Sábado-13 de setembro de 2025 - Email: [email protected]

AROM, SEAGRI, SEDUC e CISAN unificam esforços para fortalecer a alimentação escolar e criar um polo de negócios intermunicipal em Rondônia com o Selo SIM

Na manhã desta quarta-feira (22), em um importante movimento de articulação interinstitucional, a Associação Rondoniense de Municípios (AROM) reuniu representantes do Consórcio Intermunicipal de Saneamento da Região Central de Rondônia (CISAN), da Secretaria de Estado da Agricultura (SEAGRI) e da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) para discutir a implementação e os avanços do Selo de Inspeção Municipal (SIM). O encontro destacou o impacto positivo do Selo SIM-CISAN na ampliação da alimentação escolar e no fortalecimento da agricultura familiar.

O evento contou com a presença do Presidente da AROM, Hildon Chaves; do Vice-Presidente, prefeito Marcélio Brasileiro; do Presidente do CISAN, prefeito Gilliard dos Santos Gomes; do Superintendente do CISAN, Walleson Higor; do Secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo Batista; e das representantes da SEDUC, Elisângela Ferreira Moreira, Gerente de Programas de Alimentação Escolar (GPAE), e Maria Aucinete Nepomucena da Silva, Nutricionista Responsável Técnica.

Durante a reunião, o Superintendente do CISAN, Walleson Higor, fez uma apresentação detalhada sobre como o Selo SIM-CISAN está estruturado, incluindo os municípios que já possuem agroindústrias certificadas. Ele destacou que a possibilidade de abertura de um polo de negócios entre os municípios consorciados e as agroindústrias têm gerado grande entusiasmo. “Agora, as agroindústrias familiares podem comercializar seus produtos sem os riscos de apreensão e descarte. Isso legaliza o que já acontecia e traz segurança para esse importante setor da economia rondoniense”, afirmou Walleson.

Os impactos positivos do Selo SIM-CISAN também foram destacados, com 59 estabelecimentos e 215 produtos certificados, beneficiando diretamente pequenos produtores e abrindo novos mercados. “O Selo SIM não é apenas uma certificação, é uma garantia de qualidade e um incentivo ao desenvolvimento econômico local. Ele beneficia tanto os agricultores familiares quanto os estudantes da rede pública, que recebem alimentos mais saudáveis e seguros”, destacou Hildon Chaves, que também enfatizou a importância de um polo de negócios entre os municípios consorciados. “A criação de um polo de negócios é uma oportunidade de integrar e fortalecer a economia dos municípios, garantindo que as agroindústrias locais possam prosperar”, concluiu.

O vice-presidente da AROM, prefeito Marcélio Brasileiro, enfatizou a importância de estruturar o selo para produtos de origem vegetal. “Estamos caminhando para garantir que tanto os produtos de origem animal quanto os vegetais tenham qualidade assegurada. Isso fortalece a economia local e coloca Rondônia como referência no setor”, disse.

Por sua vez, o presidente do CISAN, prefeito Gilliard dos Santos Gomes, destacou a grandeza do programa e seu impacto para mais de 50% da população rondoniense. “O trabalho realizado através do CISAN e da AROM é essencial para viabilizar a comercialização de produtos das agroindústrias familiares. Estamos promovendo segurança alimentar e incentivando a agricultura familiar de forma concreta e eficaz”, afirmou.

Já o Secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo Batista, ressaltou a parceria com os municípios. “A SEAGRI está comprometida em apoiar as agroindústrias familiares para que atendam aos padrões do Selo SIM. Essa certificação abre portas para novos mercados e garante alimentos de qualidade na mesa dos rondonienses”, comentou.

Elisângela Ferreira Moreira, Gerente de Programas de Alimentação Escolar da SEDUC, reforçou a importância da integração do Selo SIM com a merenda escolar. “Estamos comprometidos em garantir que a alimentação escolar seja composta por alimentos de alta qualidade, incentivando a produção local e promovendo a segurança alimentar de nossos estudantes”, destacou.

Maria Aucinete Nepomucena da Silva, nutricionista responsável técnica da SEDUC, complementou. “O Selo SIM assegura não apenas a qualidade, mas também a diversidade dos alimentos que chegam às escolas, contribuindo para uma dieta equilibrada e nutritiva para os alunos”, afirmou.

A AROM destacou o trabalho do Grupo de Trabalho Interinstitucional como fundamental para articular ações entre os municípios, o Estado e as entidades parceiras. O grupo tem gerado resultados expressivos no fortalecimento da agricultura familiar e na promoção da economia local. “Essa articulação é a chave para que possamos unir esforços e alçar resultados ainda maiores. A parceria entre SEAGRI, SEDUC e CISAN é um exemplo de como trabalhar juntos em prol de Rondônia”, finalizou Hildon Chaves.

A AROM parabenizou o CISAN pelo sucesso do programa e reforçou o compromisso com a promoção de iniciativas que beneficiem as comunidades municipais e fortaleçam a cooperação entre os entes federativos.

Assessoria AROM

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Prefeitura capacita guias de turismo e valoriza o patrimônio local

Serão quatro dias de capacitação, inclusive com aula de campo   Capacitação impulsiona o desenvolvimento social A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Turismo,...

Defesa Civil Municipal tranquiliza população do Cai N’Água após alerta de...

Equipes constataram vazamento na rede de água, mas sem maiores riscos aos moradores   Investigação indicou o vazamento em tubulações da Caerd Investigação indicou o vazamento em...

Segunda edição do Conexão Etnoturismo promove potencial turístico em comunidades indígenas...

O evento reuniu comunidades indígenas, gestores municipais, instituições parceiras e representantes da sociedade civil     O governo de Rondônia realizou, nos dias 10 e 11 de...

Ieda Chaves participa de eventos sobre reparação e bem-viver em Rondônia...

Parlamentar marca presença em audiência pública e na concentração da 1ª Marcha Estadual, destacando a importância da luta contra o racismo.   A luta por equidade...

CONSULTAS E EXAMES Prefeitura reforça cuidado com servidores e leva exames...

O atendimento de saúde preventiva reduz deslocamentos dos servidores até a capital Atendimentos incluem consultas médicas, aferição de pressão arterial, exames laboratoriais A Prefeitura de Porto...

Bolsonaro pode ser preso até dezembro se recursos forem rejeitados

Cumprimento das penas não é imediato porque réus ainda podem recorrer Andre Richter – Repórter da Agência Brasil Brasília O ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados...