Quinta-feira-11 de setembro de 2025 - Email: [email protected]

PARCERIA: Prefeitura de Porto Velho leva atendimento oftalmológico a comunidades indígenas

Além dos exames, a ação também contou com a doação gratuita de óculos para os pacientes que apresentaram necessidade de correção visual

 

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), na segunda-feira (23), iniciou uma ação de atendimento oftalmológico voltada às comunidades indígenas da região. A iniciativa é realizada em parceria com o projeto Aldeia em Foco e tem como objetivo ampliar o acesso à saúde ocular em territórios indígenas, promovendo inclusão e equidade no atendimento especializado.

 

Primeiro dia de atividades aconteceu na Comunidade Central Karitiana

Primeiro dia de atividades aconteceu na Comunidade Central Karitiana

 

O primeiro dia de atividades aconteceu na Comunidade Central Karitiana, localizada a pouco mais de 60 km da capital. A ação também beneficiou moradores das comunidades Bom Samaritano e Juari. A previsão é de que entre 120 e 150 pessoas sejam atendidas por dia ao longo da ação, com a realização de seis exames oftalmológicos distintos: acuidade visual, retinografia, autorrefração, tonometria, biomicroscopia (lâmpada de fenda) e refração.

 

“É um atendimento completo, com equipamentos modernos, garantindo assistência, equidade e, principalmente, sendo feito no território do cidadão — o que é um grande diferencial”, afirmou Mariana Prado, secretária-adjunta da Semusa.

 

Os exames são realizados com equipamentos oftalmológicos de alta tecnologia, importados, o que garante maior precisão nos diagnósticos. Os indígenas que necessitarem de óculos receberão o item gratuitamente.

 

Evaldo Karitiana, cacique da Comunidade Central Karitiana ressalta a importância da ação

Evaldo Karitiana, cacique da Comunidade Central Karitiana ressalta a importância da ação

 

Segundo Nilson Grimm, coordenador-geral do projeto Aldeia em Foco, Rondônia é o 12º estado a receber a ação nos últimos dois anos. “Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida ocular dessas populações. Já visitamos mais de 100 aldeias nesse período”, destacou.

 

A ação também foi celebrada pelas lideranças locais. “É a primeira vez que isso acontece aqui na Aldeia Central. Para nós, é muito importante cuidar da visão, principalmente dos idosos”, disse Evaldo Karitiana, cacique da Comunidade Central Karitiana.

 

Para a cacica Maria Rosa Karitiana, da Comunidade Bom Samaritano, a presença da equipe médica é fundamental. “Ir até a cidade é muito difícil. Quando os médicos vêm até nós, é muito melhor. Estávamos precisando muito, e receber os óculos vai nos ajudar bastante”, declarou.

 

Cacica Maria Rosa Karitiana, da Comunidade Bom Samaritano

Cacica Maria Rosa Karitiana, da Comunidade Bom Samaritano

O jovem indígena Paulo Karitiana também ressaltou a importância do atendimento. “Já estou com dificuldade para enxergar e mal consigo estudar. Então, essa ação chegou em boa hora”.

 

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o cuidado integral à saúde dos povos indígenas e com o fortalecimento de políticas públicas inclusivas e acessíveis.

 

Além das comunidades indígenas, o atendimento oftalmológico será estendido às populações ribeirinhas nas próximas etapas da ação.

 

Confira o cronograma:

 

23/06 – Comunidade Bom Samaritano

24/06 – Comunidade Indígena Beijarama

25/06 – Demarcação

26 e 27/06 – Calama

30/06 e 01/07 – Distrito de Nazaré

2/07 – Distrito de São Carlos

3 e 4/07 – Boca do Jamari

 

Texto: Nathalie Ventura

Foto: Diego Sousa

 

Superintendência Municipal de Comunicação

(SMC)

 

 

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Com serviço de sensibilização, Rondônia é destaque no Brasil na efetivação...

Rondônia está em  1º lugar na região Norte e em 3º no Brasil com maior quantidade de órgãos doados   O Setembro Verde, mobilização dedicada a reforçar...

TRÂNSITO Novo semáforo instalado no cruzamento da Calama com Lauro...

Medida foi necessária devido ao grande fluxo de veículos no local Medida foi necessária devido ao grande fluxo de veículos no local Com o objetivo de...

Banda Musical Laio e alunos da Escola Nações Unidas são homenageados...

  Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro   Como forma de agradecimento, receberam certificados que foram entregues pelo prefeito de Porto Velho,...

Emenda de Ezequiel Neiva fortalece saúde pública de Machadinho do Oeste

Recurso já está na conta da prefeitura municipal para compra de ambulância.     Ezequiel Neiva tem intensificado sua ação na região de Machadinho do Oeste (Foto:...

BEM-ESTAR Saiba como aproveitar atividades físicas no calor amazônico

  Estrutura do Parque da Cidade e dicas de hidratação garantem que população mantenha rotina saudável em Porto Velho       O intenso calor do verão amazônico tem...