Segunda-feira, 18 de agosto de 2025 - Email: [email protected]

Projeto lançado pela FuMTran e FETRAMAZ contará a história do transporte na Amazônia

 

A obra trará pesquisa histórica e narrativas da memória, cultura e história do transporte brasileiro, em especial na região da Amazônia

(Antônio Luiz Leite, presidente da FuMTran)
No último dia 6 de maio de 2025, a Fundação Memória do Transporte – FuMTran e a Federação das Empresas de Logística, Transporte e Agenciamento de Cargas da Amazônia – FETRAMAZ lançaram o projeto do livro A História do Transporte na Amazônia, na sede da federação, em Manaus-AM.

 

O evento, que contou com o apoio da Federação das Empresas de Transportes Rodoviários da Região Norte (FETRANORTE), da Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária (FENAVEGA), da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), e do Sistema Transporte (CNT | ITL | SEST SENAT), reuniu representantes de entidades do setor, autoridades locais, pesquisadores e empresas ligadas ao transporte dos principais modais, da infraestrutura e da logística, na região Norte, reafirmando o compromisso coletivo com a valorização da história e da cultura amazônica.

Antônio Luiz Leite, presidente da FuMTran, deu as boas-vindas aos presentes e deixou sua mensagem. “Esse evento marca o início de um projeto que contará as histórias das pessoas que fizeram e fazem a logística nesse grande Amazonas”.
O presidente da FETRAMAZ, Irani Bertolini, compartilhou sua vivência. “Eu tive a oportunidade de ver a transformação do transporte na Amazônia e essa história precisa ser contada. Não só para os amazônidas, mas para todo o Brasil, porque as estradas aqui são os rios”.

 

Já Antônio Silva, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), destacou a importância de preservar a memória para o futuro do setor. “Como se perpetua a memória? Pela história, documentando em um livro, também de forma virtual. Esse é um projeto fantástico, no qual vamos começar a contar a história da logística em nosso Estado”.

 

Representando o Sistema Transporte – CNT | ITL | SEST SENAT, Myrian Caetano exibiu o vídeo de lançamento do projeto “Estação do Desenvolvimento”, que marcará a participação do Sistema Transporte na COP30 – Conferência das Partes (COP) -, maior evento global para discussão e negociações sobre as mudanças do clima, marcada para o segundo semestre de 2025 no Brasil, em Belém (PA).
O evento contou com a participação de autoridades e empresários locais, como Ricardo Mendes Lasmar, diretor-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas, representando o Governo do Estado do Amazonas, Francisco Cavalcante – representando a ACA (Associação do Comércio do Amazonas), Francisco Saldanha Bezerra Júnior, presidente da FETRANORTE, Luiz Augusto Rocha, representando o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), Oiana Couto, gerente do Departamento de Literatura/Programa Mania de Ler, representando a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas, Dr. Rennan Cavalcante, presidente do Sindfluvial e membro do Conselho da FENAVEGA, Coronel Wilson S F Nogueira, Tenente Brenda D’Aiuto e Major Tiago Rocha Carvalho, da Marinha, e Coronel Mendes, do VII COMAR (Comando Aéreo Amazônico).

 

(Foto divulgação)
Sobre o projeto

A obra, que será publicada sob o selo da Fumtran Editora, é fruto de uma parceria entre a Fumtran e entidades do transporte de atuação regional e aquelas com atuação nas regiões do país – FETRAMAZ, FETRANORTE, FENAVEGA, NTC&Logística e SISTEMA TRANSPORTE (CNT | ITL | SEST SENAT) –, e tem como objetivo registrar e divulgar, em livro, a memória e a história do transporte na Amazônia, desde suas fases fluviais ancestrais até os atuais e modernos sistemas logísticos integrados da região.
A historiadora e escritora do livro, Etelvina Garcia, explicou como será desenvolvida a obra. “Nós vamos estabelecer esse link entre os diversos momentos da história dos transportes na Amazônia. Juntando hoje e o futuro que já está projetado com aquilo que temos registrado desde 1542, com a viagem de Francisco Orellana – primeiro europeu a navegar pelo rio Amazonas”.
Com base narrativa fundamentada em um extenso acervo iconográfico, o livro irá destacar a importância estratégica da região amazônica para o desenvolvimento do país, resgatando os desafios e as decisões adotadas na região amazônica ao longo dos séculos. Além disso, terá depoimentos de personalidades e profissionais com memória e conhecimento direto sobre o tema e um olhar atual, abrangente e crítico sobre os modelos contemporâneos de mobilidade e transporte.

 

O projeto cultural, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, encontra-se agora na fase de viabilização financeira e captação de recursos, oferecendo às empresas interessadas a oportunidade de patrocinar o projeto com recursos do seu imposto de renda (limite de até 4%). Ao apoiar o projeto, as marcas estarão associadas à preservação da memória do transporte e valorização da cultura brasileira.

__________

Sobre a Fundação Memória do Transporte – FuMTran 

A Fundação Memória do Transporte – FuMTran – nasceu em março de 1996, instituída pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), com a missão de preservar e divulgar a memória, a história e a cultura do transporte brasileiro em todas as modalidades. Seus objetivos envolvem organizar, preservar e tornar acessíveis os registros históricos da atividade dos transportes. A entidade tem, ainda, a missão de contribuir para a manutenção do patrimônio histórico-cultural do Brasil por meio da conservação da memória e da cultura do transporte brasileiro em todos os modais – rodoviário, ferroviário, aquaviário e aeroviário –, seja de carga ou de passageiros, mais a infraestrutura e a logística, tornando-os acessíveis à população. O projeto de memória, acervo e portal é perene, um processo contínuo.

__________

Informações para imprensa

Grupo Mostra de Ideias

Rodrigo Bernardino – Assessor de Comunicação e Imprensa

Contato: (11) 98260 9162 | rodrigo.bernardino@mostradeideias.com.br

Bruno Benite – Assessor de Comunicação e Imprensa

E-mail: bruno.benite@mostradeideias.com.br

Contato: (11) 94820-4812 | (11) 2361-0957

Karen Feldman – Assessora de Imprensa
Email: [email protected].br
Contato: (11) 96139-2795

Carlos Souza – Assessor de Imprensa

Email: comunicacao@mostradeideias.com.br

Contato: (11) 91349-5143

Marcos Souto – Assessor de Imprensa



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Lei criada pela Assembleia em 1991 garantiu preservação da Estrada de...

No Dia do Patrimônio Histórico, Alero destaca a importância da Lei 341/1991, marco na proteção de um dos símbolos mais emblemáticos da Amazônia Ocidental.     A...

Dra. Taíssa solicita manutenção na 1ª ponte da Linha 21B, em...

Parlamentar reforça importância da obra para garantir segurança e acesso da comunidade. A deputada estadual Dra. Taíssa Sousa (Podemos) apresentou, por meio da Indicação nº...

Deputado Alan Queiroz entrega equipamentos para nova sala de parto no...

```A emenda parlamentar viabiliza uma estrutura moderna para garantir mais segurança e humanização no atendimento às gestantes do município.```   Com o objetivo de fortalecer a...

Filósofo renomeado, Luiz Felipe Pondé abordará o mercado de trabalho, no...

Palestra será no dia 18 de agosto. A Assembleia Legislativa de Rondônia terá, na próxima segunda-feira (18), um dos filósofos mais influentes do país como...

Lei criada pela Assembleia em 1991 garantiu preservação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

No Dia do Patrimônio Histórico, Alero destaca a importância da Lei 341/1991, marco na proteção de um dos símbolos mais emblemáticos da Amazônia Ocidental.     A...



























Pular para a barra de ferramentas