Quinta-feira, 10 de julho de 2025 - Email: [email protected]

Menos burocracia em Vilhena para abrir empresas: Prefeitura e Sebrae divulgam processo simplificado

 

Processos para liberação de alvarás de empresas com baixo risco pode ser simplificado

 

A Prefeitura de Vilhena e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) se reuniram na Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio (Semtic) para discutir a desburocratização dos processos de abertura de empresas que possuam características de baixo risco.

 

Diminuir o tempo dos trâmites do processo de abertura de empresa, ou alterações e fechamentos, é o principal objetivo. De acordo com Silaine Guedes, coordenadora estadual de políticas públicas do Sebrae, as empresas que se enquadram em baixo risco não precisarão de alvará de funcionamento, desde que elas não afetem a segurança pública ou sanitária, não tenham uso de materiais restritos ou que não causem risco à saúde.

 

“Fazemos a caracterização das atividades. Caso ela não possua tais restrições, é eliminada a burocracia. O empreendedor tem apenas que criar seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica)”, destaca Silaine.

 

Glauber Rodrigues, fiscal do ISSQN da Prefeitura, explica como que será o processo. “A partir do momento da consulta prévia e com o deferimento da Junta Comercial, já será liberado o alvará de imediato. As inspeções sanitárias, de meio ambiente e do Corpo de Bombeiros deverão ser feitas somente depois disso”, destaca Glauber.

 

Mesmo com o processo de facilitação, Glauber salienta que ainda haverá fiscalização como de costume, após a abertura da empresa.

 

Estiveram presentes na reunião a secretária de Meio Ambiente, Marcela Almeida, o responsável pela fiscalização na Secretaria de Planejamento, Gilmar Cordeiro, o representante da Vigilância Sanitária, Alfredo Galdino, a agente de desenvolvimento da Semtic, Rita Corrêa, bem como a consultora do Sebrae Márcia Eiras.

 

REDESIM – A reunião teve com intermédio a base da lei Redesim, de 2008, que agrega as melhores práticas nacionais, estaduais e municipais para a desburocratização do registro e legalização de empresas. Em Rondônia, o processo da Redesim é utilizado pela Empresa Fácil RO, que faz a união dos dados da Receita Federal e diversos órgãos que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas.

 

Mais informações sobre a lei, podem ser encontradas através do site da Redesim:http://www.rondonia.ro.gov.br/jucer/redesim/ e da Empresa Fácil RO http://www.empresafacil.ro.gov.br/.

 

Semcom

 

Legenda

ÓRGÃOS discutem para melhorias de processos de aberturas de pequenas empresas



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

MARCO HISTÓRICO Porto Velho terá estrutura inédita de atendimento veterinário...

Sociedade Paulista de Medicina Veterinária venceu o Chamamento Público da Prefeitura e será responsável pela execução dos serviços Capital rondoniense fará história e se tornará...

Deputado Pedro Fernandes reforça pedido para aplicação da Lei de Atendimento...

Parlamentar destaca importância de garantir diagnóstico e tratamento adequado para mulheres na rede pública de saúde.   9 de Julho de 2025 às 09:49 Compartilhar:   Autor da lei,...

CMEC’inhas São Miguel – FACER e CMEC/RO enaltecem projeto inédito que...

  Projeto voltado à formação de jovens líderes agora lança a sua primeira cooperativa mirim   São Miguel do Guaporé está prestes a fazer história mais uma...

Cirone Deiró anuncia assinatura de ordem de serviço para construção da...

O deputado assegurou aproximadamente R$ 7 milhões, para a execução da obra, com o apoio do governador, Marcos Rocha.   Os primeiros recursos para a construção...