O deputado estadual Geraldo da Rondônia (PSC), em um pronunciamento realizado na Tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia no ano passado, tornou a tecer críticas recentemente relacionadas à sua fala em plenário, que apontava o comportamento omisso do antigo prefeito de Ariquemes, Tiago Flores, no tocante ao agravamento do aumento de casos do novo coronavírus no município.
De acordo com o parlamentar, esses fatores estavam atrelados a falta de planejamento da antiga gestão, associados a ineficácia de ações efetivas pela busca de união e interação com os demais poderes, a fim de que pudesse ter proporcionado melhores condições dos atendimentos no sistema de saúde local, o que evitaria o caos enfrentado hoje.
Geraldo da Rondônia, que vem acompanhando e lutando desde o início pelo fim da pandemia, repudiou a inoperância do sistema, no qual fez vários alertas, onde citou que em meados de setembro de 2020, Ariquemes possuía quase 4.435 casos confirmados de coronavírus com 81 óbitos e, atualmente o número aumentou assustadoramente acima de 12.300 casos com cerca de 212 pessoas que foram a óbito.
Geraldo da Rondônia, que havia pedido um minuto de silêncio de sua fala, disse que diante de inúmeras pessoas doentes, muitas delas o pediam ajuda com medo de serem entubadas a mercê da precária estrutura do município, não confiando no sistema de saúde local.
Após inúmeras tentativas frustradas de soluções junto a gestão do ex-prefeito Tiago Flores, na busca de união em prol da questão, Geraldo fez denúncia sobre a crise vivida no sistema de saúde no Ministério Público, onde salientou que se não fosse a inoperância, poderia ter sido evitado o alastramento do novo corononavírus, em Ariquemes.
Na denúncia, o deputado relata sobre a indicação não atendida feito a secretária da pasta referente a criação de um centro de tratamento psicológico destinado a atender pacientes com coronavírus, além de familiares fragilizados com a perda de seus entes para a doença. Também foi apresentado o problema enfrentado pelo Posto de Saúde do BNH, no Setor 9, no qual sua estrutura foi preparada para atender pacientes com a Covid 19, porém a mesma apresentava condições deficitárias, relacionando no mesmo espaço de testes e de triagem do novo coronavírus, atendimentos a pacientes de ortopedia, obstetrícia, entre outros.
Tudo isso, através de um ambiente altamente infeccioso, que deveria ser tratado de forma isolada e minuciosa para evitar a proliferação da doença, motivo que fez o parlamentar chamar a atenção da Procuradoria Geral, do Ministério Público além de demais autoridades para solucionar essa situação que muito o preocupa.
“O povo que voltou em mim tem a autoridade sobre o meu mandato e estou usando o poder que ele me deu para lutar para salvar vidas dessa doença perigosa. Fiz a denúncia de interdição desta unidade Saúde para que as coisas voltem a progredir na nossa saúde. Enquanto usaram de má fé dizendo que eu estava indo em tom de arrogância, com gente do ex-prefeito me filmando, distorcendo o meu ato de fiscalizar, ressalto que irei continuar lutando para combater a situação caótica que a saúde de Ariquemes vive”, concluiu o deputado Geraldo da Rondônia.
Assessoria – Foto: ALE RO