Com a proximidade do Dia dos Namorados, comemorado amanhã, o comércio de Cacoal ainda não demonstra o movimento esperado para esta data, tradicionalmente considerada uma das mais importantes para o varejo no primeiro semestre.
Lojas de roupas, calçados, perfumes, joias e floriculturas ainda aguardam um aumento significativo na procura por presentes. A maioria dos lojistas relata um fluxo abaixo do esperado, mesmo com vitrines decoradas, promoções especiais e condições facilitadas de pagamento.
“Até agora o movimento tem sido bem tímido. Estamos com promoções desde o início do mês, mas os consumidores estão mais cautelosos. A expectativa é que as vendas melhorem na véspera”, comentou a gerente de uma loja de presentes localizada no centro da cidade.
A mesma percepção é compartilhada por floristas e comerciantes de outros segmentos. Muitos apostam em combos e kits personalizados, além de cestas românticas e descontos progressivos, para atrair a atenção dos clientes de última hora.
Especialistas acreditam que o comportamento do consumidor reflete o atual cenário econômico, com foco em contenção de gastos e compras mais planejadas. Ainda assim, o setor segue otimista.
Mesmo com um início de mês morno, o comércio de Cacoal segue se preparando para atender os apaixonados que devem movimentar as lojas nos próximos dias. A expectativa é que as vendas se concentrem nas últimas 24 horas antes da data, período tradicionalmente mais forte para o setor.