Domingo, 10 de agosto de 2025 - Email: [email protected]

Plano de contingência ao tarifaço deve sair até terça, diz Alckmin

Pacote de ajuda considerará variações dentro de um setor
WELLTON MÁXIMO – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL
Brasília
São Paulo (SP), 12/05/2025 - O presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou hoje, que a estimativa é de que o comércio varejista movimente R$ 16 bilhões este ano. A projeção foi anunciada durante o Apas Show, festival de alimentos e bebidas que termina na próxima quinta-feira (15).
Foto: Cadu Pinotti/Agência Brasil
© CADU PINOTTI/AGÊNCIA BRASIL

O plano de contingência para ajudar os setores afetados pelo tarifaço imposto pelos Estados Unidos deve sair até terça-feira (12), disse o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

Segundo ele, haverá uma “régua” para considerar a variação de exportações dentro de um mesmo setor, para tornar o socorro mais preciso.

“Ele [o plano de contingência] foi apresentado ao presidente Lula, que terminou ontem tarde da noite o trabalho [de leitura]. O presidente vai bater o martelo e aí vai ser anunciado. Se não for amanhã, provavelmente na segunda ou terça-feira”, disse Alckmin ao conceder entrevista nesta quinta-feira (8) no estacionamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic).

De acordo com Alckmin, o plano de contingência procurará ter foco, para ajudar as empresas mais afetadas pela imposição da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros pelo governo de Donald Trump.

O vice-presidente afirmou que será instituído um parâmetro para avaliar os efeitos das tarifas sobre cada setor da economia, baseado no grau de exportações para os Estados Unidos.

“Há setores em que mais de 90% [da produção] vai para o mercado interno, com exportações de 5%, no máximo 10%. E tem setores em que metade do que se produz é para exportar. E tem setores que exportam mais da metade para os Estados Unidos. Então, foram muito expostos, estão muito expostos”, declarou.

Citando o setor de pescados, Alckmin disse que o plano pretende diferenciar os produtos com maior ou menor exposição ao mercado estadunidense.

“Às vezes dentro de um próprio setor, você tem uma diferenciação de quem exporta mais e menos”, destacou. “No caso da tilápia, o maior consumo é interno. Já o atum tem a maior parte da produção destinada à exportação”, acrescentou.

Embaixador

Alckmin não entrou em detalhes sobre a reunião que teve com o encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos, Gabriel Escobar.

Apenas disse que o encontro foi “muito bom”.

A reunião ocorreu fora da agenda nesta tarde. Antes de encontrar o vice-presidente, Escobar reuniu-se com o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS).

Após sair do ministério, Escobar visitou a Câmara dos Deputados.

Calçados

Antes de encontrar-se com o representante da embaixada estadunidense, Alckmin reuniu-se com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). Segundo o vice-presidente e ministro, o setor será bastante afetado pelo tarifaço, com o couro, matéria-prima para os calçados sofrendo um impacto maior.

“Recebi agora o setor de calçados, a Abicalçados. É um setor também afetado, que usa muita mão de obra. Mas, mais afetado que o calçado, é o couro. O couro, mais de 40% [da produção] é para exportação”, comentou.

Relacionadas
Alckmin se reúne fora da agenda com representante da embaixada dos EUA
Lula e primeiro-ministro indiano conversam sobre tarifaço dos EUA
Com tarifaço, desafio de exportadores é encontrar novos mercados


Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Brasil amenizará efeitos do tarifaço com novos mercados, diz ministro

Costa Filho critica mistura de agenda política e econômica pelos EUA Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil Publicado em 09/08/2025 - 18:00 Brasília O ministro de Portos...

Prefeitura de Porto Velho altera cronograma do Processo Seletivo da Saúde

Ajustes no calendário visam garantir a análise criteriosa e transparente das etapas; confira as novas datas Mudança ocorre em razão do elevado número de inscritos,...

Sistema de QR Code é implantado pelo governo de RO para...

A novidade foi implementada pela Seduc em conjunto com a Coordenadoria de Tecnologia, durante a fase regional do evento Com o objetivo de garantir transparência...

Alex Redano entrega medalha do Mérito Legislativo a Nelson Willians em...

"Nelson é um exemplo de superação, de empreendedorismo e de compromisso com o bem comum", destacou Redano. A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero)...

Eucatur Urbano apresenta ações de ESG a congressistas e reforça compromisso com sustentabilidade

Programa iniciado em 2024 já gera impactos positivos entre colaboradores e reforça cultura de responsabilidade ambiental, social e de governança A Eucatur recebeu congressistas em...



























Pular para a barra de ferramentas