Domingo-14 de setembro de 2025 - Email: [email protected]

Cacoal, a capital do ‘bafafá’ aguarda duelo entre vereadores Professor Nilton e Jabá Moreira

CACOAL – Desde os tempos em que os rabelos davam as cartas em Cacoal, a política naquele município é feita à base de ameaças e solavancos. Às vezes, descamba para a violência mesmo. Ano passado, um advogado que exercia o cargo de procurador-geral da Câmara de Vereadores foi executado a tiros na frente da casa de leis, quando chegava para trabalhar.

Nesta terça-feira, o ‘bafafá’ na cidade foi o áudio divulgado pelo vereador professor Nilton ameaçando sair na porrada com um colega de Câmara. Privilegiar o dialogar, como preconiza um parlamento de civilizados, está fora de cogitação.

Já a vítima da ameaça, o vereador Jabá Moreira, publicou um vídeo nesta quarta-feira explicando seu trabalho e lamentando que o debate no âmbito político tenha resultado em ameaça. O problema foi gerado a partir da votação de vários projetos, na sessão única desta semana, segunda-feira, dia 30, quando houve uma discussão entre os dois.

Um dos projetos, que acabou gerando a polêmica, foi aprovado por 8 votos a favor e 4 contras (são 12 os vereadores), tratava de realinhamento de benefícios, e Jabá disse ter votado contra, o que gerou uma espécie de discussão e, depois, na manhã de terça-feira a fala do vereador professor Nilton propondo uma sessão de ringue. No vídeo divulgado nesta quarta-feira, Jabá disse que se encontrou com seu desafiador na sala do procurador-geral da Câmara, e que não houve troca de novas ameaças.

“Prefiro falar do meu trabalho. Tenho relatado vários projetos e agora mesmo estou com oito, mas não posso concluir porque me faltam informações que deveriam ter sido mandadas pela prefeitura e não consigo que eles mandem”, disse Jabá reclamando da falta de atenção da municipalidade.

O site expressaorondonia.com.br procurou a Associação Comercial e Industrial de Cacoal, e seu presidente, citando que o fato na câmara foi uma briga de vereadores, em razão disso a Acic não iria se pronunciar.

Câmara de Cacoal dá aumento em plena crise

Nenhuma entidade patronal ou de classe quis se manifestar sobre o aumento de salário para os vereadores de Cacoal, onde a política tem sido feita na base da ameaça e, às vezes, até com a execução dos adversários. A Associação Comercial e Industrial de Cacoal reuniu no final da tarde desta terça feira para analisar a situação da economia do município, mas acabou recuando e não qui se pronunciar sobre o fato concreto.

A verdade é que o projeto aprovado pela Câmara cacoalense, concedendo aumento de salários aos vereadores e aos ocupantes de cargos comissionados, os assessores de gabinete é, no mínimo, inoportuno.

O aumento, conforme se ouviu nas ruas, foi considerado uma punhalada na população porque a economia está parada é muitos moradores com dificuldades até para comer.

Na Câmara, na manhã desta terça-feira várias pessoas foram saber se era verdade que os vereadores deram o aumento para eles mesmos. Para alguns foi “Uma falta de respeito” ou “desprezo com a gente”, como disse uma mulher.

Desde a madrugada de segunda-feira começou a ser visto um vídeo onde o presidente da Casa, vereador Corazinho, anunciava que por 8 votos a 4 foi aprovado o projeto.

Segundo o site tribunapopular.com, do jornal Tribuna Popular, hoje o mais antigo de Rondônia, o projeto tinha como finalidade fazer correção salarial de uma categoria do Executivo. “Então foi uma espécie jabuti que introduziram no projeto. E jabuti não sobe em árvore, como todo mundo sabe”, disse um jornalista.

 

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Cássio Gois e Silvia Cristina garantem novos investimentos ao Cernic em Cacoal

Instituição foi contemplada com recursos do parlamentar.     O ato de entrega contou com a presença do prefeito de Cacoal, Adailton Fúria, e da primeira-dama, Joliane...

Defesa Civil Municipal tranquiliza população do Cai N’Água após alerta de...

Equipes constataram vazamento na rede de água, mas sem maiores riscos aos moradores   Investigação indicou o vazamento em tubulações da Caerd Investigação indicou o vazamento em...

Segunda edição do Conexão Etnoturismo promove potencial turístico em comunidades indígenas...

O evento reuniu comunidades indígenas, gestores municipais, instituições parceiras e representantes da sociedade civil     O governo de Rondônia realizou, nos dias 10 e 11 de...

Ieda Chaves participa de eventos sobre reparação e bem-viver em Rondônia...

Parlamentar marca presença em audiência pública e na concentração da 1ª Marcha Estadual, destacando a importância da luta contra o racismo.   A luta por equidade...

CONSULTAS E EXAMES Prefeitura reforça cuidado com servidores e leva exames...

O atendimento de saúde preventiva reduz deslocamentos dos servidores até a capital Atendimentos incluem consultas médicas, aferição de pressão arterial, exames laboratoriais A Prefeitura de Porto...