Banner

Banner
Banner
Banner

Domingo, 05 de maio de 2024 - Email: [email protected]

Domingo, 05 de maio de 2024 - Email: [email protected]


Prefeitura realiza processo de implementação do novo medicamento contra a malária


Quatro unidades de saúde em Porto Velho passam pela implementação do teste e uso da Tafenoquina

Porto Velho e Manaus (AM) apresentam alta taxa de malária

Um novo medicamento para tratar a malária tipo vivax será disponibilizado em breve pela rede municipal de saúde em Porto Velho. A Tafenoquina vem como opção à Primaquina em determinado grupo de pacientes acometidos pela doença. O medicamento de dose única já foi aprovado e implantado pelo Ministério da Saúde (MS).

Para que seja disponibilizado ao público, é necessário obedecer a algumas etapas. Uma delas é a capacitação dos profissionais de saúde que vão prescrever o remédio aos pacientes, e isso já está sendo feito pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Atualmente, o município está na fase de implementação do teste de G6PD e uso da Tafenoquina. Esse trabalho acontecerá nas Upas Leste e Sul, Policlínica Ana Adelaide e no Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (Cepem), onde a Prefeitura tem um laboratório para realizar exames de malária.

“Nós já iniciamos a implementação no Cepem. As Upas Leste e Sul e a Policlínica Ana Adelaide estão em fase de preparação”, explica a técnica do agravo da malária da Semusa, Rosilene Ruffato.

IMPORTÂNCIA

Profissionais que vão prescrever o remédio aos pacientes foram capacitados
Profissionais que vão prescrever o remédio aos pacientes foram capacitados

Sobre a importância do novo medicamento, Rosilene explica que se trata da primeira linha de tratamento (em substituição à Primaquina) junto à cloroquina, em pacientes com monoinfecção de malária por P. Vivax, com idade igual ou superior a 16 anos, não gestantes ou lactantes e com atividade documentada de G6PD igual ou superior a 6.1U/gHb, conforme recomendações.

A implementação é uma proposta do MS para os municípios de Porto Velho e Manaus (AM), devido à alta taxa de malária nas duas capitais, e por conta dos estudos que apontam a grande eficácia do medicamento no combate à doença.

ACOMPANHAMENTO

Esse processo que iniciou em setembro será concluído no prazo de um ano, com a previsão de 16 mil pacientes incluídos, após ações realizadas em unidades de saúde de alta complexidade. Em caso de situações adversas associadas ao uso da medicação, os profissionais de saúde devem fazer a notificação à Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa) por meio do sistema VigMed.

TREINAMENTO

Profissionais que ainda não passaram pela capacitação podem buscar o treinamento on-line clicando aqui. As orientações serão repassadas pela médica Mariana Vasconcelos quanto a prescrição da nova droga para o tratamento da malária vivax, enquanto durar o processo de implementação da Tafenoquina e do Teste de G6PD.

Texto: Augusto Soares
Foto: Leandro Morais e Pedro Bentes

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia...

Até o momento, 332 municípios foram afetados   Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - Brasília Chegou a 66 o número de pessoas...

Prefeitura divulga editais de convocação para a Saúde

Servidores serão contratados em regime celetista e irão fortalecer o quadro na zona urbana e rural Os aprovados irão compor o quadro de servidores da...

Governo mantém Concurso Unificado em todo o país neste domingo (5)

Medidas serão adotadas para garantir participação de candidatos do RS Por André Richter e Pedro Rafael Vilela - repórteres da Agência Brasil - Brasília O governo...

INSS começa a pagar 13º antecipado a quem recebe acima do...

Pagamento para quem ganha um salário mínimo começou no último dia 24 Por Agência Brasil - Brasília Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do...

Deputado Alan Queiroz destina emenda parlamentar para o município de Theobroma

Emenda visa garantir a reforma do refeitório da escola e também implementos agrícolas para a associação. Por Ian Machado Nesta sexta-feira (3), o município de Theobroma recebeu...






















Banner

Banner




Pular para a barra de ferramentas