Sexta-feira, 11 de julho de 2025 - Email: [email protected]

Prefeita participa de debate sobre a inclusão de crianças e adolescentes na rede municipal de Vilhena

250 profissionais de diversos segmentos participaram da formação

Na semana de conscientização sobre a Síndrome de Down, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), através da coordenadoria do Atendimento Educacional Especial (AEE), realizou dois dias de formação para o fortalecimento da inclusão na rede municipal de educação do município de Vilhena.

A 2ª Formação Pedagógica do AEE, com o tema voltado a inclusão, aconteceu nesta quinta-feira, 22, no auditório da Prefeitura Municipal de Vilhena (PMV) e reuniu cerca de 250 profissionais de diversos segmentos educacional.

O encontro contou com a participação da prefeita Rosani Donadon (MDB), que falou sobre a inclusão de crianças e adolescentes com algum tipo de limitação física e cognitiva. “Temos trabalhado em todas as frentes no setor educacional; uma delas é que a educação possa chegar a todos, sem discriminação, sem diferenças. Incluir é para mim entender o outro com suas limitações, mas também entender sua capacidade, sua inteligência e vontade de crescer como um cidadão”, explanou.

A secretária de educação, professora Raquel Donadon, que está participando de um treinamento da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (UNDME), no município de Pimenta Bueno, transmitiu sua mensagem através da coordenadora Sueli Nicolau, pontuando todos os trabalhos que estão sendo realizado pela educação, visando também a melhorias para a inclusão.

“A professora Raquel Donadon pediu para reforçar sobre a aquisição de novos bebedouros adaptados para cadeirantes e com sensor de braile para atender os estudantes e fortalecer o processo de inclusão. Logo teremos mais um reforço para ajudar as crianças que precisam aumentar sua autonomia dentro da escola”, mencionou Sueli.

A coordenadora do AEE, Leonira Ofrunã Rodrigues, explicou que a formação teve como intuito de dar continuidade a formação pedagógica e, para isso, foi convidado profissionais como fonoaudióloga, psicóloga e psicopedagoga para transmitir os conhecimentos sobre o assuntos. “Sempre temos parceiros para nos ajudar, quanto mais pessoas no processo de inclusão mais atingimos nosso objetivo de transmitir conhecimento através das formações para supervisores, diretores e professores de ensino infantil (Pré I e pré II)”, mencionou a coordenadora.

Secretaria Municipal de Comunicação (SEMCOM)

Prefeitura de Vilhena



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

SUPERINTENDÊNCIA Com nova estrutura, Defesa Civil de Porto Velho amplia...

A pasta com orçamento próprio será ordenadora das próprias despesas e terá mais independência nas ações   Reestruturação administrativa visa modernizar e tornar a gestão pública...

MARCO HISTÓRICO Porto Velho terá estrutura inédita de atendimento veterinário...

Sociedade Paulista de Medicina Veterinária venceu o Chamamento Público da Prefeitura e será responsável pela execução dos serviços Capital rondoniense fará história e se tornará...

Deputado Pedro Fernandes reforça pedido para aplicação da Lei de Atendimento...

Parlamentar destaca importância de garantir diagnóstico e tratamento adequado para mulheres na rede pública de saúde.   9 de Julho de 2025 às 09:49 Compartilhar:   Autor da lei,...

CMEC’inhas São Miguel – FACER e CMEC/RO enaltecem projeto inédito que...

  Projeto voltado à formação de jovens líderes agora lança a sua primeira cooperativa mirim   São Miguel do Guaporé está prestes a fazer história mais uma...