Por Redação Site Acontece RO
Decisão da Justiça Eleitoral muda composição da Câmara Municipal
Após determinação da Justiça Eleitoral, a Câmara Municipal de Vilhena-RO, convocou a vereadora Oziane Germiniano do Partido União Brasil para tomar posse em caráter oficial. A convocação ocorreu após o recálculo dos votos das eleições municipais de 2024, que resultou na reconfiguração da distribuição das cadeiras do Legislativo.
Conforme comunicado assinado pela Diretoria de Comunicação da Casa de leis vilhenense, o novo cálculo foi em decorrência da saída de Gabriel Graebin e que a mesma não está relacionada à sua atuação parlamentar, mas sim a um problema partidário. O PRD, legenda pela qual foi eleito, teve todos os seus votos anulados por irregularidades na campanha eleitoral, motivo pelo qual ensejou a posse da nova vereadora para assumir a cadeira.
Com a decisão, a vereadora Oziane Germiniano passa a ocupar a vaga anteriormente atribuída ao ex vereador Gabriel Graebin.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Rondônia, a recontagem dos votos considerou os coeficientes eleitorais e partidários, o que alterou diretamente a composição da Casa, onde haverá mudança até na mesa diretora onde Graebin ocupava o cargo de segundo secretário. A diplomação da nova vereadora ocorreu na última terça-feira, e a cerimônia de posse está marcada para acontecer a partir de segunda-feira, 01 de setembro, a partir das 19:00 horas em sessão ordinária no plenário da Câmara Municipal.
Em nota, Oziane Germiniano, afirmou estar “pronta para representar a população com responsabilidade e compromisso” e disse que a decisão reforça a importância da Justiça Eleitoral no processo democrático.
A mudança impacta diretamente a bancada partidária na Câmara, fortalecendo a representação do União Brasil e podendo alterar a correlação de forças em votações importantes.
O presidência da câmara declarou que a posse será conduzida com total respeito à legalidade e à decisão judicial, ressaltando que a Casa está preparada para garantir uma transição tranquila e respeitosa.
Esta não é a primeira vez que um recálculo de votos altera o quadro de vereadores eleitos. Casos como esse evidenciam a relevância dos trâmites judiciais no processo eleitoral e a importância da regularidade das candidaturas e coligações.