Quinta-feira-18 de setembro de 2025 - Email: [email protected]

Prefeitura de Porto Velho participa do II Seminário sobre Transtorno do Espectro Autista

Objetivo do seminário foi ampliar a formação contínua e oferecer subsídios práticos aos servidores

 

Evento orientou os participantes a aprimorar suas habilidades de acolhimento e apoio a pessoas com TEA

Evento orientou os participantes a aprimorar suas habilidades de acolhimento e apoio a pessoas com TEA

A Prefeitura de Porto Velho participou, na quarta-feira (17), das 8h às 17h30, do II Seminário sobre o Transtorno do Espectro Autista, realizado pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.

 

Cerca de 30 servidores municipais da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e de outras secretarias, participaram do importante momento de aprendizado.

 

O objetivo do seminário foi ampliar a formação contínua e oferecer subsídios práticos aos servidores e demais públicos da Emeron, considerando a necessidade de atualização sobre os avanços no conhecimento e nas práticas de apoio a pessoas com TEA.

 

Evento orientou ainda que os participantes possam, a partir de evidências científicas, aprimorar suas habilidades de acolhimento e apoio a pessoas com TEA, atuando com mais segurança em situações desafiadoras e contribuindo para a criação de um ambiente mais humano e funcional, tanto no sistema judiciário quanto na sociedade em geral.

 

Cerca de 30 servidores municipais participaram do importante momento de aprendizado

Cerca de 30 servidores municipais participaram do importante momento de aprendizado

A programação do evento incluiu palestras que abordaram desafios para acessibilidade e inclusão, efetivação de políticas públicas, talentos e esperança de pessoas com TEA, além de um workshop sobre a construção de uma sociedade acolhedora.

 

“Sinto-me honrado de estar presente nesse seminário de tanto significado. Esse II Seminário sobre Transtorno de Aspecto Autista é mais do que um espaço de discussão, é uma expressão concreta de compromisso institucional com a inclusão, a escuta qualificada e a construção de uma justiça mais humana, acessível e empática. Que esse seminário seja fértil em aprendizado e nos ensine a continuar construindo uma Justiça que compreende, respeita e acolhe a todos”, disse o desembargador Roosevelt Queiroz Costa, decano do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, representando o presidente do TJRO, desembargador Raduan Miguel Filho, na abertura do evento.

 

“Realizar a segunda edição desse evento aqui em Porto Velho, e também em Cacoal, como fizemos no primeiro seminário, é motivo de grande satisfação, mas também de enorme responsabilidade. Satisfação porque demonstrou o êxito da edição anterior que despertou grande interesse e mobilização da sociedade civil, e responsabilidade porque reafirma a necessidade de manter vivo esse diálogo tão sensível e necessário para a nossa sociedade. Registro a minha mais profunda admiração aos pais e familiares aqui presente, pela abnegação, dedicação incansável, e luta diária por um mundo mais compreensível e acolhedor. Vocês são os verdadeiros protagonistas na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, disse o diretor da Escola da Magistratura, desembargador Alexandre Miguel.

 

Programação do evento incluiu palestras e um workshop sobre a construção de uma sociedade acolhedora.

Programação do evento incluiu palestras e um workshop sobre a construção de uma sociedade acolhedora.

“É essencial reconhecer que não basta nós termos leis, termos diagnósticos; nós precisamos preparar os nossos servidores e gestores, toda estrutura da Prefeitura de Porto Velho, para que haja uma forma educada, respeitosa, de tratar a pessoa com deficiência. Que esse seminário, seja muito mais que aprendizagem, que seja um marco na afirmação de uma cidade mais justa, inclusiva e humana. Manifestar o meu profundo respeito e nossa profunda gratidão, em nome do prefeito Léo Moraes e nossa secretária de Inclusão e Assistência Social, Lucília Muniz de Queiroz, a Emeron e a todos que se dedicam a fazer essa parceria em prol da inclusão”, disse a secretária-adjunta da Semias, Tércia Marília, na abertura do seminário.

 

“Nosso objetivo é garantir que profissionais que atuam nos Cras, escolas, UBS, UPAs e demais equipamentos públicos possam oferecer um atendimento cada vez mais qualificado às pessoas autistas e suas famílias. Com capacitação, conhecimento e cooperação, estamos construindo uma Porto Velho mais inclusiva e comprometida com os direitos das pessoas com deficiência”, completou Tércia Marília.

 

Texto: Adaides Batista

Fotos: Semias

 

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

 

 

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Porto Velho celebra aniversário de 111 anos com o PVH Pesca...

Evento em Vila Nova de Teotônio resgata tradição histórica, promove turismo de pesca internacional e movimenta cultura, lazer e economia local Festival marca a retomada...

Deputado Alan Queiroz destina recurso de R$ 550 mil para aquisição...

```Por meio do veículo, o município visa melhorar o atendimento móvel de emergência na região.```   O município de Espigão do Oeste vai receber uma nova...

STF retoma julgamento sobre cobertura ampliada de planos de saúde nesta...

Da Redação - O Supremo Tribunal Federal (STF) volta a analisar nesta quinta-feira (18) a ação que discute se planos de saúde devem autorizar...

Deputada Dra. Taíssa acompanha tratativas para o projeto de drenagem e...

Equipe do DER inicia sondagem do solo nesta quarta-feira (17) com apoio Municipal   Na manhã desta terça-feira (16), a deputada estadual Dra. Taíssa Sousa (Podemos)...

Curso de operação de máquinas agrícolas beneficia servidores da Semagric

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, com carga horária de 40 horas Expedito José agora encara um novo desafio, aprender a conduzir um trator...