De acordo com o documento enviado como “urgência” ao governo pela deputada, existe um processo judicial que determinou o retorno dos trabalhadores para suas propriedades. A decisão foi publicada pelo Tribunal de Justiça e assinada pela juíza de direito Úrsula Gonçalves Theodoro de Faria Souza da 8ª Vara Cível da Capital, na sexta-feira (06-10-23), estipulando prazo de até cinco dias para dar ciência e proceder com urgência a recondução para garantir os direitos fundamentais das famílias envolvidas. A juíza disse que a PM seria notificada no acompanhamento do retorno das famílias para o Seringal do Belmont. As informações iniciais são de que a decisão só será executada na quinta-feira (19-10-23), ultrapassando o prazo garantido pela justiça. O receio dos trabalhadores é que nesse intervalo de tempo, ocorra pedido judicial de suspensão da reintegração de posse.
Em setembro de 2022, os moradores do Belmont foram retirados de suas terras com violência por invasores. Por doze meses ficaram acampados na frente do Incra. “Suportando diversas violações de direitos, perseguições e ameaças contra suas vidas, além da situação precária de moradia, alimentação e sobrevivência nos últimos meses”, diz a deputada. Em agosto de 2023, certificações de registros públicos não reconhecidos no Seringal foram canceladas.
A decisão que determinou a reocupação das terras foi emitida pela justiça e atendeu um pedido da Defensoria Pública e da Ouvidoria Externa. No documento ao governo, a deputada diz que é importante a reintegração de posse “pelo bem das famílias em extrema situação de vulnerabilidade, já que existe uma ordem judicial de retorno”. E lembra que “eles foram retirados pelas instituições que deveriam protegê-los”, que é necessário o cumprimento da garantia dos direitos fundamentais e dignidade da pessoa humana.
Chamamento é direcionado aos pais ou responsáveis de crianças inscritas
Secretaria busca garantir que todas as vagas disponíveis sejam preenchidas
A Secretaria Municipal de Educação (Semed)...
Verba vai para o Fundo Estadual de Saúde em acordo com o Consórcio Brasil Central.
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou nesta semana, por...
Equipes constataram vazamento na rede de água, mas sem maiores riscos aos moradores
Investigação indicou o vazamento em tubulações da Caerd
Investigação indicou o vazamento em...
O evento reuniu comunidades indígenas, gestores municipais, instituições parceiras e representantes da sociedade civil
O governo de Rondônia realizou, nos dias 10 e 11 de...
Parlamentar marca presença em audiência pública e na concentração da 1ª Marcha Estadual, destacando a importância da luta contra o racismo.
A luta por equidade...
Pensando na saúde das crianças e na tranquilidade das famílias, o governador de Rondônia, Marcos Rocha determinou a retomada do atendimento pediátrico domiciliar pelo...