Terça-feira, 15 de julho de 2025 - Email: [email protected]

Coluna ESPAÇO ABERTO – Rondônia em alerta com “Brincadeira” estúpida que coloca a Vida de Adolescentes em Risco

Confira as notas do dia, por Cícero Moura.

11/06/2025 07h00
Por: Redação
bloomberg
bloomberg

PERIGO

Me chamou atenção a postura do Secretário de Segurança de Rondônia, Felipe Vital, ao se manifestar nas redes sociais sobre mais uma dessas brincadeiras estúpidas que podem matar ou causar danos irreversíveis a uma pessoa.

Via: Instagram

 

PERIGO 2

O alerta de Vital, compartilhado na Sesdec e em vários setores do governo, é de extrema importância e merece toda atenção dos pais ou responsáveis por crianças e adolescentes.

DISSEMINAÇÃO

Um comportamento extremamente perigoso tem se espalhado entre adolescentes e até mesmo crianças nas escolas brasileiras: o chamado “blackout challenge” — ou “desafio do apagão”, também conhecido entre os jovens como shouck ou brincadeira do desmaio.

Alunos da Escola Risoleta Neves durante ação (Foto: Assessoria/ Divulgação)

 

SEM AR

Trata-se de uma prática absurda, na qual os participantes interrompem voluntariamente a respiração ou aplicam pressão no pescoço até desmaiar.

EXTASE

O objetivo? Sentir uma suposta “sensação de euforia” ao voltar à consciência — isso quando voltam.

DANOS

Essa prática inconsequente já resultou em desmaios, quedas, ferimentos graves e até mortes em outros países.

COLÉGIOS

No Brasil, casos semelhantes têm sido registrados em escolas, com vídeos circulando nas redes sociais como forma de “desafio” e incentivo, o que torna o problema ainda mais grave.

GOVERNOS

A Secretaria de Segurança Pública de diversos estados tem emitido alertas aos pais, professores e responsáveis.

NÃO É BRINCADEIRA

O alerta é claro: esse não é um jogo, é uma prática de altíssimo risco que pode causar lesões neurológicas permanentes, paradas cardiorrespiratórias e até levar à morte por asfixia.

DIÁLOGO

É urgente que pais e educadores conversem com seus filhos e alunos sobre os perigos desse tipo de “brincadeira”.

MOBILIZAÇÃO

A omissão pode custar vidas. A escola também precisa estar atenta: é no ambiente escolar que muitas dessas práticas começam, ganham visibilidade e se espalham.

MEDIDAS

Vigilância, orientação e diálogo são as armas mais eficazes para conter essa ameaça silenciosa.

RISCO DE VIDA

Desafios como o blackout não são entretenimento, são atos de autoviolência disfarçados de diversão.

VULNERÁVEIS

A adolescência já é, por si só, uma fase de vulnerabilidade emocional. Incentivar ou permitir práticas como essa é contribuir para um cenário de dor e tragédia.

TRAGÉDIA

É dever de todos – pais, educadores, autoridades – impedir que uma “brincadeira” se torne um funeral.

RAUPP

O ex-senador Valdir Raupp esteve no Programa dos Dinossauros da SICTV, e deu uma declaração forte que agitou as redes sociais.

CANAL SIC TV

 

CONTRÁRIO

Raupp afirmou que não concorda com a indicação e apoio de Jair Bolsonaro  ao empresário Bruno Scheid,  de Ji-Paraná, para disputar o Senado Federal.

SEM PROPOSTA

O ex-senador aponta que o único projeto de campanha de Scheid “seria preparar uma futura “vingança” em nome de Jair Bolsonaro, para cassar ministros do STF.

CONFIRMOU 

Horas depois da declaração de Raupp, o próprio Scheid confirmou as insinuações. Gravou vídeo afirmando que uma de sua metas, se eleito, é realmente confrontar com o STF.

INCERTEZA

A questão é saber sem em 2026 Bolsonaro ainda terá força para “parir” Ets políticos, como aconteceu em 2018.

BOLSONARO

Falando no ex-presidente Bolsonaro, em depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF) ele  tentou afastar a acusação de tentativa de golpe e negou qualquer articulação com as Forças Armadas para interferir no resultado das eleições.

 

EXPLICAÇÃO

Ele admitiu ter assistido à apresentação da minuta de um decreto com medidas contra a Justiça Eleitoral, mas disse que o documento “não tinha cabeçalho” e foi “mostrado de forma rápida”.

URNAS

Também reafirmou desconfiança sobre as urnas eletrônicas, criticou decisões do TSE, declarou que não passou a faixa presidencial “porque não se submeteu” e afirmou que a reunião com militares “nunca ultrapassou as quatro linhas da Constituição”.

AI 5

Uma das coisas curiosas no depoimento de Bolsonaro foi ele ter chamado de “malucos”, os apoiadores do AI-5.

TERROR DA DITADURA

Fã declarado do coronel  Brilhante Ustra, essa fala do ex-presidente realmente revela que ele é uma cabeça que merece ser estudada. Não há o que não haja.

FRASE

Nenhum mentiroso tem uma memória suficientemente boa para ser um mentiroso de êxito.



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Não há perseguição a ninguém no Brasil, Barroso responde a Trump

Carta foi respondida na noite de ontem pelo presidente do STF Agência Brasil Brasília Em carta divulgada na noite de domingo (13), o presidente do Supremo Tribunal...

MAIS DIGNIDADE E CUIDADO Projeto da Prefeitura de Porto Velho...

Projeto encaminhado para a Câmara assegura direito à conversão da licença-prêmio em recurso financeiro   Projeto garante que os servidores tenham respaldo legal para acessar recursos...

TURISMO ECOLÓGICO Parque Natural de Porto Velho: um refúgio verde...

Com 390 hectares de mata preservada, trilhas ecológicas, museu da fauna amazônica e distribuição de mudas       No coração da zona norte de Porto Velho, ao...

MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO Nova Agência Reguladora fortalece fiscalização e impulsiona o...

  ARDPV é fruto da reforma administrativa e representa um novo ciclo de transparência, eficiência e planejamento estratégico Para Oscar Netto, a atuação da Agência é...

Atletas rondonienses conquistam títulos no Mundial de Karatê Internacional com apoio do deputado Laerte Gomes

Com incentivo do parlamentar, jovens de Ji-Paraná participaram do campeonato que aconteceu na cidade de Malmö, na Suécia.   Analys Brito Wosniach (Foto: Divulgação) Duas jovens atletas...