Quarta-feira, 23 de outubro de 2024 - Email: [email protected]

Quarta-feira, 23 de outubro de 2024 - Email: [email protected]


Deputado Ezequiel Neiva defende projeto que repõe desconto de policiais militares e bombeiros da reserva

O deputado estadual Ezequiel Neiva (PTB) usou a tribuna, na sessão ordinária desta quarta-feira (29), para defender o projeto de lei, de autoria do Executivo, que repõe o desconto de policiais militares e bombeiros da reserva, encaminhado à Assembleia Legislativa através da mensagem 70/20.

Segundo o deputado, com a reforma da Previdência, os policiais militares e os bombeiros, que recebem até o teto do INSS, que foram para a reserva remunerada, saíram do Iperon e vieram para a chamada ‘fonte 100’ do Governo.

“Com essa medida, os policiais militares e os bombeiros, que estão na reserva remunerada passaram a ter um desconto de 9% nos seus vencimentos. É importante informar que, quando vão para a reserva, esses servidores perdem gratificações e auxílios. O projeto do Executivo cria uma vantagem pessoal, para repor esse valor que é descontado. Gostaria que a matéria fosse colocada em pauta”, destacou.

O deputado Ismael Crispin (PSB) citou que há uma perda de fato. “Mas, há uma situação semelhante na Polícia Civil (a irredutibilidade), que se arrasta há anos, e o Governo não tem a mesma disposição em atender. Seria importante que houvesse essa correção também para os policiais civis. De ante mão, deixo claro meu apoio ao projeto em favor dos policiais militares e bombeiros”, destacou.

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), levantou questão de que benefícios deveriam ser votados em conjunto, quando possível, para todas as categorias: polícias civil e militar e bombeiros.

Novamente, Neiva disse que “não há perda para o Governo, mas uma correção. Não se trata de um aumento para os policiais da reserva, mas se evita a perda nos vencimentos”.

O deputado Adelino Follador (DEM) disse que é a favor do pleito dos militares da reserva, mas salientou que também é preciso apoiar os policiais civis. “Se a matéria for votada na próxima sessão, contemplando aos militares, bombeiros e incluindo a irredutibilidade da Polícia Civil, não teria nenhum prejuízo, ao meu ver”.

O deputado Jair Montes (Avante) sugeriu que a matéria fosse votada na sessão da próxima semana e disse que “policiais militares e bombeiros já estão garantidos na lei e falta agora incluir os policiais civis. Que fique claro que essa é uma ação de todos os deputados dessa legislatura, para que ninguém de fora tente aparecer como autor ou ‘pai’ dessa matéria”.

Ezequiel Neiva concordou em votar a matéria na semana seguinte, em acordo com todos os parlamentares. Laerte Gomes pediu então que o líder do Governo, deputado Eyder Brasil (PSL) e os demais deputados da base, possam interceder junto ao Executivo, para que envie o projeto incluindo a irredutibilidade dos policiais civis, para ser votado na próxima sessão.

 

 

 

Texto: Eranildo Costa Luna-ALE/RO

Foto: Marcos Figueira-ALE/RO



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Audiência Pública em Ariquemes Reúne População em Revolta Contra a Energisa

Na noite desta segunda-feira (21/10), Ariquemes foi palco de uma audiência pública histórica que reuniu mais de 400 cidadãos no auditório do Ministério Público. O...

Pedro Fernandes recebe prefeito e vice-prefeito eleitos de Rio Crespo e...

Parlamentar informou ainda sobre o pagamento da emenda de sua autoria no valor de cem mil. O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) recebeu em seu...

1ª Feira Tecnológica Robustas Amazônicos será um marco para a cafeicultura...

Durante o evento, acontecerá também a 9ª edição do concurso de qualidade e sustentabilidade do café - Concafé.   22/10/2024 17:35   Deputado Jean Mendonça (Foto: Secom ALE/RO) O...

Inscrições para o chamamento para comerciantes trabalharem no Natal Porto Luz...

Documentação deve ser entregue na Semusb dentro do prazo estabelecido   Documentação deve ser entregue em um envelope lacrado no Departamento de Posturas Urbanas Documentação deve ser...

Laerte Gomes garante R$ 1 milhão para custeio de cirurgias eletivas...

Parlamentar atendeu solicitação do prefeito prefeito Célio Lang com apoio do vereador eleito Lourival. O recurso orçado em R$ 1 milhão, que já está empenhado,...

Cláudia de Jesus destaca regularização fundiária no setor chacareiro do aeroporto de Ji-Paraná

  Parlamentar informou que o governo federal autorizou o início dos trâmites para regularizar a área.   Durante a sessão ordinária desta terça-feira (22) na Assembleia Legislativa de...
























Banner




Pular para a barra de ferramentas