Domingo, 13 de julho de 2025 - Email: [email protected]

Presidente Laerte Gomes afirma que agirá para acabar com cartel dos laticínios em Rondônia

Presidente Laerte Gomes afirma que agirá para acabar com cartel dos laticínios em Rondônia

Parlamentar afirma que empresas têm incentivos ficais, enquanto as famílias do campo não cobrem os custos da produção

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), no pequeno expediente da sessão ordinária de terça-feira (28), parabenizou o Governo pela Rondônia Rural Show, considerado um sucesso de negócios e de público. Ele também disse estar disposto a agir para acabar com o cartel dos laticínios existente no Estado.

O parlamentar registrou a revolta dos produtores de leite e disse ter visto as notas fiscais apresentada por um casal, verificando que alguns laticínios pagam R$ 0,90 pelo litro, enquanto outros pagam R$ 0,85.

“O laticínio Italac paga um pouco mais, mas há dois meses não manda nota fiscal para o produtor, somente um papel. É por isso que nos últimos dois anos houve uma queda de 25% no setor. Se não for feito algo pelo Estado agora, vai cair mais”, alertou.

Laerte disse já ter conversado com o governador Marcos Rocha para irem até a Cooperativa Agropecuária do Noroeste do Mato Grosso Ltda (Coopnoroeste), em Araputanga (MT), buscar um modelo para que o produtor possa sair das mãos dos laticínios.

“Enquanto as indústrias têm de 90% a 95% de isenção de impostos, o produtor não tem nenhum incentivo. O que se ganha não cobre os custos de produção. Precisamos rever essa questão. O leite é um dos principais produtos que aquece o comércio, principalmente nas pequenas e médias cidades de Rondônia”, acrescentou o parlamentar.

Ele disse, ainda, que a Assembleia Legislativa está ao lado dos produtores, e assim os parlamentares farão tudo o que tiver que ser feito. “O governador está o lado produtores, vamos agir unidos para resolver o problema”, especificou.

O presidente Laerte Gomes afirmou que não pode aceitar o cartel de laticínios liderado pelo Grupo Italac. “Vamos encarar esse cartel, porque a conta não fecha. Leite e derivados estão cada vez mais caros nos mercados e os produtores estão ganhando pouco”, detalhou Laerte.

Ainda sobre a Rondônia Rural Show, o presidente da Assembleia disse esperar que também seja um sucesso de resultados. “Parabéns ao governador Marcos Rocha e ao secretário de Agricultura, Evandro Padovani, que estiveram todos os dias acompanhando a programação”, destacou.

O parlamentar também agradeceu aos colegas deputados que participaram da sessão itinerante realizada na Rondônia Rural Show. Ele disse que conversou muito com o governador Marcos Rocha e que o convívio foi importante. “Rondônia vai avançar”, assegurou.

Texto: Nilton Salina-Decom-ALE-RO

Foto: José Hilde-Decom-ALE-RO



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

MAIS DIGNIDADE E CUIDADO Projeto da Prefeitura de Porto Velho...

Projeto encaminhado para a Câmara assegura direito à conversão da licença-prêmio em recurso financeiro   Projeto garante que os servidores tenham respaldo legal para acessar recursos...

TURISMO ECOLÓGICO Parque Natural de Porto Velho: um refúgio verde...

Com 390 hectares de mata preservada, trilhas ecológicas, museu da fauna amazônica e distribuição de mudas       No coração da zona norte de Porto Velho, ao...

MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO Nova Agência Reguladora fortalece fiscalização e impulsiona o...

  ARDPV é fruto da reforma administrativa e representa um novo ciclo de transparência, eficiência e planejamento estratégico Para Oscar Netto, a atuação da Agência é...

SUPERINTENDÊNCIA Com nova estrutura, Defesa Civil de Porto Velho amplia...

A pasta com orçamento próprio será ordenadora das próprias despesas e terá mais independência nas ações   Reestruturação administrativa visa modernizar e tornar a gestão pública...

ASSISTÊNCIA TÉCNICA Nova sede da Emater entregue pelo governo de RO em Alta Floresta d’Oeste une tecnologia e apoio direto...

Novo escritório da Emater-RO, conta com uma estrutura moderna, acessível e mais confortável     Repleto de cadeias produtivas, com destaque para a cafeicultura, bovinocultura, piscicultura e...