Terça-feira, 08 de julho de 2025 - Email: [email protected]

Vereador Zé Paroca aprova lei que obriga a limpeza das ruas e calçadas quando de execução de obras civis

 

 

Na manhã desta terça-feira (01), a Câmara Municipal de Porto Velho aprovou, por unanimidade dos presentes e com vários votos de louvor, em segundo turno, o Projeto de Lei nº 4790 de 2025, de autoria do Vereador Zé Paroca, que dispõe sobre a obrigatoriedade de pessoas físicas e jurídicas, responsáveis por obras de qualquer natureza, de limparem as vias públicas, calçadas e áreas adjacentes durante e após a execução das referidas obras.

A presente proposição visa garantir a preservação da qualidade de vida dos cidadãos e a integridade das vias públicas durante a execução de obras, bem assim, a manutenção da limpeza e higienização nas ruas, calçadas e áreas adjacente durante e após a execução de obras civis de qualquer natureza.

 

 

“A ausência de cuidado e limpeza nas áreas adjacentes a obras frequentemente resulta em transtornos para a população, como obstrução de calçadas, acumulação de entulhos, poeira excessiva e riscos à segurança de pedestres e motoristas. Demais, esta Lei busca responsabilizar os agentes envolvidos na execução de obras, promovendo uma cultura de responsabilidade social e ambiental”, observou o Parlamentar.

A aplicação de penalidades proporcionais ao descumprimento das obrigações estabelecidas na Lei referida, busca garantir o cumprimento efetivo da norma, sem onerar os responsáveis por obras civis que estejam trabalhando em conformidade com as exigências legais.

Como se vê, a Lei visa assegurar o direito de todos ao meio ambiente sadio e equilibrado, bem assim o trânsito, tanto de pessoas como de veículos, desembaraçado de quaisquer obstruções nas vias.

“Porto Velho, como município brasileiro, está sujeito às normas constitucionais, legais e aos princípios fundamentais que regem o ordenamento jurídico nacional. Para tanto, temos a obrigação de considerarmos esses parâmetros, bem como os impactos sociais que a medida pode gerar”, observou um morador do bairro Rio Madeira.

Noutro giro, a obrigatoriedade de limpeza das ruas e calçadas durante ou após obras civis possui grande relevância social, pois: impacta na mobilidade urbana; impacta na saúde pública; impacta na qualidade de vida; e, impacta na responsabilidade social das empresas:

Além disso, a Lei contempla relevantes benefícios sociais, tais como: preservação do patrimônio público, redução de conflitos comunitários e a inclusão de pessoas com deficiência.

A Lei está em conformidade com o artigo 170 da Constituição Federal, que estabelece que a ordem econômica deve ser orientada pelo princípio da defesa do meio ambiente e pela função social da propriedade. Assim, a medida não viola a ordem econômica, antes a fortalece ao promover práticas empresariais mais responsáveis.

“Esta Lei representa um avanço significativo na gestão urbana, alinhando-se aos princípios constitucionais de responsabilidade social e ambiental. Ao impor a obrigação de limpeza de ruas e calçadas após obras civis, a proposta contribui para a melhoria da qualidade de vida nas cidades, reduzindo conflitos e promovendo a sustentabilidade”, finalizou o Vereador Zé Paroca, que aguarda a sanção por parte do Prefeito Leo Moraes.

Fonte: Assessoria



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

AROM participa de Seminário para construção do Plano Estadual da Primeira...

Associação contribui para diagnóstico de planejamento estratégico focado no desenvolvimento infantil Em seu compromisso de fortalecer as políticas públicas voltadas à primeira infância, a Associação...

Deputada Gislaine Lebrinha entrega R$ 2 milhões e arco cirúrgico para...

  Investimento visa ampliar os serviços e fortalecer o atendimento na unidade de saúde   A deputada estadual Gislaine Lebrinha (União Brasil) realizou, nesta quarta-feira (3), a...

Em Rondônia os eventos climáticos destroem casas e distanciam crianças das...

Por Voz da Terra Um quarto da população em risco na região tem menos de 14 anos.   Mudanças climáticas causam consequências nas crianças até a vida...

Palestra do deputado Laerte Gomes destaca importância do Parlamento Amazônico para...

Parlamentar abordou o tema durante o 4° Congresso Rondoniense de Câmaras Municipais, Vereadores e Servidores no Hotel Rondon Palace, Em Porto Velho.   03/07/2025 17:44   Laerte Gomes...

COM APOIO DO DEPUTADO ALAN QUEIROZ, DRº JÚNIOR QUEIROZ TEM PEDIDO ATENDINDO NA VILA DNIT

Na última quinta-feira, 03 de julho, atendendo a solicitação do vereador Júnior Queiroz, o deputado Alan Queiroz (PODE), intermediou junto a Companhia de Água...