Quinta-feira-11 de setembro de 2025 - Email: [email protected]

Prefeitura lança projeto de divulgação de artistas e eventos culturais em Porto Velho


Ação ocorre toda sexta-feira de forma online

Projeto ocorre de forma remota nas redes sociais da Funcultural

“Papo Cultura – Live Cast”. Este é o mais recente projeto lançado pela Prefeitura de Porto Velho para promover a divulgação das atividades de interação e integração artística. O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, das 9h30 às 10h30, pela rede social da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural). A apresentação do programa é de responsabilidade do diretor de Patrimônio da Funcultural, Altair dos Santos, o “Tatá”, e co-apresentado por Eudes Galdino, diretor do Departamento de Cultura do órgão.

“O intuito da Fundação Cultural é abrir uma linha de comunicação, um link entre quem faz a atividade pública e quem faz cultura como, por exemplo, o artista, o produtor, para que a informação possa chegar à ponta. O artista aqui tem um espaço para que possa falar sobre sua obra, seu projeto, dizer de sua expectativa e que mostre as suas qualidades culturais”, comenta Tatá.

CONVIDADAS

A primeira convidada do projeto foi Siça Andrade, presidente do bloco carnavalesco Banda do Vai Quem Quer (BVQQ). Na ocasião, a conversa tratou sobre a não saída do bloco em 2022 em virtude da pandemia e sobre os impactos econômicos que isso provoca.

Edital para credenciamento de artistas fica aberto até o dia 23 de fevereiro

Siça deixa claro na entrevista que, a maior preocupação da BVQQ é com a saúde do folião local e àqueles que vêm à capital exclusivamente para se divertir, além da possibilidade de ampliar os índices de infecções por covid-19 não é bem vista pela diretoria do maior bloco carnavalesco local com 40 anos de tradição.

“Todos os blocos terão de fazer um novo planejamento, buscar inovações para que consigam sobreviver e permanecer neste período de pandemia. Eu pretendo a partir do meio do ano (junho/julho) começar a trabalhar no Carnaval 2023 desde que a gente veja que a pandemia está sendo cessada e que a possibilidade de desfile seja um percentual bem maior”, comenta a presidente.

Para Siça, é preciso trabalhar na busca de apoio e patrocinadores para promover a inovação nos projetos. “Os próximos carnavais serão de muitas mudanças e é preciso se preparar para sair na avenida. Espero que em 2023 a gente consiga sair com muita saúde e segurança”, fala da expectativa.

A transmissão ainda contou com a participação da poetisa Maria de Nazaré, que falou sobre o compromisso assumido pela Funcultural em reforçar ainda mais a divulgação da cultura local. Ela teve a oportunidade de declarar dois poemas de sua autoria.

INFORME

A Funcultural está com edital aberto, até o dia 23 de fevereiro, para o credenciamento de artista solo ou grupo artístico para atuar na programação anual da Funcultural no exercício/2022 com atividades remuneradas (cachês). Informações pelo site.

AGENDA CULTURAL

Os promotores de eventos culturais e locais com atividades poderão enviar a agenda e programação pelo telefone (69) 9 9299-2213 (WhatsApp). A divulgação é gratuita.

Texto: Etiene Gonçalves
Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Com serviço de sensibilização, Rondônia é destaque no Brasil na efetivação...

Rondônia está em  1º lugar na região Norte e em 3º no Brasil com maior quantidade de órgãos doados   O Setembro Verde, mobilização dedicada a reforçar...

TRÂNSITO Novo semáforo instalado no cruzamento da Calama com Lauro...

Medida foi necessária devido ao grande fluxo de veículos no local Medida foi necessária devido ao grande fluxo de veículos no local Com o objetivo de...

Banda Musical Laio e alunos da Escola Nações Unidas são homenageados...

  Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro   Como forma de agradecimento, receberam certificados que foram entregues pelo prefeito de Porto Velho,...

Emenda de Ezequiel Neiva fortalece saúde pública de Machadinho do Oeste

Recurso já está na conta da prefeitura municipal para compra de ambulância.     Ezequiel Neiva tem intensificado sua ação na região de Machadinho do Oeste (Foto:...

Estudo aponta que alfabetização de adultos pode elevar renda em até 16%

Da Redação - A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem efeitos diretos sobre a renda, a formalização no mercado de trabalho e a...