Segunda-feira, 07 de outubro de 2024 - Email: [email protected]

Segunda-feira, 07 de outubro de 2024 - Email: [email protected]


Jovem indígena escreve e interpreta peça que faz alerta sobre suicídio

Luís Apurinã apresenta o espetáculo Não me leve a mal (me leve ao hospital)

 

A conscientização da campanha de prevenção ao suicídio Setembro Amarela que acontece em todo o Brasil neste mês, chega ao Ministério Público de Rondônia na manhã de segunda – feira, 10, a partir das 9h em forma de arte.

O jovem indígena Luís Apurinã de dezoito anos, entra em cena com o espetáculo Não me leve a mal (me leve ao hospital).

Ele escreveu a peça baseado na própria vivência e em situações que testemunha diariamente no convívio social, além de pesquisas sobre o tema cada vez mais atual na sociedade moderna.

Durante o monólogo, o artista encena o drama do jovem apelidado por Alfre que relata sua angústia, insegurança e dúvidas em relação à vida.

“Durante as cenas, abordamos também relacionamentos e sentimentos”, observa o artista, ressaltando que os fantasmas enfrentados pelo seu personagem assombram muita gente na vida real.

Por esse motivo, resolveu expressar os conflitos que povoam a mente humana porque somente o desabafo, segundo o teatrólogo, é capaz de ajudar a se livrar das armadilhas do pensamento negativo.

Consciente do tabu enfrentando quando a temática é suicídio, Luis Apurinã acredita que abordar esse assunto é a melhor saída para resgatar quem tende a seguir um caminho obscuro.

“Na condição de jovem, acredito que é necessário ser falado e debatido para ser compreendido o ato que mata 36 brasileiros a cada 24 horas”, enfatiza. “A sociedade pode olhar com outros olhos esse tema através do teatro”, completa.

Mais do que fomentar a cultura e gerar entretenimento, o autor que tem outras peças escritas quer através da apresentação do monólogo Não me leve a mal (me leve ao hospital) transmitir uma mensagem de motivação.

Como é uma lei sagrada na literatura de auto-ajuda que o limão pode ser transformado numa limonada, ele enxerga uma luz no fim do túnel para quem foge do baixo astral.

“Quando passamos por algo ruim e saímos disso melhor, podemos usar a nossa experiência para ajudar ao próximo”, ensina o ator  que faz da manifestação artística mais um motivo para valorizar a vida.

 

  João Albuquerque 



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Mariana Carvalho é a mais votada, com mais de 40 mil...

Ela somou mais de 110 mil votos e liderou toda a votação para prefeita da capital     A população de Porto Velho foi às urnas neste...

Voo da FAB com 229 brasileiros deixa o Líbano

Aeronave fará escala em Portugal antes de seguir viagem AGÊNCIA BRASIL Brasília A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Beirute, capital libanesa. às 13h18 (horário de...

Governo de RO transforma vidas com captação de órgãos: três pacientes...

Foram doados cinco órgãos para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que aguardavam na fila de espera   Uma captação de órgãos foi realizada no...

Ações desenvolvidas garantem sanidade dos frutos e amêndoas que foram destaques...

Atuação da Idaron garante sanidade dos frutos e amêndoas cultivadas em solo rondoniense, muitas das quais foram reconhecidas e premiadas na 4ª edição do...

THEOBROMA: Gilliard Gomes (PSD) é eleito prefeito do município

Confira abaixo como foram os resultados Foto: Divulgação Gilliard Gomes (PSD) foi eleito para o cargo de prefeito em Theobroma. Com 100% das urnas apuradas, Gilliard...
























Banner




Pular para a barra de ferramentas