Terça-feira, 15 de julho de 2025 - Email: [email protected]

O DIA 7  DE JUNHO NA HISTÓRIA – Dia Nacional da Liberdade de Imprensa(?)

BOM DIA 7 DE JUNHO

Lúcio ALBUQUERQUE
60 99910 8325

RONDÔNIA
1494 –Portugal e Espanha assinam em Tordesilhas (Espanha), o Tratado de Tordesilhas.
1923 – Relatório da Superintendência (prefeitura PVh): Na última semana foram abatidos 16 bois e 8 porcos, para consumo da população, comercializados no mercado público.
1925 – “Coisa medonha”, segundo o correspondente do jornal “Alto Madeira”, sobre a onda de frio em Guajará-Mirim, nos últimos 15 dias, e dando “vivas” à volta do calor.
7 – 1942 – Morre em Belém um dos fundadores do jornal “Alto Madeira”, Cincinato Elias Ferreira, em cuja residência aconteceu, em 1915, a instalação do município de Porto Velho.
1953 – Com discursos e festa, foi inaugurada a Usina de Beneficiamento de Borracha “São Domingos” (PVh), “a maior do país no setor”, conforme os oradores.
1982 – Em clima de muita tensão o PDS escolhe seus candidatos a senadores, deputados estaduais e federais visando a primeira eleição estadual. Para governador só em 1986.
1984 – Recursos captados em Rondônia para o reflorestamento, são levados para fora do Estado. Denúncia feita em 1976 pelo vereador Antonio Leite da Fonseca, só agora é apurada.

HOJE É
Dia Mundial da Segurança Alimentar. Dia Nacional da Liberdade de Imprensa(?). Dia Nacional dos Catadores de Material Reciclável. Dia Nacional do Portador da Síndrome de Tourette.
Católicos celebram Santo Antonio Maria Gianelli, São Pedro de Córdova, Beata Ana de São Bartolomeu,

BRASIL
1.829 – Nasce o poeta Tobias Barreto (+ 1889) patrono da cadeira 38 da Academia Brasileira de Letras. 1755 — O Marques de Pombal cria a Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão.

MUNDO
1929 – A Cidade do Vaticano passa a ser um Estado soberano com a assinatura do Tratado de Latrão. 1954 – Morre Alan Tuning (n. 1912), matemático e cientista da computação. 1099 – Início do Cerco de Jerusalém pelos exércitos da Primeira Cruzada.

FOTO DO DIA

Duas das maiores autoridades da Festa do Divino Guaporeense são o Imperador e a Imperatriz, com mandato até a Festa do próximo ano. Mas o Estatuto prevê destituição, como em 2004, quando a Imperatriz foi destituída e substituída pela Secretária.
O Estatuto prevê: qualquer das autoridades da Festa deve ser casada pelo rito católico, viúvo (a) sem ter companheira (o) ou solteiro (a), caso da Imperatriz de 2003, mas logo após a Festa ela passou a viver com o namorado, perdendo o cargo.
Em outro caso, a Imperatriz era casada (o marido não fora sorteado), mas os dois se separaram, o que levou à perda da função, mas os dois se reconciliaram a tempo e ela não foi punida.
Quando dom Rey era ainda padre, tomou conhecimento de que uma série de problemas estavam acontecendo, com risco até de deixar de existir a Festa. Foi quando ele interveio e instituiu o que é chamado de “Estatuto”, aplicado e respeitado por todos desde então.
Uma regra que hoje seria muito discutida, mas que lá ninguém questiona, é a proibição da entrada de mulher na igarité do Divino. Mesmo quando dela fica atracada no porto do local onde está sendo realizada a programação, a norma de Dom Rey (FOTO) continua.



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Deputada Dra. Taíssa prestigia a 7ª Cavalgada da Linha 25-B em Nova Dimensão

Evento tradicional reuniu cavaleiros, famílias rurais e lideranças políticas em uma grande celebração cultural no distrito de Nova Dimensão.       O evento reuniu moradores da região,...

Vereador Wanoel Martins participa da inauguração de centro de especialidades médicas...

Wanoel Martins ressaltou ainda que a conquista foi fruto de um esforço conjunto entre os poderes Executivo e Legislativo, além da mobilização da sociedade...

Não há perseguição a ninguém no Brasil, Barroso responde a Trump

Carta foi respondida na noite de ontem pelo presidente do STF Agência Brasil Brasília Em carta divulgada na noite de domingo (13), o presidente do Supremo Tribunal...

MAIS DIGNIDADE E CUIDADO Projeto da Prefeitura de Porto Velho...

Projeto encaminhado para a Câmara assegura direito à conversão da licença-prêmio em recurso financeiro   Projeto garante que os servidores tenham respaldo legal para acessar recursos...

TURISMO ECOLÓGICO Parque Natural de Porto Velho: um refúgio verde...

Com 390 hectares de mata preservada, trilhas ecológicas, museu da fauna amazônica e distribuição de mudas       No coração da zona norte de Porto Velho, ao...

Deputada Dra. Taíssa prestigia a 7ª Cavalgada da Linha 25-B em Nova Dimensão

Evento tradicional reuniu cavaleiros, famílias rurais e lideranças políticas em uma grande celebração cultural no distrito de Nova Dimensão.       O evento reuniu moradores da região,...