade das técnicas aprendidas por estudantes e praticadas por profissionais da área, diante da imensidão de fatos amazônicos”.

Conheça a marca do evento
A sigla CANOAR, além de abreviar o nome do Colóquio, também faz referência à canoa, simbolizando os deslocamentos, os trajetos, as trocas e as interações próprias dos fenômenos da Comunicação e do Jornalismo.

O professor Samilo Takara, membro da organização do evento, explica: “CANOAR é um neologismo que teria como referência o meio de transporte canoa e propõe uma dimensão de verbo para indicar uma ação. Assim, a ideia é que esse nome represente o movimento, a dinâmica de transporte e de conexões que são possíveis por meio da navegação e da Comunicação”.

A marca do evento foi criada pelo jornalista e designer Leony Lima, que buscou uma estética que remetesse à Amazônia, suas cores e texturas em diálogo com o design contemporâneo, sintetizando a proposta de navegar pelos rios e pelos sinais digitais e integrar-se consigo, com a sociedade e com a Comunicação.

Segundo o criador, “Em alusão à sigla do evento, o desenho de uma canoa que navega pelas ondas das águas (e de sinais de wi-fi) em tons alaranjados se complementa ao verde da tipografia. Em detalhes rústicos, a inscrição “Canoar” emula o entalhe de madeiras e seu uso artesanal. O tom de verde escolhido, fechado, está diretamente ligado às árvores da região e sua importância no cenário atual”.

Curso de Jornalismo da UNIR: 20 anos de desafios e conquistas
O CANOAR é mais uma ação do curso de Jornalismo, que foi criado em 2002 e era ofertado em Vilhena até 2019. No ano seguinte, foi transferido para o campus de Porto Velho e já conta com três turmas em andamento, com 94 alunos matriculados.

O Chefe do Departamento Acadêmico de Comunicação, professor Allysson Martins, ressalta a importância da graduação em Jornalismo neste momento: “O curso de Jornalismo em Porto Velho permite que possamos trazer discussões como as proporcionadas pelo CANOAR para um público não apenas acadêmico, mas para toda a comunidade. Os profissionais formados na UNIR contribuem para melhorias da sociedade rondoniense principalmente na cobrança e publicização dos problemas relacionados ao poder público”, afirma.

Além da graduação, o Departamento de Comunicação submeteu recentemente uma proposta de curso de Mestrado que está sendo avaliada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a CAPES. Caso seja aprovada, a previsão é que esta pós-graduação abra turma em 2023. As atividades do curso podem ser acompanhadas pelo site www.dacom.unir.br.

Serviço
Quando: 14 a 19 de novembro

Quanto: gratuito

Como se inscrever: a partir de 14 de outubro pelo site www.canoar.unir.br

Para quem: jornalistas, publicitários/as, estudantes de Jornalismo/Publicidade e Propaganda, professores, público geral



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Cláudia de Jesus articula contratação de mais médicos para Rondônia

Governo vai chamar mais profissionais de saúde, atendendo solicitação da deputada Cláudia de Jesus articula contratação de mais médicos para Rondônia Governo vai chamar mais profissionais...

Jovens empresários de Porto Velho promovem show beneficente com artistas de...

O evento conta com o apoio de diversos patrocinadores e promete ser um grande sucesso, reunindo entretenimento de qualidade e um forte espírito comunitário   No...

Seminário “Porto Velho: Oportunidades & Investimentos” acontece amanhã (17) em São...

Evento na sede da Fiesp será uma vitrine para apresentar as oportunidades de negócios na capital de Rondônia Participantes terão acesso a mapas interativos com...

Semagric atua para manter os mais de 7,5 mil quilômetros de...

Porto Velho expande sua área de produção e boas estradas garantem o escoamento dos produtos e as linhas do transporte escolar Linhas de transporte escolar...

Mobilização do Governo de RO alerta sociedade para ações de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

Uma mobilização foi realizada nas avenidas da capital rondoniense neste sábado, 18    Com o objetivo de fortalecer a proteção dos direitos infantojuvenis, o governo de...























Banner




Pular para a barra de ferramentas