Da Redação — Uma investigação da Polícia Federal resultou na apreensão de dois telefones celulares em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A ação busca reunir provas relacionadas ao armazenamento e à distribuição de arquivos contendo cenas de violência sexual contra crianças e adolescentes.
O cumprimento do mandado ocorreu na segunda-feira (8), no bairro Fonseca, por agentes da Delegacia da Polícia Federal em Niterói. A medida foi autorizada pela 2ª Vara Federal Criminal do município.
Equipamentos passarão por análise pericial
Os aparelhos recolhidos durante a operação serão submetidos a exames periciais para auxiliar na identificação de possíveis responsáveis pelos crimes investigados e verificar a existência de outros elementos de interesse para o inquérito.
Segundo a PF, as investigações estão concentradas em práticas relacionadas à guarda e ao compartilhamento de mídias com conteúdo de abuso sexual infantil em ambientes digitais.
O alvo da operação poderá responder pelos delitos previstos na legislação brasileira, além de outros crimes que eventualmente sejam constatados durante o aprofundamento das apurações.
Polícia reforça orientações para famílias
Ao comentar a operação, a Polícia Federal destacou a importância do acompanhamento das atividades online de crianças e adolescentes por pais e responsáveis.
A instituição orienta que as famílias mantenham diálogo constante sobre segurança digital e incentivem os jovens a relatar situações suspeitas ou comportamentos que possam representar riscos no ambiente virtual.
A PF também ressaltou que expressões como “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual de crianças e adolescentes” são atualmente as mais utilizadas internacionalmente por refletirem de forma mais precisa a gravidade desses crimes.










































