Banner

Banner
Banner
Banner

Sábado, 18 de maio de 2024 - Email: [email protected]

Sábado, 18 de maio de 2024 - Email: [email protected]


Hospital de Campanha: 48 dias após compra de prédio, 12 leitos de UTI começam a funcionar em Porto Velho

PORTO VELHO – O Hospital de Campanha de Rondônia começou a funcionar nesta quarta-feira (24) em Porto Velho com 12 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A estrutura é o resultado da compra da antiga maternidade Regina Pacis, por R$ 12 milhões, no mês de maio. O hospital fica localizado na região central da capital.

Leito no Hospital de Campanha em Porto Velho — Foto: Jheniffer Núbia/G1

No primeiro momento, o hospital terá 12 leitos disponíveis de UTI. A equipe que vai atuar no local é formada por 97 profissionais da área da saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos, entre outros.

Durante uma entrevista coletiva realizada na manhã quarta (24), o secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, disse que objetivo é aumentar o número de leitos da UTI para 20.

“A gente adquiriu um hospital que vai ficar para sempre com a gente. Muitas estruturas pelo Brasil a fora depois que a pandemia passar ficarão apenas o deserto [deixarão de ser utilizadas], mas teremos esse aqui para atender toda a população de nosso estado. Nossa expectativa é que no final da obra e com mais profissionais de saúde possamos chegar aos 20 leitos”, disse.

A estrutura do hospital funciona em uma uma área de 3 mil m². O local, de acordo com o secretário, também conta com uma usina de oxigênio.

“Para quem trabalha na área sabe que é uma economia de mais de 90%. Também foram adquiridos junto com o hospital vários equipamentos modernos, entre raio X, bomba difusora, monitor, ventiladores”.

Hospital de Campanha entrou em funcionamento em Porto Velho com 12 leitos de UTI disponíveis — Foto: Jheniffer Núbia/G1

O governador Marcos Rocha esteve presente e ressaltou o trabalho que tem sido realizado diante da pandemia do novo coronavírus.

“Independente de qualquer coisa a missão é trabalhar com dedicação e salvar vidas. Um hospital de campanha custaria R$ 23 milhões, sem toda a estrutura, mas com este hospital temos 12 leitos completos a partir de hoje”, afirmou.

Necessidade de profissionais da saúde

No total, 60 leitos clínicos estão prontos para atender pacientes com sintomas leves e moderados no Hospital de Campanha, no entanto, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), não há funcionários o suficiente.

“Estamos precisando de pessoas que aceitem essa missão. Estamos com chamamentos abertos, mas não tem tido busca. Faço esse apelo aos colegas médicos que venham trabalhar com a gente, salvar vidas. Estamos com processo emergencial temporário aberto”, fala Fernando Máximo.

Outros 60 leitos ainda estão em fase de acabamento. O Hospital de Campanha de Rondônia foi esterilizado na manhã desta quarta-feira (24) e começará a receber paciente com a Covid-19 já no período da tarde.

 

 

 

Fonte: G1 RO



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Cláudia de Jesus articula contratação de mais médicos para Rondônia

Governo vai chamar mais profissionais de saúde, atendendo solicitação da deputada Cláudia de Jesus articula contratação de mais médicos para Rondônia Governo vai chamar mais profissionais...

Jovens empresários de Porto Velho promovem show beneficente com artistas de...

O evento conta com o apoio de diversos patrocinadores e promete ser um grande sucesso, reunindo entretenimento de qualidade e um forte espírito comunitário   No...

Seminário “Porto Velho: Oportunidades & Investimentos” acontece amanhã (17) em São...

Evento na sede da Fiesp será uma vitrine para apresentar as oportunidades de negócios na capital de Rondônia Participantes terão acesso a mapas interativos com...

Semagric atua para manter os mais de 7,5 mil quilômetros de...

Porto Velho expande sua área de produção e boas estradas garantem o escoamento dos produtos e as linhas do transporte escolar Linhas de transporte escolar...

Mobilização do Governo de RO alerta sociedade para ações de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

Uma mobilização foi realizada nas avenidas da capital rondoniense neste sábado, 18    Com o objetivo de fortalecer a proteção dos direitos infantojuvenis, o governo de...























Banner




Pular para a barra de ferramentas