Sábado, 27 de abril de 2024 - Email: [email protected]

Sábado, 27 de abril de 2024 - Email: [email protected]


Livro sobre comunidade de remanescentes quilombola de Pimenteiras é distribuído em RO

Foto: Assessoria

Com objetivo de retratar e valorizar a cultura dos remanescentes quilombolas de Pimenteiras do Oeste (RO), foi produzido o livro fotográfico “Faces do Quilombo”. A publicação foi distribuída gratuitamente para a população do Cone Sul de Rondônia.

O projeto do livro contou com a coordenação da produtora cultural Andressa Machado que participa do Ponto de Cultura e Mídia Livre Serpentário Produções e da Associação Cultural Diversidade Amazônica.

Andressa Machado informou que o livro foi lançado através de uma live no sábado(17), e entregue gratuitamente nas bibliotecas, centros culturais e escolas públicas do Cone Sul de Rondônia e para a população em geral esta semana.

O projeto do Livro Fotográfico Faces do Quilombo foi contemplado no edital nº 86/2020/SEJUCEL-CODEC, 1ª Edição Marechal Rondon do Edital de Chamamento Público para Publicação e Difusão de Expressões Culturais, no Eixo I Publicação de Livros e Revistas Culturais – no Item I na linha de apoio de Publicação de Livros Inéditos – Individual com recursos do “Governo do Estado de Rondônia/SEJUCEL/FEDEC/RO”, Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc), Governo Federal.

Andressa Machado conta que o livro visa preservar a memória material e imaterial regional, valorizando a historiografia, a cidadania e o patrimônio cultural dos moradores de Pimenteiras do Oeste, retratando a riqueza cultural da comunidade que foi fundada por remanescentes quilombolas do Quilombo do Piolho.

A moradora de Pimenteiras do Oeste, Izabel Mendes disse que ficou emocionada ao ver o livro. “É gratificante ver a nossa história sendo retratada nas páginas do livro, isso é muito bom, pois ajuda a preservar a nossa cultura”, falou Izabel Mendes.

Opinião compartilhada pela servidora municipal de Colorado do Oeste, Célia Ribeiro que ressaltou a importância de se realizar projetos para incentivar a leitura e valorizar a cultura local.

“É muito bom ver a produção de livros sobre a cultura local, parabéns a todos os envolvidos”, ressaltou Célia Ribeiro.

A presidente da Associação de Remanescentes Quilombolas de Pimenteiras do Oeste, Lourença da Silva disse que a produção do livro é muito importante para salvaguardar a cultura imaterial da comunidade. Ela recebeu os livros com satisfação e agradeceu a equipe produtora do livro.

A produtora cultural Andressa Machado disse que foi um prazer participar do projeto e agradeceu a toda a comunidade de Pimenteiras pelo apoio.

“Agradecemos à comunidade de remanescentes quilombolas de Pimenteiras do Oeste, RO, pelo acolhimento e contribuição para a produção deste livro fotográfico “Faces do Quilombo”. Dedicamos esse livro a cada morador da comunidade que, com alegria e simplicidade, mantém viva a tradição e a cultura afro-brasileira passando de geração em geração. Parabéns a todos!”, finalizou Andressa Machado.



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Sebrae participa de agenda voltada à Segurança Pública em Rondônia

  Antecedendo a 7ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej), marcada para...

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Evento acontece na cidade de Manaus. 26/04/2024 10:45 A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB),...

Edevaldo Neves solicita esclarecimentos sobre suspensão de policiamento ostensivo no distrito...

Comunidade manifesta preocupação diante de possíveis planos de desativação de posto policial na região. O deputado Edevaldo Neves, (PRD) apresentou um requerimento ao Governo do...

Dra. Taíssa comemora aprovação do Perse na Câmara do Deputados, em...

Projeto define teto de R$15 bilhões para o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos. Proposta segue para o Senado. 25/04/2024 09:00 Cumprindo agenda parlamentar...

Informalidade de empregadas domésticas aumentou após pandemia

Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas é comemorado neste sábado Depois que engravidou, em 2018, a empregada doméstica piauiense Clemilda Alves chegou a temer o...






















Banner

Banner




Pular para a barra de ferramentas