Palestra abriu espaço para diálogo e reflexão, com temas como mediação de conflitos, combate ao racismo e assédio
Uma palestra com o tema “Setembro Amarelo: Pela Vida e pela Saúde Mental”, promovida pelo governo de Rondônia aos servidores, terceirizados, estagiários e gestores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), foi realizada na quarta-feira (10), no auditório da Escola Pública de Trânsito (EPTran), em Porto Velho.
A ação foi organizada pela Ouvidoria/Corregedoria do Detran-RO, em parceria com a Coordenação de Capacitação e Qualificação de Pessoal (CQUALI), com o objetivo de conscientizar sobre a importância da saúde mental e reforçar as campanhas permanentes de prevenção ao assédio, combate à corrupção e incentivo ao diálogo no ambiente de trabalho.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, ações que promovam saúde mental, ética e respeito dentro dos órgãos públicos são fundamentais e fortalecem a empatia e responsabilidade no serviço público.
Participaram como palestrantes Hellem Cristina F. dos Santos Florêncio Mesquita, da Ouvidoria do Detran-RO; a psicóloga Célia Cipriano, da CQUALI; e Daniel Franz Campos Souza Valela Gregório, assessor da Corregedoria.
CULTURA DE RESPEITO
A palestra abriu espaço para diálogo e reflexão com temas como mediação de conflitos, combate ao racismo, assédio moral e sexual, ética e relacionamento interpessoal. Segundo os organizadores, o objetivo é fortalecer a cultura de respeito e responsabilidade no serviço público, alinhada às diretrizes nacionais da campanha Setembro Amarelo.
O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, ressaltou que a ação integra o calendário permanente de conscientização do órgão. “Nosso papel vai além de cuidar do trânsito. É também garantir que os profissionais que estão diariamente servindo à sociedade tenham um ambiente de trabalho saudável, livre de qualquer forma de assédio, discriminação ou intolerância.”
O diretor da Escola Pública de Trânsito, Fábio Duarte, destacou a relevância da iniciativa. “Falar sobre saúde mental é um compromisso com a vida. Precisamos estimular a empatia, o respeito e a escuta ativa, porque servidores mais conscientes e acolhidos também conseguem oferecer um atendimento melhor à população.”
Fonte
Texto: Miro Costa
Fotos: Miro Costa
Secom – Governo de Rondônia