Quinta-feira-11 de setembro de 2025 - Email: [email protected]

Governo de RO reforça prevenção e reinserção social durante a Semana Nacional de Combate às Drogas

Entre os dias 23 e 27 de junho, diversas ações integradas movimentaram os municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, promovendo informação e prevenção

Em uma iniciativa voltada à conscientização, prevenção e enfrentamento ao uso de álcool e outras drogas, o governo de Rondônia, por meio do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conepod), promoveu a Semana Nacional de Políticas sobre Drogas e mobilizou amplamente a população entre os dias 23 à 27 de junho. A programação envolveu instituições civis, de segurança, militares, educacionais e de saúde, com uma agenda diversificada de atividades em todo o estado.

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) participou da campanha por meio das regionais das comarcas de Guajará-Mirim e Nova Mamoré. A iniciativa integra a política pública de articulação entre diferentes órgãos e frentes de atuação, voltada não apenas à repressão do tráfico e do consumo de drogas, mas, principalmente, ao cuidado com os dependentes e à promoção da reinserção social.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou a importância da ação como uma luta coletiva e permanente. “Precisamos unir prevenção, acolhimento e segurança pública. Nossas ações têm foco em salvar vidas e oferecer oportunidades reais de transformação”.

PROGRAMAÇÃO

As atividades começaram no dia 23/06, com um Pit Stop de Abertura no município de Guajará-Mirim, marcando o início da mobilização com panfletagem e participação ativa do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), além do Departamento Estadual de Trânsito (Ciretran/Detran) e do projeto Polícia Mirim. Ainda no mesmo dia, ocorreu a abertura oficial da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, na Escola Simon Bolívar. A Sejus participou do evento, com uma palestra online ministrada pelo secretário Marcus Rito, que abordou o impacto social das drogas.

A semana reforça o papel do Estado como promotor de políticas humanizadas, preventivas e transformadoras

O Dia D, também realizado em 23/06, contou com a presença de grêmios estudantis, diretores escolares e representantes de órgãos públicos, como a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e programas sociais voltados ao público infantojuvenil, como o Bombeiro Mirim e a Polícia Mirim.

Entre os dias 24 e 27 de junho, as escolas estaduais receberam palestras educativas abordando os riscos do consumo de álcool, cigarro, vape e drogas ilícitas. As ações continuaram com:

  • Palestras no Programa Bombeiro Mirim;
  • Atividades com a Polícia Mirim;
  • Palestra ministrada por psicóloga do Creas a internos em tratamento, realizada pela Organização Peniel;
  • Rodas de conversa com crianças e adolescentes assistidos pelo Creas;
  • Ações educativas e repressivas realizadas pela Polícia Civil e Polícia Federal;
  • Atuação do Caps em penitenciárias, com psicólogos e psiquiatras ministrando palestras;
  • Palestra interna no 6º Batalhão de Infantaria de Selva (6º BIS) sobre prevenção ao uso de drogas; e
  • Palestra do Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (GAPE), com o tema “Rondônia contra as drogas: a prevenção é o melhor caminho”.

EM NOVA MAMORÉ

A abertura oficial ocorreu no dia 24 de junho, na Escola Estadual Salomão Silva, reunindo diversas entidades parceiras, entre elas o Creas, Caps, Semtas, Detran, Polícia Militar, Sejus por meio do Grupo de Atividades Penitenciárias Especiais da Polícia Penal do Estado de Rondônia do (Gape) e o próprio Conepod.

A Sejus participou da iniciativa coordenada pelo Detran, em parceria com o Colégio Tiradentes, que organizou um Pit Stop informativo no centro da cidade, com distribuição de panfletos alusivos à Semana Nacional.

EDUCAÇÃO E REINSERÇÃO SOCIAL

Como forma de reconhecimento e estímulo à participação dos alunos, a Sejus distribuiu 70 bolas esportivas às escolas que receberam as palestras. Os materiais foram produzidos pela mão de obra reeducanda do Programa Pintando a Liberdade.

O gerente de Reinserção Social, Fábio Recalde, ressaltou que a ação de prevenção é uma das ferramentas mais poderosas no enfrentamento às drogas, e que isso começa pela educação.

Segundo o secretário adjunto da Sejus, Ebenézer Moreira Borges, a integração entre as secretarias é essencial. “Todos têm um papel importante na construção de uma sociedade mais segura e consciente. A Sejus está comprometida com essa missão.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais

Todas as Notícias


Fonte
Texto: Beatriz Ribeiro
Fotos: Arquivo Sejus
Secom – Governo de Rondônia

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Com serviço de sensibilização, Rondônia é destaque no Brasil na efetivação...

Rondônia está em  1º lugar na região Norte e em 3º no Brasil com maior quantidade de órgãos doados   O Setembro Verde, mobilização dedicada a reforçar...

TRÂNSITO Novo semáforo instalado no cruzamento da Calama com Lauro...

Medida foi necessária devido ao grande fluxo de veículos no local Medida foi necessária devido ao grande fluxo de veículos no local Com o objetivo de...

Banda Musical Laio e alunos da Escola Nações Unidas são homenageados...

  Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro   Como forma de agradecimento, receberam certificados que foram entregues pelo prefeito de Porto Velho,...

Emenda de Ezequiel Neiva fortalece saúde pública de Machadinho do Oeste

Recurso já está na conta da prefeitura municipal para compra de ambulância.     Ezequiel Neiva tem intensificado sua ação na região de Machadinho do Oeste (Foto:...

Nova Brasilândia: produtores recebem títulos rurais com apoio de Cirone Deiró

Deputado apoia o trabalho de regularização, com a viabilização de uma emenda no valor de R$ 200 mil.   Parlamentar citou a entrega dos títulos, como...