Quarta-feira-17 de setembro de 2025 - Email: [email protected]

Governo Bolsonaro entrega vídeo de reunião mencionada por Moro ao STF

O ministro Celso de Mello, relator do processo, decretou sigilo ao material recebido, a pedido da Advocacia-Geral da União
Reunião com presidente, ministros e vice, na qual Moro diz ter sido ameaçado Foto: Marcos Correa / PR
Reunião com presidente, ministros e vice, na qual Moro diz ter sido ameaçado Foto: Marcos Correa / PR

 

BRASÍLIA – O governo encaminhou nesta sexta-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) o vídeo da reunião em que, segundo o ex-ministro da Justiça Sergio Moro, o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir indevidamente nas atividades da Polícia Federal. O relator do processo, Celso de Mello, decretou sigilo ao material recebido, a pedido da Advocacia-Geral da União (AGU).

Entenda A cronologia da crise entre Moro e Bolsonaro desde a reunião gravada no Planalto

O material foi encaminhado à Corte pouco depois das 17h. Por volta das 20h, o ministro do STF decretou sigilo sobre o vídeo.

Palavrões, briga entre ministros, troca na PF e Chinao que aconteceu na reunião citada por Moro

A Secretaria Especial de Comunicação (Secom) repassou o vídeo do encontro para a Advocacia-Geral da União (AGU), que ficou responsável por enviar o vídeo ao Supremo.

Na decisão, Celso de Mello afirmou que o sigilo do material tem “caráter pontual e temporário” e será revogado a depender de como vai julgar os pedidos da AGU. Segundo o governo, na reunião, “foram tratados assuntos potencialmente sensíveis e reservados de Estado, inclusive de relações exteriores, entre outros”. Por isso, o vídeo deveria ser resguardado.

O ministro também quer ouvir a opinião do procurador-geral da República, Augusto Aras, antes de decidir definitivamente se o material ficará sob sigilo. Celso de Mello deu a Aras nesta sexta-feira prazo de 24 horas para se manifestar sobre o assunto.

O vídeo foi solicitado por Aras na quarta-feira, para integrar o inquérito aberto no STF para apurar acusações de Moro a Bolsonaro. A reunião ocorreu em 22 de abril no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Jair Bolsonaro, de outros ministros e de presidentes de bancos públicos.

O vídeo servirá para confirmar, ou não, a afirmação de Moro de que Bolsonaro cobrou, nesse encontro, a substituição do diretor-geral da Polícia Federal e do superintendente da corporação no Rio de Janeiro, além de relatórios de inteligência e informação da Polícia Federal.

Na mesma reunião, segundo Moro, Bosonaro disse que, se não pudesse trocar o superintendente da PF do Rio de Janeiro, demitiria o diretor-geral e o próprio ministro da Justiça. A reunião foi gravada, como de praxe, e também contava com a presença servidores da assessoria do Palácio do Planalto.

Moro prestou depoimento à PF no sábado, para instruir o inquérito. Na ocasião, ele disponibilizou aos investigadores mensagens de seu celular para comprovar suas acusações.

 

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

PROTEÇÃO E RESPEITO – Brigada Municipal de Incêndio é implantada em...

Prefeito Léo Moraes afirma que política ambiental do município vive nova fase Iniciativa visa reforçar o combate às queimadas e incêndios florestais Após anos de espera,...

Anvisa suspende venda de 32 suplementos fabricados em condições irregulares

Da Redação - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da comercialização de 32 suplementos alimentares produzidos pela empresa Ervas Brasillis...

Brasil registra mais de 200 novos casos de trombose por dia

Da Redação - De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 75 mil diagnósticos de trombose foram registrados em 2024 no Brasil. Apenas...

Cartão do SUS é unificado ao CPF até 2026

Da Redação - O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (16) que o Cartão Nacional de Saúde (CNS) será unificado com o CPF, que...

Escritora e pedagoga lança coleção bilíngue para o público infantojuvenil em Cacoal

DA REDAÇÃO (Cacoal - RO) – A pedagoga e escritora paranaense Eliete Pereira Cândido, conhecida como professora Lili, lança no próximo dia 25 de...