Encontro acontece nesta quinta-feira (4), na Câmara de Vereadores; objetivo é aproximar a Alero da comunidade e discutir projetos de interesse regional.
Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), realizada na tarde desta terça-feira (2), o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), deputado estadual Delegado Lucas (PP), usou a tribuna para convidar a população de Vilhena e municípios vizinhos para a terceira edição da CCJR Cidadã, marcada para 4 de setembro, na Câmara de Vereadores.
O parlamentar ressaltou que o encontro será uma oportunidade ímpar para estudantes e representantes da sociedade civil acompanharem, de perto, o funcionamento da comissão, participarem dos debates e apresentarem sugestões.
Segundo Delegado Lucas, a reunião em Vilhena busca aproximar a Alero da comunidade e dar visibilidade a projetos de interesse da região que tramitam na Casa de Leis.
“Queremos levar a CCJR até onde está o cidadão, criando um ambiente de diálogo, participação e construção coletiva. Em Vilhena, não será diferente: vamos abrir espaço para a comunidade acompanhar nossos trabalhos e contribuir com ideias que fortaleçam a democracia e a transparência legislativa”, afirmou o deputado.
Idealizada pelo atual presidente da comissão, a CCJR Cidadã tem como propósito ampliar a participação popular nas discussões sobre os projetos analisados pela CCJR. As duas primeiras edições itinerantes ocorreram em Cacoal e Rolim de Moura, reunindo acadêmicos, profissionais e lideranças locais.
O que a CCJR Cidadã debate?
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação é o colegiado responsável por verificar a legalidade, a constitucionalidade e a técnica legislativa dos projetos antes de eles seguirem ao plenário.
Nas reuniões ordinárias da CCJR, realizadas todas as terças-feiras na Alero, cada proposta é lida, distribuída para relatoria e debatida pelos sete membros do colegiado. A CCJR Cidadã replica esse mesmo rito, com a diferença de que acadêmicos e a comunidade local podem acompanhar a análise e participar da discussão de projetos que impactam diretamente a região onde a reunião ocorre.
Por se tratar de encontros itinerantes, a pauta prioriza iniciativas ligadas às demandas locais, com temas que incluem saúde, educação, infraestrutura e segurança pública.