Por Redação
Nesta sexta-feira, 08 de agosto, a Subprocuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Porto Velho realizou uma importante sessão solene para debater a violência constante contra as mulheres, dentro das ações do “Agosto Lilás”. O evento, que aconteceu às 9h, é uma iniciativa da vereadora Ellis Regina, que busca engajar a comunidade e autoridades na conscientização sobre os direitos das mulheres e no combate à violência doméstica.
O mês de agosto é marcado pela campanha Agosto Lilás, que visa alertar a população sobre a necessidade de combater a violência de gênero, especialmente em casa. Durante o evento, diversos representantes de órgãos e entidades que atuam diretamente no enfrentamento à violência contra a mulher estiveram presentes, incluindo membros do Ministério Público (MP), Polícia Civil, Tribunal de Justiça, OAB-RO e também a deputada estadual Ieda Chaves e organizações assistenciais.
“Há muitas estatísticas divulgadas sobre agressões sofridas por mulheres, seja em nível municipal, estadual ou nacional, mas todas apontam para uma mesma realidade: uma verdadeira covardia, onde mulheres são barbarizadas por seus parceiros. Essa é uma luta que todos nós devemos enfrentar”, afirma a vereadora Ellis Regina.
A campanha do Agosto Lilás também visa promover a divulgação da Lei Maria da Penha, que garante proteção legal às mulheres vítimas de violência doméstica. Além disso, a vereadora destacou a importância da participação ativa da sociedade nesse processo de conscientização e apoio, com ênfase na denúncia das agressões e no suporte às vítimas, muitas vezes mães de famílias em situação de vulnerabilidade.
A criação da Subprocuradoria Especial da Mulher, um marco na Câmara Municipal de Porto Velho, reflete o compromisso em ampliar a atuação em defesa dos direitos das mulheres. O objetivo dessa Subprocuradoria é, entre outras coisas, acompanhar e fiscalizar políticas públicas voltadas ao combate à violência doméstica e à promoção da igualdade de gênero.
O trabalho da Subprocuradoria também abrange áreas como a assistência às mulheres em situação de vulnerabilidade e a promoção de campanhas educativas sobre direitos e proteção. Durante a sessão solene, a sociedade teve a oportunidade de ouvir relatos e experiências de autoridades e especialistas no tema, proporcionando uma visão mais clara da realidade que muitas mulheres enfrentam diariamente.
“Nosso objetivo é conscientizar cada vez mais sobre a violência contra a mulher. É um trabalho que começamos há algum tempo e que tem crescido bastante, mas precisamos envolver todos nessa luta. É fundamental denunciar sempre as agressões e oferecer apoio humanitário às mulheres, que na maioria das vezes são mães de baixa renda e totalmente vulneráveis”, destaca a vereadora.
A sociedade tem demonstrado grande interesse em ações de combate à violência de gênero. A Defensoria Pública do Estado de Rondônia, por meio do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM), tem participado ativamente de audiências públicas, reforçando o compromisso da sociedade civil na criação e fortalecimento da Subprocuradoria da Mulher.
A sessão solene representou um espaço de reflexão e mobilização para que, juntos, os cidadãos e autoridades de Porto Velho possam buscar soluções mais eficazes no combate à violência contra a mulher e no fortalecimento de políticas públicas de proteção e igualdade de gênero.
Site Acontece RO