Terça-feira, 26 de agosto de 2025 - Email: [email protected]

Plano de governo: Pimenta de Rondônia (PSOL)

Por g1 RO

Pimenta de Rondônia é lançado candidato ao governo de Rondônia — Foto: Jaíne Quele Cruz/g1

O candidato do PSOL em Rondônia para a eleição em 2022, Pimenta de Rondônia, apresentou o plano de governo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com 59 páginas, o documento lista uma série de medidas que o candidato pretende adotar se for eleito governador em outubro. Pimenta afirma que o foco do governo é no combate à fome e pobreza, meio ambiente, geração de emprego e renda, ações com a juventude e melhoria do sistema educacional.

As propostas foram divididas em:

Saúde

Na área da saúde, o candidato afirma que pretende regionalizar a assistência médico-hospitalar com a retomada da construção do Hospital de Emergência e Urgência (Heuro) e implantação de novos leitos hospitalares. Também falou de contratação de novos profissionais, a relocação do pessoal qualificado já existente e da implantação de uma política de apoio às pessoas dependentes de álcool e outras drogas.

Na educação, Pimenta de Rondônia fala em estabelecer uma força-tarefa para cumprir as metas do Plano Nacional de Educação e do Plano Estadual de Educação. Também propõe a implantação progressiva da educação integral, a implantação de programas de otimização do espaço físico das escolas, o fortalecimento dos programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), a implantação de Centros Tecnológicos Estaduais para a capacitação de jovens, a elevação do percentual de gratificação de pós-graduação dos profissionais da educação, a implementação de uma ouvidora para o acompanhamento e controle de qualidade das ações educacionais e a criação de um programa específico para a implantação de alojamentos para os professores que precisam se deslocar para dar aulas em escolas rurais.

Turismo

No âmbito do turismo, Pimenta fala sobre “Turismo Responsável e Sustentável, de forma que se promova a inclusão respeitosa de povos e comunidades tradicionais (indígenas, ribeirinhos e quilombolas), pequenos produtores rurais, artesãos, comerciantes, empreendedores, assim como também o trade turístico: hotéis, bares e restaurantes, agentes de viagens e turismo, transportadoras, guias de turismo, turismólogos, associações de classe e afins”. Para isso, propõe a criação de um guia turístico online para as cidades com interesse turístico, a criação de um observatório do turismo para obtenção e disponibilização de dados da demanda, oferta e tendências do setor, a premiação de boas práticas do turismo e hospitalidade, o incentivo do turismo de base comunitária, entre outros.

Pimenta de Rondônia fala no plano de governo de valorizar os produtores culturais, regulamentar a composição e funcionamento do Conselho Estadual de Cultura, retomar as atividades da TV Educativa Madeira-Mamoré, estabelecer um circuito artístico-cultural, incentivar a criação de cooperativas de produtores culturais, catalogar o acervo patrimonial do estado e garantir meios para que pessoas isoladas social, geográfica ou economicamente tenham acesso a eventos culturais.

Economia

Para a economia, o candidato propõe adotar uma política de incentivo à comercialização da produção regional nos mercados do estado, industrializar alimentos para as cadeias de consumo locais e aumentar a produção de hortifrutigranjeiros, ampliar a discussão do valor das alíquotas de impostos, sensibilizar para a importância do manejo florestal para o setor madeireiro, e incentivar o processo de produção de beneficiamento, reutilização e reciclagem de lixo.

Agricultura e reforma agrária

A agricultura e a reforma agrária também foram mencionados no plano de governo do Pimenta de Rondônia. Ele fala sobre apoiar a agricultura familiar e fortalecer cooperativas, incentivar a expansão dos sistemas agroextrativistas, incentivar a instalação de sistemas agroflorestais, e criar a ouvidoria fundiária para prevenir conflitos no campo e impasses judiciais.

Segurança pública

Para a segurança pública o candidato propõe descentralizar as ações de segurança pública com o objetivo de diminuir a criminalidade. Fala ainda de fortalecer as delegacias da mulher, propor ao Tribunal de Justiça do Estado estudos para a criação de uma Vara específica para tratar dos crimes na internet, aumentar o efetivo das polícias, instituir o Plano de Cargos e Salários da Polícia Penal, construir postos de fiscalização policial nas entradas e saídas das cidades, em estradas, portos e aeroportos, fortalecer a polícia comunitária e também de fortalecer o Fundo de Reaparelhamento da Polícia Civil, visando à estruturação do aparato policial.

Pimenta também discute tópicos como energia, água, saneamento e rodovias em seu plano de governo. No tópico sobre infraestrutura e questões regionais, ele afirma que vai elaborar o Plano Diretor das Águas e Bacias Hidrográficas, incentivar o uso de energia solar no estado, garantir estradas e transportes para o escoamento da produção agrícola, construir pontes em caráter de urgência, conservar as vias de comunicação intermunicipais existentes e abrir novas estradas vicinais, criar portos nos rios Mamoré, Guaporé, Madeira, Candeias, Jamari e Machado e também implementar investimentos e melhorias em ciência e tecnologias junto à Fapero.

Meio ambiente

Sobre o meio ambiente, o candidato diz que pretende realizar estudos para que a sociedade tenha as devidas compensações pela degradação ambiental, criar brigadas de incêndios, estabelecer estudos em todas as áreas para definir como melhor praticar o Sequestro de Carbono, como com reflorestamentos e incentivos ao plantio de culturas agrícolas que reduzam a quantidade de gás carbônico na atmosfera, fazer estudo para a correção de solo para torná-las produtivas, estimular as cooperativas sociais com preocupação ecológica, assim como promover e apoiar a permanência dos agricultores e agricultoras dignamente no campo, com suporte tecnológico.

Previdência social

 

Pimenta de Rondônia afirma que vai realizar auditoria no Iperon para verificar a aplicação dos recursos do sistema, rever a contribuição cobrada dos servidores já aposentados e fortalecer os convênios existentes com entidades filantrópicas e sem fins lucrativos para melhorar o atendimento social à população.

Questões sociais

Nesse tópico o candidato aborda sobre políticas para idosos, jovens mães, imigrantes LGBTQIA+, entre outros. Para os idosos, o plano de governo fala sobre a instalação de programas de saúde geriátrica, com contratação de médicos especializados no setor. Para o público LGBTQIA+, é proposto criar casas de acolhimento com atendimento de equipes multiprofissionais, garantindo o acompanhamento do indivíduo, da família e a sua inserção no mercado de trabalho. Para mães jovens, o candidato fala sobre políticas para incluí-las na escola e no mundo do trabalho.

Etnias, povos e comunidades tradicionais

Garantir a oferta no currículo escolar das escolas públicas a História da África e da cultura afrodescendente no Brasil, a dos Povos Indígenas e comunidades tradicionais é um dos pontos abordados no plano de governo. Também menciona o incentivo ao resgate da cultura popular por meio de atividades que contemplem a diversidade racial e cultural do país, e do desenvolvimento de políticas que valorizem a cultura tradicional, garantindo o social às comunidades indígena e quilombolas e assegurando o exercício de sua capacidade de autogestão.

Questões urbanas

No tópica que aborda questões urbanas de uma forma geral, Pimenta fala sobre um mapeamento fundiário, sobre o incentivo a políticas habitacionais ambientalmente corretas e solidárias e o estímulo ao embelezamento das cidades com políticas de estímulo à arborização, jardinagem e urbanismo.



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

OBRA FINALIZADA: Após mais de uma década, USF Três Marias é...

Os atendimentos começam às 7h desta terça-feira (26)       O final da tarde desta segunda-feira (25) ficará marcado na memória das comunidades dos bairros Três Marias,...

NASA Space Apps Challenge é lançado oficialmente em Vilhena durante o...

Cidade do Cone Sul de Rondônia será palco da maior maratona de inovação aberta do mundo, conectando talentos locais a desafios globais   O município de...

Rota 22 resgata as grandes obras do governo Bolsonaro em Rondônia

Em 2021, a ponte do Abunã foi inaugurada após anos de espera da população. A obra recebeu mais de R$ 160 milhões em investimentos...

WORKSHOP PIONEIRO Governo de RO participa de encontro nacional de...

O evento tem como objetivo discutir estratégias de cuidado seguro, eficaz e sustentável voltadas à segurança transfusional Nos dias 21 e 22 de agosto, o...

Alero realiza campanha de doação de sangue e cadastro para doação de medula óssea

Evento será realizado no próximo dia 2 de setembro, no segundo piso da Assembleia Legislativa.   Servidores são recepcionados com panfletagem sobre a conscientização de ser...



























Pular para a barra de ferramentas