Quinta-feira, 12 de junho de 2025 - Email: [email protected]

Ieda Chaves intermedia a oferta de medicamentos e materiais hospitalares para Cabixi e Colorado do Oeste

Demandas foram sanadas, no fim de maio, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

No último mês, as cidades de Cabixi e Colorado do Oeste receberam a intermediação da deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) para que houvesse a oferta de medicamentos, materiais para penso e de consumo para atendimento aos pacientes. Dessa forma, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), disponibilizou os itens solicitados na Central de Abastecimento Farmacêutico para Medicamentos (Cafi), em Porto Velho.

Em Cabixi, as demandas eram por diversos itens, entre eles: Soro Ringer Simples, Fralda Geriátrica, Cateteres, Sonda Foley, Ataduras e Luvas, Equipo Macrogotas, Lancetas, Micropore, Esparadrapo Impermeável, Quetiapina, Clobazam, Levetiracetam, Risperidona, Adalimumabe, Mesalazina, Clozapina Ibuprofeno, Omeprazol, Sulfadizina de Prata (pomada). A solicitação foi apresentada pelo vereador Gilmar Rose (PSD).

Já em Colorado do Oeste, entre as solicitações feitas, estavam: Sevoflurano, Cloridrato de Cetamina, Citrato de Fentanila, Cloridrato de Remifentanila, Cloridrato de Petidina, Cisatracúrio, Sugamadex, Flumazenil, Clonidina, Metaraminol, Cefazolina, Vancomicina, Bupivacaína + Glicose 8%, Clexane, Fio Poliéster e Fio Algodão pré-cortado, Telas cirúrgicas, Fio Polipropileno (diversas medidas), Soro Fisiológico Estéril, Complexo B, Vitamina C, Decadron, Clindamicina e Neocaína Isobárica. O pedido foi protocolado por Cleison Passos da Silva, assessor especial de Saúde daquela cidade.

Atendimento

Levando em conta o compromisso de Ieda Chaves com a melhoria da qualidade de vida da população, ela falou que o fornecimento de medicamentos e dos materiais é imprescindível para a continuidade dos atendimentos , promovendo uma atenção à saúde mais próxima e acessível à população que mais necessita.

“A disponibilidade desses insumos é fundamental para assegurar a qualidade e a segurança dos atendimentos, evitando, assim, deslocamentos desnecessários a outros centros hospitalares, o que representa um desafio adicional para muitos cidadãos de ambas as regiões. Desse modo, o apoio da Sesau é essencial para garantir a continuidade dos serviços de saúde, especialmente diante da necessidade de suprir demandas cirúrgicas que, se interrompidas, podem causar graves prejuízos”, disse.

Justificativas

Cabixi e Colorado do Oeste vêm enfrentando uma escassez de medicamentos e materiais para curativos, prejudicando diretamente a população, ainda neste começo de gestão. Essa carência tem comprometido procedimentos, entre eles os cirúrgicos, e a qualidade geral do atendimento à saúde.

Texto: Etiene Gonçalves | Jornalista
Foto: Rafael Oliveira | Secom ALE/RO



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Deputada Cláudia de Jesus propõe nome de Dom Antônio Possamai para...

Parlamentar apresentou a proposta ao vereador Licomédio, que levará ao prefeito Affonso Cândido. A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) encaminhou ao vereador Licomédio Pereira...

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO Sistema Acolher revoluciona a atuação da Prefeitura em...

Ferramenta desenvolvida pela SMTI garante precisão, transparência e agilidade nas ações do poder público Sistema Acolher permite identificar quantas pessoas vivem em cada comunidade ribeirinha Fruto...

Sebrae Rondônia promoveu ação de educação empreendedora na comunidade quilombola de...

De 2 a 6 de junho, o projeto promoveu atividades criativas e sustentáveis com foco na valorização local e no empreendedorismo jovem   Com o propósito...

INFRAESTRUTURA COM QUALIDADE Acesso ao residencial Cristal da Calama recebe...

Estudo de solo apontou que a obra realizada anteriormente tinha apenas três centímetros de espessura feito em cima da "barro podre"       A Prefeitura de Porto...





























Pular para a barra de ferramentas