Segunda-feira-15 de setembro de 2025 - Email: [email protected]

Ponte Binacional Brasil-Bolívia: Deputado Alan Queiroz participa de audiência pública em Brasília para discutir sobre o projeto de construção da ponte para ligar os dois países

A audiência pública realizada na Câmara dos Deputados, foi uma solicitação feita pelo Deputado Alan Queiroz ainda no início deste ano ao Deputado Federal Maurício Carvalho, que reuniu a bancada federal para discutir sobre a construção da ponte binacional Brasil-Bolívia.

A construção da ponte traz inúmeros benefícios a ambos os países, como por exemplo, a escoação de insumos para a produção rural e pecuária.

De acordo com Alan Queiroz, Rondônia possui em abundância um insumo que é de muita importância para o preparo da terra, que é o Calcário.

O Calcário é um importante corretivo de solo utilizado na preparação do solo para o cultivo de plantas. E a Bolívia precisa do Calcário para a produção rural.

Já a Bolívia é rica em Ureia, insumo utilizado no consumo da ração animal. Este insumo é uma fonte de nitrogênio, um nutriente essencial para o crescimento e desenvolvimento dos animais.

Além disso, a Ureia é uma forma de suplementação proteica que pode ser utilizada na alimentação de ruminantes, como bovinos e ovinos, por exemplo.

O que acaba sendo importante para a pecuária de Rondônia, já que o Estado é um dos grandes exportadores de carne, tendo como cliente a China, por exemplo.

Segundo Fabrício Galvão – Diretor-Geral Substituto do DNIT, em representatividade ao Ministério dos Transportes, para a construção, são necessárias três etapas importantes:

1. Realizar a atualização do projeto:
– Para que seja realizado, é necessário atualizar a planilha orçamentária (prevista em 300 milhões), as fontes de materiais e a reavaliação das condições locais.

2. Inclusão da Obra no PAC:
– Visando celeridade no processo, financiamento e conclusão de maneira ininterrupta, o projeto precisa ser incluído no Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal, para que possam abrir uma ação orçamentária e o recurso seja incluído na Lei Orçamentária Anual de 2024 (LOA/24).

3. Licitação e Contratação:
– Após ter a garantia do recurso, o projeto poderá ser licitado e a empresa detentora do contrato poderá dar início às atividades, tornando esse sonho cada vez mais real.

A previsão para o início das obras, caso o projeto siga seu curso natural, é para 2024, e levará aproximadamente 30 meses para ser concluído. A ponte terá 12 km de extensão, possuindo um vão estaiado no seu centro para que embarcações possam navegar sem complicações.

 

“Não é um projeto fácil e uma obra dessa complexidade exige muito do nosso Governo Federal, do nosso Governo Estadual, da nossa Bancada Federal e Estadual, mas é um projeto que mudará o curso de Rondônia e colocará nosso estado no centro comercial da Bolívia, do Peru e do Chile, além de facilitar o escoamento de nossas produções pelo Oceano Pacífico”. Disse Alan Queiroz.

 

 

Fonte: Assessoria

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

MAIS EDUCAÇÃO INFANTIL Semed convoca pais para efetivar matrículas da 4ª chamada do programa

Chamamento é direcionado aos pais ou responsáveis de crianças inscritas   Secretaria busca garantir que todas as vagas disponíveis sejam preenchidas A Secretaria Municipal de Educação (Semed)...

Assembleia aprova R$ 3,7 milhões para compra de medicamentos

Verba vai para o Fundo Estadual de Saúde em acordo com o Consórcio Brasil Central. A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou nesta semana, por...

Defesa Civil Municipal tranquiliza população do Cai N’Água após alerta de...

Equipes constataram vazamento na rede de água, mas sem maiores riscos aos moradores   Investigação indicou o vazamento em tubulações da Caerd Investigação indicou o vazamento em...

Segunda edição do Conexão Etnoturismo promove potencial turístico em comunidades indígenas...

O evento reuniu comunidades indígenas, gestores municipais, instituições parceiras e representantes da sociedade civil     O governo de Rondônia realizou, nos dias 10 e 11 de...

Ieda Chaves participa de eventos sobre reparação e bem-viver em Rondônia...

Parlamentar marca presença em audiência pública e na concentração da 1ª Marcha Estadual, destacando a importância da luta contra o racismo.   A luta por equidade...

Prefeitura de Porto Velho realiza a campanha “Cidade Consciente, Cidade Limpa” para cuidar melhor dos espaços públicos

Ações contam com a parceria de 15 escolas e mobilizam mais de 700 alunos Campanha terá mutirão de limpeza em espaços públicos e vai mobilizar...