Sexta-feira-12 de setembro de 2025 - Email: [email protected]

Nove pessoas são presas por desviar R$ 500 mil de sindicato em Rondônia

prisaoUma operação da polícia civil cumpriu nove mandados de prisão através da Operação Assepsia em Ji-Paraná, cidade situada a cerca de 370 quilômetros de distância Porto Velho, nesta terça-feira (14).  A maioria dos presos são membros do Sindicado de Servidores Municipais (Sindsem). Segundo investigações, o grupo pode ter desviado R$ 500 mil do sindicato.

De acordo com um dos delegados que comandam a operação, Julio Rios, as investigações contra os suspeitos duraram cerca de oito meses e envolveu vários delegados, sendo conduzida pela 2ª Delegacia de Policia Civil. Entre os presos está o presidente do Sindsem e o chefe de  fiscalização de tributos do município, apontados como os chefes da organização criminosa.

De acordo com a polícia, os crimes aconteciam desde o ano de 2015 e eram contra a  administração  pública, onde desviavam dinheiro dos próprios sindicalizados. Ao todo, foram nove  mandados de busca, apreensão e prisão em Ji-Paraná. Três pessoas foram conduzidas coercitivamente.

Os investigados deverão responder pelos crimes de organização criminosa, peculato, lavagem de capitais. Os suspeitos também poderão ser indiciados por corrupção e extorsão, conforme a Polícia Civil.

“Vasta prova documental foi apreendida na data de hoje [14] comprovando a prática desses crimes. Eles vão ser indiciados pelos crimes de organização criminosa, peculato, lavagem de capitais e outros crimes que envolvem outros inquéritos policiais, como corrupção e extorsão”, conta o Delegado da 2ª Delegacia de Polícia Civil, Cristiano Matos.

No fim da tarde desta terça-feira, os delegados responsáveis pela operação e um promotor de Justiça do estado participaram de entrevista coletiva e comentaram como os crimes eram praticados e para onde os detidos serão conduzidos.

“A partir do momento em que o sindicato começou a receber diversos alvarás judiciais de altos valores, eles começaram a desviar esses valores, emitindo notas frias para justificar a retirada de grandes quantias do sindicado. O chefe da organização criminosa foi enviado para Porto Velho e os demais foram enviados para presídios da região”, afirma Matos.

Fonte: G1

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

CONSULTAS E EXAMES Prefeitura reforça cuidado com servidores e leva exames...

O atendimento de saúde preventiva reduz deslocamentos dos servidores até a capital Atendimentos incluem consultas médicas, aferição de pressão arterial, exames laboratoriais A Prefeitura de Porto...

Deputado Alan Queiroz solicita prorrogação do “Programa Luz para Todos” no...

```Tal solicitação visa promover inclusão social, geração de renda e melhor qualidade de vida para a população.``` Diante da importância social e econômica para a...

Com serviço de sensibilização, Rondônia é destaque no Brasil na efetivação...

Rondônia está em  1º lugar na região Norte e em 3º no Brasil com maior quantidade de órgãos doados   O Setembro Verde, mobilização dedicada a reforçar...

TRÂNSITO Novo semáforo instalado no cruzamento da Calama com Lauro...

Medida foi necessária devido ao grande fluxo de veículos no local Medida foi necessária devido ao grande fluxo de veículos no local Com o objetivo de...

🦷 Transforme seu sorriso com qualidade, acessibilidade e cuidados odontológicos que a Drª Eloiza Fernandes oferece a você!

    DRA. ELOIZA FERNANDES Clínica Geral e Especialista em Ortodontia CRO 04357 Você sabia que um sorriso saudável é essencial para o seu bem-estar?   A Dra. Eloiza oferece...