Banner

Banner
Banner
Banner

Sexta-feira, 03 de maio de 2024 - Email: [email protected]

Sexta-feira, 03 de maio de 2024 - Email: [email protected]


Vereadores e Saúde alertam para cuidados básicos importantes durante a pandemia em Vilhena

Para reduzir a taxa de contaminação, o fim das aglomerações é fundamental

Na pior fase da pandemia, o município apresenta números preocupantes em relação ao novo coronavírus. Desde o início da pandemia, já foram registrados 156 óbitos de vilhenenses e 49 de pessoas de outras cidades, tendo atualmente quase 800 pessoas contaminadas na cidade. Diante disso, vereadores e a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) alertam e pedem colaboração dos vilhenenses para a redução do número de infectados pelo vírus.

De acordo com os dados oficiais do boletim da covid-19 da Prefeitura de Vilhena, divulgado na última segunda-feira, 22, cerca de 9.454 vilhenenses já foram infectados pela doença, e atualmente 782 pessoas estão com o vírus ativo no corpo. O total de vítimas fatais do novo coronavírus em Vilhena já ultrapassou 200, considerando os vilhenenses e os residentes de outras cidades.

A Secretaria Municipal de Saúde enfatiza que esta nova onda pode ser controlada se houver uma união de todos para a redução dos casos. Cuidados básicos como uso da máscara, higienização das mãos e do ambiente de trabalho, manutenção do distanciamento social e outras, podem significar a diferença entre a vida e a morte, principalmente daqueles que são mais vulneráveis à doença e acabam sendo contaminados por assintomáticos.

Na última sessão da Câmara Municipal de Vereadores os vereadores Pedrinho Sanches e Sargento Damassa pediram a conscientização da população devido a recentes situações de aglomerações.

Damassa salientou que uma festa irregular ocorrida na cidade recentemente é um exemplo do descaso de muitos com as normas de prevenação. “Em uma festa com cerca de 50 jovens, a Polícia destinou várias viaturas para dispersar os foliões. Aí eu pergunto: onde estarão estes mesmos jovens daqui a 15 dias? Podem estar lá no Hospital, pedindo leito. Em Vilhena não está fácil. A UTI está lotada, precisamos que a população se cuide. Jovens, dá para esperar um pouquinho. Se seus familiares ficarem doentes, eles podem ir para os braços do Pai, e eu tenho certeza que ninguém quer isto. Temos que tomar cuidado, mais uma vez eu peço: jovens vilhenenses, vamos pôr a mão na consciência”, disse Damassa.

Logo em seguida, o vereador Pedrinho Sanches, falou dos dilemas causados pela pandemia e reforçou sobre a dedicação individual para o combate da doença. “Estamos diante de um problema de guerra, uma guerra silenciosa. Temos que enfrentá-la de pé, cada um de nós temos que ser responsável pelo momento que estamos vivendo, vamos nos cuidar”, concluiu Pedrinho.

RECURSO – Na mesma sessão, foram aprovados dois projetos de lei que destinam R$ 3,5 milhões para a Semus. O recurso será utilizado no combate à pandemia, para a aquisição de medicamentos, oxigênio, material de proteção e segurança, pagamento dos servidores lotados na Central de Atendimento à Covid-19, além da compra de uma impressora digital, visando à ampliação do serviço de radiologia no Hospital Regional de Vilhena.

De acordo com os profissionais de Saúde da Central, cada leito de UTI ocupado custa cerca de R$ 15 mil por dia. Há 20 leitos na Central e há vários meses a UTI covid-19 apresenta índice de lotação que varia entre 80% e 100%, exigindo um grande investimento da Prefeitura de Vilhena e também esforço por parte das equipes que atendem estes pacientes graves.

Semcom

AUTORIDADES ENDOSSAM QUE redução do contágio depende do esforço de todos



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Governo mantém Concurso Unificado em todo o país neste domingo (5)

Medidas serão adotadas para garantir participação de candidatos do RS Por André Richter e Pedro Rafael Vilela - repórteres da Agência Brasil - Brasília O governo...

INSS começa a pagar 13º antecipado a quem recebe acima do...

Pagamento para quem ganha um salário mínimo começou no último dia 24 Por Agência Brasil - Brasília Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do...

Rondônia evolui com cursos gratuitos e geração de vagas de empregos;...

Governo de Rondônia ajuda quem busca uma vaga no mercado de trabalho, por meio do serviço Geração Emprego   Rondônia tem o que comemorar nesta quarta-feira...

Projeto reforça valores e responsabilidade social com ações na Escola Estadual...

Projeto acontece desde 2019, e atende atualmente, 700 alunos na Escola Maria Carmosina Pinheiro   A cerimônia de abertura das atividades de 2024, do Projeto Polícia Militar na Escola, aconteceu...

Governo mantém Concurso Unificado em todo o país neste domingo (5)

Medidas serão adotadas para garantir participação de candidatos do RS Por André Richter e Pedro Rafael Vilela - repórteres da Agência Brasil - Brasília O governo...






















Banner

Banner




Pular para a barra de ferramentas