Um maçom rondoniense de 64 anos, é o mais novo membro do seleto grupo de imortais da maçonaria regular brasileira. O professor e jornalista Paulo Ayres de Almeida foi empossado membro da Academia Maçônica de Ciências, Letras e Artes da Confederação Maçônica do Brasil, em 02 de agosto de 2024, durante sessão solene realizada na cidade de Natal – Estado do Rio Grande do Norte.
A cerimônia realizada no “rigor maçônico”, foi coordenada pelo presidente da AMCLA, irmão Antônio Teixeira de Medeiros, a quem coube efetivar a investidura do novo acadêmico. Prestigiaram a sessão solene, o irmão Fernandes Lucas da Costa, sereníssimo grão-mestre do Grande Oriente do Estado de Rondônia; o irmão Franknoly Neto Gonzales, sereníssimo grão-mestre adjunto e respondendo pela Secretaria de Relações Exteriores do GOR; e o soberano grão-mestre da COMAB, irmão Cristian Flores.
O evento faz parte da 122ª Assembleia Geral Ordinária da Confederação Maçônica do Brasil, convocada pelo irmão Cristian Flores, sereníssimo grão-mestre do Grande Oriente do Estado do Paraná e presidente da COMAB. O evento contou com a presença de autoridades maçônicas, além de delegações dos grandes orientes estaduais.
O primeiro maçom rondoniense a fazer parte da Academia Maçônica de Ciências, Letras e Artes – AMCLA, Paulo Ayres de Almeida é natural de Porto Velho/Rondônia. Ele iniciou seus estudos no Grupo Escolar Samaritana (extinto) e na sequência foi aluno do então Colégio Normal Carmela Dutra, onde obteve a formação de magistério.
HISTÓRICO DO MAIS NOVO IMORTAL
Antigo servidor público estadual, com notáveis serviços prestados ao Território Federal de Rondônia e posteriormente ao Estado de Rondônia, Paulo Ayres é detentor das seguintes condecorações: Medalha do Mérito Cultural e Medalha do Mérito Legislativo. Com expertise em várias atividades, o novo imortal é professor, jornalista, radialista, consultor em gestão de recursos humanos, e ainda, consultor em ouvidoria e gestão ética na administração pública. Atualmente ocupa o cargo de técnico legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia. Tem 47 anos de atividades no serviço público.
Na maçonaria, foi iniciado aprendiz maçom no dia 24 de maio de 1997 na Loja Maçônica Verdade, jurisdicionada ao Grande Oriente de Rondônia – Grande Oriente do Brasil. Após cumprir interstícios e ser aprovado nos trabalhos apresentados, foi elevado a companheiro maçom em junho/1998 e posteriormente exaltado mestre maçom em maio/1999.
Na condição de mestre maçom exerceu inúmeros cargos em loja, com destaque para o cargo de mestre de cerimônia. Posteriormente foi nomeado para o importantíssimo cargo de Grande Conselheiro do Grande Oriente do Estado de Rondônia.
Com a implantação do Rito Adonhiramita em Porto Velho, Paulo Ayres adotou a Maçonaria Adonhiramita, vindo a integrar a Loja Maçônica Sabedoria do Oriente, onde exerceu inúmeros cargos e missões. Ele teve atuação destacada na estruturação do rito, e ainda, foi membro da comissão instaladora da loja de perfeição do Rito Adonhiramita.
Com a fundação e instalação do Grande Oriente do Estado de Rondônia jurisdicionado a Confederação Maçônica do Brasil, Paulo Ayres aceitou o convite e veio a fundar e instalar a Loja Maçônica Fraternidade Rondoniense, funcionando no Rito Adonhiramita. Nessa condição foi guindado ao cargo de Venerável Mestre.
Mestre maçom e Mestre Instalado, Paulo Ayres aceitou a missão de ser posteriormente venerável mestre da Loja Maçônica Madeira Mamoré, funcionando no Rito Escocês Antigo e Aceito – REAA. No Grande Oriente de Rondônia – GOR, atualmente é membro ativo e regular da Loja Maçônica Rio Madeira – Rito Moderno, exercendo os cargos de tesoureiro-adjunto e orador-adjunto. O mais novo acadêmico é detentor dos seguintes graus superiores (filosóficos): Cavaleiro Kadosh no Rito Adonhiramita e no Rito Escocês Antigo e Aceito.
AGRADECIMENTOS
O acadêmico Paulo Ayres manifestou após a sessão solene, seu agradecimento aos irmãos do Grande Oriente de Rondônia, e, em especial ao irmão Fernandes Lucas da Costa, sereníssimo grão-mestre do Grande Oriente do Estado de Rondônia; e ao o irmão Franknoly Neto Gonzales, sereníssimo grão-mestre adjunto e respondendo pela Secretaria de Relações Exteriores do GOR. “Só gratidão a esses dois valorosos e amados irmãos,” disse.
Encerrou declarando: “Gratidão, humildade e regozijo são as palavras que definem meu sentimento neste dia, ao passar a integrar a honrosa e magnânima Academia Maçônica de Ciências, Letras e Artes. O importante é estarmos conscientes de que, quando tocamos em algo, deixamos a nossa impressão digital. Quando tocamos a vida das pessoas, deixamos com ela a nossa individualidade. Por isso entendo a importância estratégica de contarmos com uma instituição literária, voltada a difusão do conhecimento e da cultura. Além de incentivar e apoiar a ciência. Assim sendo, amados irmãos, a oração inicial é de agradecimento ao Grande Arquiteto do Universo, pela oportunidade de crescimento que me dá a cada novo dia, e poder testemunhar o seu Amor que tem por nós, seus filhos. Por avivar a importância do engrandecimento da Maçonaria, principalmente nos dias atuais.”
Fonte: Assessoria ICR