
Consultas periódicas e exames de rotina são fundamentais para monitorar os níveis de colesterol
Dia 8 de agosto, é realizada a campanha alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Colesterol, e o governo de Rondônia reforça a importância da prevenção de doenças cardiovasculares como o infarto, problemas circulatórios que estão diretamente relacionados aos níveis elevados de colesterol no sangue.
Consultas periódicas e exames de rotina são fundamentais para monitorar os níveis de colesterol e prevenir possíveis complicações. Os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para acompanhamento regular.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os investimentos em ações educativas para conscientização da população sobre a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde são fundamentais. “O governo tem trabalhado para garantir acesso à informação e aos serviços de saúde. Contamos com equipes preparadas para atender casos complexos, mas o foco principal é a prevenção, que sempre será o caminho mais eficiente e seguro para todos”, ressaltou.
PREVENÇÃO
De acordo com o médico do Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, Stênio Andrade, existem dois tipos de colesterol, o LDL, conhecido como colesterol ruim, que pode entupir as artérias, e o HDL, que é o colesterol bom e ajuda a limpar o excesso de gordura do sangue. “A boa notícia é que existem formas simples de prevenir as doenças relacionadas a esse risco”, destacou.
O médico explicou que o infarto é uma das principais complicações associadas ao colesterol alto e está entre as doenças que mais causam mortes no mundo. De janeiro a julho, o Pronto Socorro João Paulo II registrou 305 atendimentos de pacientes acometidos de infarto. “É uma condição que pode ser evitada. Manter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios regularmente, fazer acompanhamento médico e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, cigarros e energéticos são medidas fundamentais para reduzir significativamente os riscos”, frisou.
O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, reforçou a importância do diagnóstico precoce como estratégia fundamental na prevenção de doenças cardiovasculares. “A identificação precoce do colesterol elevado permite intervenções eficazes que evitam complicações mais graves. A rede pública de saúde está estruturada para oferecer orientação, acompanhamento e o tratamento necessário à população”, afirmou.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Leia Mais
Fonte
Texto: Daiane Brito
Fotos: Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia