Segunda-feira-15 de setembro de 2025 - Email: [email protected]

Subestação da Energisa em Alvorada do Oeste revigora esperança de desenvolvimento econômico para a região

ALVORADA DO OESTE – A entrada em funcionamento desde o último fim de semana da subestação de energia elétrica inaugurada pela Energisa chega como um novo alento para a economia do município. O expressaorondonia.com.br ouviu algumas lideranças políticas e empresarias do município e constata o otimismo em relação ao impulso econômico e no desenvolvimento que a energia limpa e segura leva a região. Com a entrada em funcionamento da subestação, o município passa a receber energia do linhão que percorre todo o trajeto da BR-364 – a partir de Presidente Médici – e passa a integrar o sistema nacional de distribuição de energia. Outra vantagem, apontada por empresários locais, é o fim da operação de uma usina termoelétrica movida a óleo diesel, que foi desligada definitivamente.

Criado em 1986, há 34 anos, o município de Alvorada do Oeste, por falta de energia elétrica “confiável” viu secar seu parque industrial e, apesar de sua localização em posição estratégica na rodovia BR-429, ligação da 364 com o Vale do Guaporé, recebia muitos pedidos de informações de empresários que pretendiam se instalar ali, mas todos os projetos esbarraram no desalento.

Agora, com a chegada do sistema interligado, obra que a Energisa acabou de instalar, com investimento de R$ 44 milhões, a expectativa é de que a luz faça com que o investidor retorne, oportunizando mais empregos e empresas. Conforme o prefeito José Walter resumiu, a chegada do sistema interligado “era sonho da população, porque o sistema à diesel tinha muitos problemas, especialmente o da confiabilidade e era onde nós levávamos prejuízo”.

“O empresário vinha aqui, apresentava o projeto, mas não se instalava. E a razão era sempre a mesma: nosso parque gerador de energia era movido à óleo diesel, não tínhamos o suficiente para garantir o funcionamento das indústrias”, lembra o prefeito José Walter.

Na área empresarial a implantação do sistema gerenciado pela Energisa, conforme o presidente da Associação Comercial e Industrial, Cleber Costa,  representa “uma forte esperança de que nosso município retorne a ser uma potência econômica, que as empresas que saíram retornem, que outras que desistiram possam se instalar conosco e que mais outras venham, gerando emprego e incentivando a economia local”.

O líder empresarial vê no novo sistema “uma vitória para a população que há muitos anos queria ver chegada a energia das nossas hidrelétricas, e isso certamente vai representar desenvolvimento” disse, acrescentando, ao final, esperar que a anunciada economia de custos, superior a 35 milhões de reais/ano, possa ajudar a abater o custo do fornecimento ao consumidor”.

Para Geovani Tomiazzi, gerente da Emater em Alvorada, “isso é muito bom porque dará a segurança energética ao morador do município, vai atrair investimentos, beneficiando o pequeno produtor, “e acabar com a desculpa de que um empresário não se instale só porque a energia não é confiável o que já nos fez perder indústrias de laticínio, de curtume, de frigorífico e outras”.

Agora, com a chegada do sistema interligado, obra que a Energisa acabou de instalar, a expectativa é que a luz faça com que o investidor retorne. “Num momento como estamos vivendo, com a ameaça constante do coronavírus, chegar uma boa notícia assim aumenta muito a autoestima da população e faz bem para todos”, disse a professora Roberta de Oliveira.

Outro fator que duas pessoas comentaram considerando muito positivo, foi a energia fornecer uma luminosidade maior, o que “melhora a segurança da cidade”, e vai dar aos estudantes do turno noturno melhores condições para as aulas.

A reportagem do expressaorondonia.com.br tentou e não conseguiu ouvir a opinião do ex-prefeito de Alvorada e atual presidente da Assembleia Legislativa deputado Laerte Gomes.

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

MAIS EDUCAÇÃO INFANTIL Semed convoca pais para efetivar matrículas da 4ª chamada do programa

Chamamento é direcionado aos pais ou responsáveis de crianças inscritas   Secretaria busca garantir que todas as vagas disponíveis sejam preenchidas A Secretaria Municipal de Educação (Semed)...

Assembleia aprova R$ 3,7 milhões para compra de medicamentos

Verba vai para o Fundo Estadual de Saúde em acordo com o Consórcio Brasil Central. A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou nesta semana, por...

Defesa Civil Municipal tranquiliza população do Cai N’Água após alerta de...

Equipes constataram vazamento na rede de água, mas sem maiores riscos aos moradores   Investigação indicou o vazamento em tubulações da Caerd Investigação indicou o vazamento em...

Segunda edição do Conexão Etnoturismo promove potencial turístico em comunidades indígenas...

O evento reuniu comunidades indígenas, gestores municipais, instituições parceiras e representantes da sociedade civil     O governo de Rondônia realizou, nos dias 10 e 11 de...

Ieda Chaves participa de eventos sobre reparação e bem-viver em Rondônia...

Parlamentar marca presença em audiência pública e na concentração da 1ª Marcha Estadual, destacando a importância da luta contra o racismo.   A luta por equidade...

Junta Comercial de Rondônia Comemora 59 Anos com Recorde de Abertura de Empresas e Avanços na Modernização dos Serviços

  Por redação Na próxima terça-feira, 16 de setembro de 2025, a Junta Comercial do Estado de Rondônia (JUCER) celebra 59 anos de existência, consolidando-se como...