Domingo, 17 de agosto de 2025 - Email: [email protected]

FESTIVAL DOS POVOS DA FLORESTA: EVENTO NACIONAL CELEBRA A POTÊNCIA CULTURAL AMAZÔNICA

Projeto itinerante percorre cinco capitais brasileiras, com primeira edição em Porto Velho, que contará com a participação de Lenine

A riqueza ancestral, a força criativa e as vozes da Amazônia ganham protagonismo nacional com o Festival dos Povos da Floresta, evento itinerante que percorrerá por cinco capitais brasileiras entre 2025 e 2026. A primeira edição acontece em Porto Velho (RO), do dia 29 de maio até 8 de junho, reunindo uma programação multidisciplinar gratuita que integra exposições de artes visuais, apresentações indígenas, oficinas formativas, rodas de conversa e shows musicais.

Apresentado pela Petrobras por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, o festival propõe um novo olhar sobre o território amazônico, deslocando-o de uma visão periférica para o centro do debate cultural brasileiro.

O Festival dos Povos da Floresta nasce da necessidade de deslocar o olhar do Brasil para a Amazônia não como reserva de recursos, mas como território de produção cultural potente e contemporâneo.

“Este festival representa uma mudança de paradigma na forma como o Brasil enxerga a produção cultural amazônica. Não estamos falando apenas de preservação de tradições, mas de um movimento contemporâneo, vivo e pulsante que dialoga com questões urgentes do nosso tempo”, afirma Fabiana Gomes, diretora de projetos do Centro Rioterra, idealizadora do evento.

A abertura do festival em Porto Velho acontece com a exposição JUVIA, sob curadoria de Rosely Nakagawa, que reúne obras inéditas de artistas convidados, como Gustavo Caboco, artista indígena que assina o logotipo do projeto, e a fotógrafa Paula Sampaio. Entre os destaques dos selecionados estão….

INTERLOCUÇÃO NACIONAL E PROTAGONISMO INDÍGENA

O festival promove um importante diálogo entre artistas locais e nomes consolidados do cenário nacional. O músico Lenine,reconhecido por sua trajetória poética e engajada, representando uma música brasileira que honra raízes e diálogo com questões contemporâneas, encerra a programação dos shows.

Com a curadoria de Aline Moraes, o Palco Petrobras reúne artistas como Gabriê (RO) , Patrícia Bastos (AP) , Ernesto Melo e Bado (RO), Nilson Chaves (PA) e Quilomboclada (RO) . Além disso, o público poderá prestigiar apresentações dos povos Gavião , Arara , Makurap , Tupari e Zoró , reafirmando a pluralidade de vozes e narrativas que compõem a floresta.

“Este é um projeto semente. Ao pensar nessa curadoria, meu desejo foi provocar encontros e criar pontes, revelando toda a potência musical dessa terra em suas múltiplas vertentes”, explica Aline Moraes.

Após Porto Velho, o Festival dos Povos da Floresta seguirá para Boa Vista (RR) , Macapá (AP) , Belém (PA) e encerrará seu circuito em Brasília (DF). Em cada cidade, o evento propõe experiências culturais voltadas à valorização dos saberes amazônicos, promovendo redes de intercâmbio entre artistas, lideranças e territórios.

REALIZAÇÃO: Ministério da Cultura, Governo Federal

APRESENTAÇÃO: Petrobras

IDEALIZADORA: Centro Rioterra



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Lei criada pela Assembleia em 1991 garantiu preservação da Estrada de...

No Dia do Patrimônio Histórico, Alero destaca a importância da Lei 341/1991, marco na proteção de um dos símbolos mais emblemáticos da Amazônia Ocidental.     A...

Dra. Taíssa solicita manutenção na 1ª ponte da Linha 21B, em...

Parlamentar reforça importância da obra para garantir segurança e acesso da comunidade. A deputada estadual Dra. Taíssa Sousa (Podemos) apresentou, por meio da Indicação nº...

Deputado Alan Queiroz entrega equipamentos para nova sala de parto no...

```A emenda parlamentar viabiliza uma estrutura moderna para garantir mais segurança e humanização no atendimento às gestantes do município.```   Com o objetivo de fortalecer a...

Filósofo renomeado, Luiz Felipe Pondé abordará o mercado de trabalho, no...

Palestra será no dia 18 de agosto. A Assembleia Legislativa de Rondônia terá, na próxima segunda-feira (18), um dos filósofos mais influentes do país como...

Lei criada pela Assembleia em 1991 garantiu preservação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

No Dia do Patrimônio Histórico, Alero destaca a importância da Lei 341/1991, marco na proteção de um dos símbolos mais emblemáticos da Amazônia Ocidental.     A...



























Pular para a barra de ferramentas