Domingo, 10 de agosto de 2025 - Email: [email protected]

Governo brasileiro critica plano de expansão militar de Israel em Gaza

Brasil diz que medida agravaria “catastrófica situação humanitária”
Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil
Publicado em 09/08/2025 – 18:05
Brasília
Palestinos carregam ajuda em Beit Lahia, norte de Gaza
 1/8/2025   REUTERS/Mahmoud Issa
© Reuters/Mahmoud Issa/Proibida reprodução

O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota neste sábado (09) na qual o governo brasileiro “deplora a decisão do governo israelense de expandir as operações militares na Faixa de Gaza, incluindo nova incursão à Cidade de Gaza”. 

De acordo com a nota, a nova incursão é uma medida que agravará a “catastrófica situação humanitária da população civil palestina, assolada por cenário de mortes, deslocamento forçado, destruição e fome”.

O Itamaraty lembrou que a Faixa de Gaza, assim como a Cisjordânia e Jerusalém Oriental, é “parte inseparável do Estado da Palestina”, motivo pelo qual o Brasil renovou seu apelo pela “retirada completa e imediata” das tropas israelenses do território.

“Nesse contexto, reitera a urgência da implementação de cessar-fogo permanente, da libertação de todos os reféns e da entrada desimpedida de ajuda humanitária”, complementou.

Críticas

Na quinta-feira (7), o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que Israel pretende assumir o controle militar de toda a Faixa de Gaza. A declaração foi repudiada tanto no âmbito interno como externo de Israel.

Na sexta-feira (8), o plano do governo israelense foi criticado pelo alto comissário das Nações Unidas para Direitos Humanos, Volker Turk. O governo alemão anunciou na mesma data que não aprovará nenhuma exportação de equipamentos militares que poderiam ser usados na Faixa de Gaza até segunda ordem.

Neste sábado (9), o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, disse, após conversações no Egito, que as nações muçulmanas devem agir em uníssono e reunir a oposição internacional contra o plano de Israel de assumir o controle da Cidade de Gaza.

 

Relacionadas
Rússia- 09/05/2025 Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião com o Presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin. Grande Palácio do Kremlin, Rússia - Moscou.
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Lula recebe ligação de Putin para conversa sobre Ucrânia e Brics
Chanceler turco Hakan Fidan em Sofia
 30/1/2024   REUTERS/Stoyan Nenov
Turquia diz que países muçulmanos devem se unir contra tomada de Gaza
Palestinos carregam ajuda em Beit Lahia, norte de Gaza
 1/8/2025   REUTERS/Mahmoud Issa
“Massacre orquestrado”, denuncia Médicos sem Fronteira sobre Gaza


Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Brasil amenizará efeitos do tarifaço com novos mercados, diz ministro

Costa Filho critica mistura de agenda política e econômica pelos EUA Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil Publicado em 09/08/2025 - 18:00 Brasília O ministro de Portos...

Prefeitura de Porto Velho altera cronograma do Processo Seletivo da Saúde

Ajustes no calendário visam garantir a análise criteriosa e transparente das etapas; confira as novas datas Mudança ocorre em razão do elevado número de inscritos,...

Sistema de QR Code é implantado pelo governo de RO para...

A novidade foi implementada pela Seduc em conjunto com a Coordenadoria de Tecnologia, durante a fase regional do evento Com o objetivo de garantir transparência...

Alex Redano entrega medalha do Mérito Legislativo a Nelson Willians em...

"Nelson é um exemplo de superação, de empreendedorismo e de compromisso com o bem comum", destacou Redano. A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero)...

Eucatur Urbano apresenta ações de ESG a congressistas e reforça compromisso com sustentabilidade

Programa iniciado em 2024 já gera impactos positivos entre colaboradores e reforça cultura de responsabilidade ambiental, social e de governança A Eucatur recebeu congressistas em...



























Pular para a barra de ferramentas