Projeto realizado com apoio da Lei Paulo Gustavo destaca como a moda reflete a cultura e a história em Rondônia.
Com o objetivo de promover um diálogo entre moda e cultura em Rondônia, o projeto do videocast “Moda e Cultura: Um Diálogo em Rondônia” está sendo produzido em Vilhena. A iniciativa é coordenada pela estudante de moda Nívea Louize Martins do Carmo Silva e propõe uma reflexão sobre como as manifestações culturais influenciam o modo de vestir e como a moda, por sua vez, se torna símbolo de identidade e resistência.
O videocast, com duração de cinco minutos, conta com acessibilidade garantida através de interpretação em Libras e reúne entrevistas com profissionais da área. A produção aborda práticas e, principalmente, o valor histórico e cultural que a moda carrega em Vilhena e em outras localidades do estado.
De acordo com Nívea Louize, a ideia do projeto surgiu a partir da necessidade de valorizar a diversidade cultural local, especialmente em tempos em que a globalização tende a homogeneizar comportamentos e estilos. Para ela, a moda transcende o vestuário e se consolida como uma ferramenta de expressão social, representando valores, histórias e tradições.
“Queremos mostrar que a moda em Rondônia também é cultura, também é história e resistência. As pessoas se expressam por meio da moda, e esse diálogo precisa ser evidenciado”, afirma a produtora.
Além de fomentar o debate sobre a construção da identidade regional, o videocast também busca valorizar o trabalho de profissionais do setor no estado, promovendo o reconhecimento de talentos locais e fortalecendo a cena cultural.
O projeto foi selecionado pelo Edital nº 1/2024/SEJUCEL-SIEC – LPG – Audiovisual – Bolsas para Artes em Vídeo, por meio da Lei Paulo Gustavo, reforçando o compromisso com a promoção da cultura e o incentivo às produções audiovisuais em Rondônia.
Texto e foto: Assessoria