Quinta-feira-11 de setembro de 2025 - Email: [email protected]

IBGE divulga distribuição de leitos, equipamentos médicos e profissionais de Saúde em todo o país

RIO DE JANEIRO – Em parceria com Fundação Oswaldo Cruz, órgão vinculado ao Ministério da Saúde, o IBGE divulgou nesta semana a distribuição de UTIs, respiradores, médicos e enfermeiros em todos os estados do país. As informações já estão disponíveis na internet.

O órgão também mapeou a distribuição de idosos e domicílios em que três pessoas ou mais dividem o mesmo dormitório. Segundo especialistas de saúde, a concentração de pessoas sob o mesmo teto favorece o contágio ao novo coronavírus. Todas essas informações divulgadas pelo IBGE vão poder usadas no combate à Covid-19 em estados e municípios.

O ministro Nelson Teich destaca a importância da existência de um banco de dados com informações de leitos e equipamentos médicos disponíveis no Brasil.

“Vamos trabalhar na entrega de leitos, EPIS e respiradores. Por exemplo, mapeamos o que temos em estoque e o que vamos receber dos fornecedores. Assim, ajustamos a distribuição de acordo com a necessidades mais urgente dos estados”.

O levantamento de dados do IBGE tem como base e o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde 2019 (DataSUS), que engloba informações das redes pública e privada. Segundo o IBGE, em 2019, o Distrito Federal é a unidade federativa com o maior número de leitos de UTI, respiradores, médicos e enfermeiros por 100 mil habitantes.

O IBGE também constatou que quase 10% da população brasileira reside em domicílios com uma densidade de moradores por dormitório superior a três pessoas. Segundo o ministro da Saúde, entender como a Covid-19 afeta pessoas de diferentes classes sociais tem sido uma importante ferramenta no combate à doença.

“Começamos a perceber que a lógica da doença nas diferentes cidades, dependendo do nível social, pode variar como funciona, como evolui. Isso também vai ajudar a desenhar programas de cuidado”.

Desde abril, o Ministério da Saúde habilitou mais de 3,2 mil leitos, em 23 estados e no Distrito Federal. No último final de semana, a pasta também distribuiu 100 respiradores em quatro estados.

Os mapas interativos do IBGE estão disponíveis no site:  covid19.ibge.gov.br. E, para mais informações sobre a Covid-19, acesse coronavirus.saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal. Pátria Amada, Brasil.

Repórter Paulo Oliveira, da AgênciadoRádio

 

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Com serviço de sensibilização, Rondônia é destaque no Brasil na efetivação...

Rondônia está em  1º lugar na região Norte e em 3º no Brasil com maior quantidade de órgãos doados   O Setembro Verde, mobilização dedicada a reforçar...

TRÂNSITO Novo semáforo instalado no cruzamento da Calama com Lauro...

Medida foi necessária devido ao grande fluxo de veículos no local Medida foi necessária devido ao grande fluxo de veículos no local Com o objetivo de...

Banda Musical Laio e alunos da Escola Nações Unidas são homenageados...

  Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro   Como forma de agradecimento, receberam certificados que foram entregues pelo prefeito de Porto Velho,...

Emenda de Ezequiel Neiva fortalece saúde pública de Machadinho do Oeste

Recurso já está na conta da prefeitura municipal para compra de ambulância.     Ezequiel Neiva tem intensificado sua ação na região de Machadinho do Oeste (Foto:...

Nova Brasilândia: produtores recebem títulos rurais com apoio de Cirone Deiró

Deputado apoia o trabalho de regularização, com a viabilização de uma emenda no valor de R$ 200 mil.   Parlamentar citou a entrega dos títulos, como...