Sexta-feira, 06 de setembro de 2024 - Email: [email protected]

Sexta-feira, 06 de setembro de 2024 - Email: [email protected]


Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é opção de lazer nas férias escolares em Porto Velho

Acervo conta a história da construção da ferrovia e do surgimento da capital de Rondônia
O público não paga nada para realizar a visitaçãoO público não paga nada para realizar a visitação

Diversão e aprendizado ao mesmo tempo. É o que proporciona o Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, uma das opções de cultura e lazer para crianças e jovens neste período de férias escolares.

No local, o público tem acesso a um acervo variado de peças que contam a história da construção da lendária ferrovia e, consequentemente, do surgimento da cidade e do estado de Rondônia, além dos principais personagens dessa epopeia na Amazônia brasileira.

O público não paga nada para realizar a visitação, mas é preciso agendar o dia e horário pelo site Sympla, clicando aqui. As pessoas podem optar pela visita guiada ou não. No caso da visita guiada, o visitante é acompanhado por um guia de turismo que explica toda importância e o contexto histórico de cada peça do museu.

Entre os atrativos, os visitantes têm a oportunidade de conhecer ferramentas utilizadas na construção da ferrovia e na manutenção das máquinas, documentos, fotografias, peças, móveis, bússola, abajur, bonés e a locomotiva, a primeira trazida para a região em 1878, entre outros itens do acervo histórico.

NORMAS

As pessoas podem optar pela visita guiada ou nãoAs pessoas podem optar pela visita guiada ou não

É preciso ficar atento às normas de visitação, pois não é permitido circular dentro do museu sem camisa, descalço, utilizando capacete ou portando bolsas e sacolas. Tais objetos devem ser colocados no guarda-volumes, sem qualquer custo para o visitante.

Além disso, é proibido portar qualquer tipo de arma, consumir alimento ou bebidas. Fotos e vídeos no momento da visitação são permitidos, desde que não usem flash ou bastões de selfie. Circulação de pets na área interna do museu, somente para cães-guias.

HORÁRIO

O horário de funcionamento de todo o Complexo é de terça a domingo, das 10h às 22h. Já o funcionamento do Museu da EFMM é de quarta a domingo, das 10h às 18h.

As quartas e quintas, a prioridade de visitas guiadas é para grupos de instituições de ensino, mas, entre 12h e 14h, a visitação é livre e não-guiada. Às sextas, sábados e domingos, a visita guiada será das 10h às 12h e das 16h às 18h. No período das 12h às 16h funcionará a visita não guiada.

Há um intervalo de 30 minutos entre os visitantes não-guiados. O número máximo de pessoas por visita ao Museu será de dois grupos de 25 pessoas cada.

AGENDAMENTO

A visitação de escolas e faculdades é gratuita e pode ser agendada pelo e-mail: [email protected].

Mais informações pelo telefone: (69) 98473-6948.

Texto: Augusto Soares
Foto: Wesley Pontes

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Cláudia de Jesus apoia liberação de recursos para Morar Melhor II...

A deputada aprovou contrapartida de mais de R$ 274 mil, que será pago pelo governo. A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) participou na Assembleia Legislativa (Alero)...

Deputado Cássio Gois fortalece cultura pomerana com apoio à Pomer Wust...

Com essa iniciativa, reafirmamos nosso compromisso com a preservação e valorização da cultura pomerana em Rondônia Por Marcelo Negrão Publicada em 05/09/2024  O deputado estadual Cássio Gois (PSD) tem...

Em oito meses, Rondônia ultrapassou a marca de 18,5 mil novos...

De 2019 até julho de 2024, foram abertas 134.872 novas empresas no estado, gerando empregos e rendas   Com condições favoráveis criadas pelo governo de Rondônia...

Atividades de manejo de controle do Pirarucu na Resex Rio Cautário...

A finalidade é implementar a captura do peixe em áreas onde a espécie não é considerada nativa   Com o objetivo de atender às necessidades dos...























Banner




Pular para a barra de ferramentas