Banner

Banner
Banner
Banner

Domingo, 19 de maio de 2024 - Email: [email protected]

Domingo, 19 de maio de 2024 - Email: [email protected]


BOLSONARO É 3º CHEFE DE GOVERNO MAIS POPULAR DO MUNDO NAS REDES SOCIAIS

O líder da China, país mais populoso do mundo, Xi Jinping, não entrou na relação por não possuir uma conta oficial nas redes sociais.

 

Opresidente Jair Bolsonaro é o terceiro chefe de governo mais popular do mundo nas redes sociais. O mandatário brasileiro fica atrás apenas de Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, e do presidente dos EUA, Donald Trump. É o que aponta o Índice de Popularidade Digital (IPD), elaborado pela consultoria Quaest a pedido do jornal O Estado de S. Paulo. A exemplo do presidente norte-americano, Bolsonaro utiliza as redes sociais para comunicar atos de governo, atacar adversários e criticar a imprensa.

O índice foi calculado para uma amostra selecionada de 18 líderes mundiais a partir da coleta de métricas de uso das redes sociais Facebook, Instagram e Twitter. Como resultado, foi dimensionado para cada líder um índice mensal, entre janeiro de 2019 e janeiro de 2020, além do índice médio no período. O IPD tem uma escala que varia de 0 a 100, indicando a popularidade mínima e máxima possíveis, respectivamente.

O índice médio no período analisado traz Narendra Modi em primeiro lugar, com 63,25 (de 100) pontos, Donald Trump em segundo, com 62,27, e Jair Bolsonaro na terceira colocação, com um IPD de 52,75. Na sequência, entre atuais líderes de governo, aparecem Recep Erdogan, presidente da Turquia, Luis Lacalle Pou, presidente eleito do Uruguai, e Alberto Fernández, mandatário argentino que derrotou Mauricio Macri no último pleito do país vizinho.

Metodologia

O IPD avalia a popularidade de políticos e marcas nas redes sociais. São processados dados usando um algoritmo de inteligência artificial que determina a força de determinado perfil no ambiente digital.

O índice leva em consideração em 40 variáveis de redes, divididas em cinco dimensões: presença digital (perfis ativos nas redes sociais); fama (número de seguidores); engajamento (interação, comentários e curtidas, por postagens); mobilização (compartilhamento das postagens) e valência (proporção de reações positivas por reações negativas).

O cientista político e diretor da consultoria Quaest, Felipe Nunes, explica que o tamanho da população, o idioma e o tempo de permanência no cargo são levados em conta no cálculo. “O fato de Trump e Modi postarem em inglês pode explicar em alguma medida essa popularidade, uma vez que isso possibilita atingir mais gente e atrair mais seguidores ao redor do mundo”, disse.

Ele ressalva que o tamanho da população da Índia – cerca de 1,3 bilhão de pessoas – influencia em parte no “sucesso” de Modi, mas não é determinante. O algoritmo leva em consideração a população e faz os cálculos sempre per capita nas métricas consideradas qualitativas. “Mas não dá para descartar a influência do tamanho da população, principalmente na dimensão fama, que leva em conta o número de seguidores.

O líder da China, país mais populoso do mundo, Xi Jinping, não entrou na relação por não possuir uma conta oficial nas redes sociais.

Fonte: 010 – noticiasaominuto



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

Enchente inutilizou vários pertences de moradores da capital  Por Vladimir Platonov – Enviado Especial da TV Brasil - Porto Alegre Este sábado (18) começou sem...

Cláudia de Jesus articula contratação de mais médicos para Rondônia

Governo vai chamar mais profissionais de saúde, atendendo solicitação da deputada Cláudia de Jesus articula contratação de mais médicos para Rondônia Governo vai chamar mais profissionais...

Jovens empresários de Porto Velho promovem show beneficente com artistas de...

O evento conta com o apoio de diversos patrocinadores e promete ser um grande sucesso, reunindo entretenimento de qualidade e um forte espírito comunitário   No...

Seminário “Porto Velho: Oportunidades & Investimentos” acontece amanhã (17) em São...

Evento na sede da Fiesp será uma vitrine para apresentar as oportunidades de negócios na capital de Rondônia Participantes terão acesso a mapas interativos com...

Campanha busca mobilizar população contra violência sexual infantil

Especialistas defendem educação sexual nas escolas Por Gilberto Costa - Repórter da Agência Brasil - Brasília A Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças...























Banner




Pular para a barra de ferramentas