Está em tramitação no município de Porto Velho um projeto de lei de autoria do vereador Marcos Combate (AGIR), que visa incentivar empresas oriundas de outros Estados prestadoras de serviços na capital a destinar parte de seus recursos para a contratação de jovens aprendizes. O objetivo principal é fortalecer a inclusão social e profissional dos jovens, oferecendo-lhes uma oportunidade de capacitação e experiência no mercado de trabalho.
O projeto propõe que as empresas que prestam serviços ao município possam investir uma porcentagem de seus recursos financeiros em programas de aprendizagem, direcionados a jovens, seguindo os protocolos de faixa etária. O investimento poderá ser utilizado para financiar cursos de qualificação e garantir vagas para o programa de Jovem Aprendiz, um modelo de contratação que combina formação teórica com a prática no ambiente de trabalho.
De acordo com o vereador, a justificativa para a criação dessa legislação é que a inclusão de jovens no mercado de trabalho desde cedo não só beneficia os próprios jovens, como também contribui para o fortalecimento da economia local. Além disso, essa ação pode servir como um estímulo para empresas a se comprometerem com a responsabilidade social, contribuindo para a formação de uma nova geração de profissionais qualificados.
Essa iniciativa, além de estabelecer uma cooperação entre a administração pública e o setor privado, permitirá que as empresas cumpram uma função social ao promoverem a empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade. A medida é uma forma de engajamento no desenvolvimento de políticas públicas que favoreçam a inclusão e a igualdade de oportunidades, uma vez que muitos jovens ao iniciar suas atividades encontram dificuldades ao ingressar no mercado de trabalho.
Para o parlamentar que defende com veemência juntamente com seus pares esse importante projeto na Câmara Municipal portovelhence, a expectativa é que essa demanda além de impulsionar a mudança significa na vida dos jovens, trará benefícios sociais, fomentando a economia do município, sendo uma ferramenta eficaz para reduzir a desigualdade social da região.
Esse projeto de lei é uma promessa de campanha do vereador Marcos Combate que sempre lutou pelos direitos de igualmente e cidadania. A proposta foi aprovada na casa de leis e seguirá os trâmites para sua efetivação e execução.
Redação Site Acontece RO