Sábado-13 de setembro de 2025 - Email: [email protected]

Coluna ESPAÇO ABERTO – Rondônia em alerta com “Brincadeira” estúpida que coloca a Vida de Adolescentes em Risco

Confira as notas do dia, por Cícero Moura.

11/06/2025 07h00
Por: Redação
bloomberg
bloomberg

PERIGO

Me chamou atenção a postura do Secretário de Segurança de Rondônia, Felipe Vital, ao se manifestar nas redes sociais sobre mais uma dessas brincadeiras estúpidas que podem matar ou causar danos irreversíveis a uma pessoa.

Via: Instagram

 

PERIGO 2

O alerta de Vital, compartilhado na Sesdec e em vários setores do governo, é de extrema importância e merece toda atenção dos pais ou responsáveis por crianças e adolescentes.

DISSEMINAÇÃO

Um comportamento extremamente perigoso tem se espalhado entre adolescentes e até mesmo crianças nas escolas brasileiras: o chamado “blackout challenge” — ou “desafio do apagão”, também conhecido entre os jovens como shouck ou brincadeira do desmaio.

Alunos da Escola Risoleta Neves durante ação (Foto: Assessoria/ Divulgação)

 

SEM AR

Trata-se de uma prática absurda, na qual os participantes interrompem voluntariamente a respiração ou aplicam pressão no pescoço até desmaiar.

EXTASE

O objetivo? Sentir uma suposta “sensação de euforia” ao voltar à consciência — isso quando voltam.

DANOS

Essa prática inconsequente já resultou em desmaios, quedas, ferimentos graves e até mortes em outros países.

COLÉGIOS

No Brasil, casos semelhantes têm sido registrados em escolas, com vídeos circulando nas redes sociais como forma de “desafio” e incentivo, o que torna o problema ainda mais grave.

GOVERNOS

A Secretaria de Segurança Pública de diversos estados tem emitido alertas aos pais, professores e responsáveis.

NÃO É BRINCADEIRA

O alerta é claro: esse não é um jogo, é uma prática de altíssimo risco que pode causar lesões neurológicas permanentes, paradas cardiorrespiratórias e até levar à morte por asfixia.

DIÁLOGO

É urgente que pais e educadores conversem com seus filhos e alunos sobre os perigos desse tipo de “brincadeira”.

MOBILIZAÇÃO

A omissão pode custar vidas. A escola também precisa estar atenta: é no ambiente escolar que muitas dessas práticas começam, ganham visibilidade e se espalham.

MEDIDAS

Vigilância, orientação e diálogo são as armas mais eficazes para conter essa ameaça silenciosa.

RISCO DE VIDA

Desafios como o blackout não são entretenimento, são atos de autoviolência disfarçados de diversão.

VULNERÁVEIS

A adolescência já é, por si só, uma fase de vulnerabilidade emocional. Incentivar ou permitir práticas como essa é contribuir para um cenário de dor e tragédia.

TRAGÉDIA

É dever de todos – pais, educadores, autoridades – impedir que uma “brincadeira” se torne um funeral.

RAUPP

O ex-senador Valdir Raupp esteve no Programa dos Dinossauros da SICTV, e deu uma declaração forte que agitou as redes sociais.

CANAL SIC TV

 

CONTRÁRIO

Raupp afirmou que não concorda com a indicação e apoio de Jair Bolsonaro  ao empresário Bruno Scheid,  de Ji-Paraná, para disputar o Senado Federal.

SEM PROPOSTA

O ex-senador aponta que o único projeto de campanha de Scheid “seria preparar uma futura “vingança” em nome de Jair Bolsonaro, para cassar ministros do STF.

CONFIRMOU 

Horas depois da declaração de Raupp, o próprio Scheid confirmou as insinuações. Gravou vídeo afirmando que uma de sua metas, se eleito, é realmente confrontar com o STF.

INCERTEZA

A questão é saber sem em 2026 Bolsonaro ainda terá força para “parir” Ets políticos, como aconteceu em 2018.

BOLSONARO

Falando no ex-presidente Bolsonaro, em depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF) ele  tentou afastar a acusação de tentativa de golpe e negou qualquer articulação com as Forças Armadas para interferir no resultado das eleições.

 

EXPLICAÇÃO

Ele admitiu ter assistido à apresentação da minuta de um decreto com medidas contra a Justiça Eleitoral, mas disse que o documento “não tinha cabeçalho” e foi “mostrado de forma rápida”.

URNAS

Também reafirmou desconfiança sobre as urnas eletrônicas, criticou decisões do TSE, declarou que não passou a faixa presidencial “porque não se submeteu” e afirmou que a reunião com militares “nunca ultrapassou as quatro linhas da Constituição”.

AI 5

Uma das coisas curiosas no depoimento de Bolsonaro foi ele ter chamado de “malucos”, os apoiadores do AI-5.

TERROR DA DITADURA

Fã declarado do coronel  Brilhante Ustra, essa fala do ex-presidente realmente revela que ele é uma cabeça que merece ser estudada. Não há o que não haja.

FRASE

Nenhum mentiroso tem uma memória suficientemente boa para ser um mentiroso de êxito.

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Prefeitura capacita guias de turismo e valoriza o patrimônio local

Serão quatro dias de capacitação, inclusive com aula de campo   Capacitação impulsiona o desenvolvimento social A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Turismo,...

Defesa Civil Municipal tranquiliza população do Cai N’Água após alerta de...

Equipes constataram vazamento na rede de água, mas sem maiores riscos aos moradores   Investigação indicou o vazamento em tubulações da Caerd Investigação indicou o vazamento em...

Segunda edição do Conexão Etnoturismo promove potencial turístico em comunidades indígenas...

O evento reuniu comunidades indígenas, gestores municipais, instituições parceiras e representantes da sociedade civil     O governo de Rondônia realizou, nos dias 10 e 11 de...

Ieda Chaves participa de eventos sobre reparação e bem-viver em Rondônia...

Parlamentar marca presença em audiência pública e na concentração da 1ª Marcha Estadual, destacando a importância da luta contra o racismo.   A luta por equidade...

CONSULTAS E EXAMES Prefeitura reforça cuidado com servidores e leva exames...

O atendimento de saúde preventiva reduz deslocamentos dos servidores até a capital Atendimentos incluem consultas médicas, aferição de pressão arterial, exames laboratoriais A Prefeitura de Porto...

Bolsonaro pode ser preso até dezembro se recursos forem rejeitados

Cumprimento das penas não é imediato porque réus ainda podem recorrer Andre Richter – Repórter da Agência Brasil Brasília O ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados...