Sexta-feira, 06 de setembro de 2024 - Email: [email protected]

Sexta-feira, 06 de setembro de 2024 - Email: [email protected]


Medidas preventivas contra a monilíase do cacaueiro são intensificadas pela Idaron no Baixo Madeira

Governo do Estado de Rondônia

 

 

O objetivo é prevenir a introdução da monilíase do cacaueiro em território rondoniense, que é livre da doença

 

 

O governo de Rondônia intensificou as ações fitossanitárias nas comunidades e distritos do Baixo Madeira, em Porto Velho, divisa com o estado do Amazonas. O objetivo é prevenir a introdução da monilíase do cacaueiro (Moniliophthora roreri) em território rondoniense. As ações foram intensificadas na região depois que o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou a ocorrência de um novo foco de monilíase no município de Urucurituba, no Amazonas. De acordo com o Mapa, a suspeita de ocorrência da praga foi verificada no dia 24 de junho e confirmada no início de julho, por meio de análise realizada pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Goiânia (LFDA/GO).

 

Equipes da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron) reforçaram o trabalho de fiscalização em embarcações, e de educação sanitária, orientando as comunidades sobre os sinais da monilíase e o risco para as economias do cacau e cupuaçu, visto que, o acesso ao município pode ser feito através do Rio Madeira.

 

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o trabalho desenvolvido para a prevenção da ocorrência da monilíase no estado, que é livre da doença, demonstra o empenho do governo em proteger a produção contra qualquer ameaça. “O estado tem investido em ações educativas e de fiscalização a fim de fortalecer e possibilitar o comércio das amêndoas, frutos e mudas, sem restrições.”

 

MEDIDAS DE CONTROLE

 

O gerente de Defesa Vegetal da Idaron, Jessé de Oliveira pontuou que, em conjunto com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), foram implementadas algumas medidas emergenciais como a interdição imediata da propriedade afetada para evitar qualquer propagação da praga. “Outro ponto importante é que, com o foco, estão proibidas a entrada de frutos e amêndoas de cacau e cupuaçu vindos do estado do Amazonas e do Acre.”

 

De acordo com o coordenador de Trânsito Vegetal, Leonardo Ferro, a ação da Idaron no Baixo Madeira visa ainda, evitar a dispersão da praga para as áreas que ainda não têm presença da doença, como é o caso de Rondônia. “Por isso foram aumentadas as ações de diagnóstico fitossanitário e educação sanitária na região, principalmente junto às embarcações que transitam entre o Amazonas e Rondônia”, salientou.

 

MONILÍASE

 

A monilíase é uma doença que afeta plantas do gênero Theobroma, como o cacau (Theobroma cacao L.) e o cupuaçu (Theobroma grandiflorum), causando perdas na produção e uma elevação nos custos devido à necessidade de medidas adicionais de manejo para o controle da praga.

 

Devido ao potencial de danos, é fundamental que as ações de contenção da praga sejam rapidamente implementadas, por isso, a notificação imediata de quaisquer suspeitas de ocorrência da praga à Idaron é tão importante. A doença atinge apenas os frutos das plantas hospedeiras do fungo, mas o humano é o maior propagador por meio do transporte das amêndoas ou dos frutos.

 

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

 

Leia Mais

Destaque das ações do governo de RO de 15 a 19 de julho

Manejo sustentável e medidas preventivas impulsionam as exportações da carne de Rondônia

Boletim hídrico – Níveis dos principais rios de Rondônia de 8/7 a 15/7

Prospecção da praga Amaranthus palmeri é realizada pela Idaron para evitar ameaça à produção de soja

Mais 13.967 novos negócios; redução de crimes; e matrículas no Programa Vencer são ações de destaque do governo de RO

Todas as Notícias

Fonte

Texto: Toni Francis

Fotos: Irene Mendes

Secom – Governo de Rondônia



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Cláudia de Jesus apoia liberação de recursos para Morar Melhor II...

A deputada aprovou contrapartida de mais de R$ 274 mil, que será pago pelo governo. A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) participou na Assembleia Legislativa (Alero)...

Deputado Cássio Gois fortalece cultura pomerana com apoio à Pomer Wust...

Com essa iniciativa, reafirmamos nosso compromisso com a preservação e valorização da cultura pomerana em Rondônia Por Marcelo Negrão Publicada em 05/09/2024  O deputado estadual Cássio Gois (PSD) tem...

Em oito meses, Rondônia ultrapassou a marca de 18,5 mil novos...

De 2019 até julho de 2024, foram abertas 134.872 novas empresas no estado, gerando empregos e rendas   Com condições favoráveis criadas pelo governo de Rondônia...

Atividades de manejo de controle do Pirarucu na Resex Rio Cautário...

A finalidade é implementar a captura do peixe em áreas onde a espécie não é considerada nativa   Com o objetivo de atender às necessidades dos...























Banner




Pular para a barra de ferramentas